Graduação

Em Varzea Grande

R$ 706

Descrição

  • Tipologia

    Graduação

  • Local

    Varzea grande

  • Horário de aulas

    3700h

Instalações

Localização

Início

Varzea Grande (Mato Grosso)
Ver mapa
Av. Dom Orlando Chaves, N.º 2.655 - Bairro Cristo Rei Várzea Grande - Mato Grosso - Brasil - Cep 78118-900, 78118-900

Início

Consultar

Perguntas & Respostas

Adicione sua pergunta

Nossos conselheiros e outros usuários poderão responder a você

Quem você quer que lhe responda?

Digite seus dados para receber uma resposta

Publicaremos apenas seu nome e pergunta

Opiniões

Programa

Missão
Proporcionar, em parceria com a sociedade, um ensino inovador e de qualidade, articulado com a pesquisa, a extensão e a prestação de serviços, produzindo e difundindo o conhecimento no campo da Engenharia de Alimentos, formando profissionais éticos, com cultura geral, competência técnica, flexibilidade intelectual e socialmente comprometidos, capazes de viabilizar soluções para o desenvolvimento sustentável do agro negócio brasileiro, e em particular da região Centro-Oeste.

Perfil do Formando
O Engenheiro de Alimentos formado no UNIVAG possui perfil generalista, podendo atuar nas mais diversas áreas da Indústria de Alimentos. Para isso, possui formação sólida em ciências básicas, ciências de alimentos e ciências da engenharia. Assim, est'a preparado para acompanhar a rápida evolução tecnológica. Os Engenheiros de Alimentos com formação básica sólida estão preparados para o aperfeiçoamento profissional e para se desenvolver nas áreas de pesquisa científica e desenvolvimento tecnológico.O Engenheiro de Alimentos pode atuar em:
Indústrias alimentícias;
Institutos de pesquisa e universidades;
Órgãos públicos de fiscalização e controle de alimentos;
Empresas de consultoria e de projetos;
Indústrias de equipamentos e embalagens;
Serviços de alimentação e redes de distribuição;
Economia e administração agroindustrial;
Tecnologia agroindustrial.

Diferencial
A Engenharia de Alimentos oferece excelentes oportunidades no mercado de trabalho, pois a indústria de alimentos é a que menos sofre conseqüências porque são os produtos alimentares que apresentam demanda mais inelástica. Dentro desse quadro o engenheiro de alimentos pode se tornar gerente e, depois, supervisor de setor curtos períodos. A preocupação dos brasileiros com a saúde, hoje, principalmente entre jovens e idosos, leva as indústrias a elaborar cardápios específicos, com baixo teor de gordura e açúcar, acrescidos de nutrientes e vitaminas que garantam a boa forma e previnam doenças. E é justamente nessa etapa que entra o trabalho do engenheiro de alimentos. Ele é responsável pela criação dos cardápios, sugerindo, também, como devem ser as etapas de produção. O campo de atuação desse profissional é bastante amplo, pois abrange todos os segmentos do setor de alimentação, desde a concepção de equipamentos, das linhas de processo até o estudo dos componentes presentes nos diversos alimentos in natura ou processados e de embalagens adequadas a sua veiculação. No laboratório, ele pesquisa as diversas formas de processamento de carnes, leite, verduras, frutas e cereais, ao mesmo tempo em que executa tarefas ligadas à industrialização dessas matérias-primas. Na fase de produção, esse profissional altera a composição de produtos naturais, reforça seu teor nutritivo e decide qual é o melhor conservante, por exemplo, para cada uso. Pode também atuar no controle de qualidade, fiscalizando o processo industrial e o cumprimento das complexas leis exigidas para a criação de novos produtos em função da necessidade cada vez maior de proteger as populações. Trabalhar por conta própria pode ser uma boa opção, desde que o profissional tenha capacidade de apresentar projetos para as indústrias, ou mesmo empreender o próprio negócio. Muitos optam por atuar na área administrativa, sugerindo formas de diminuir os custos de produção dos alimentos, sem prejuízo para a qualidade. No setor público, há espaço para esse profissional atuar na fiscalização e na análise de alimentos. Reconhecido pelo MEC em 1971, o curso de Engenharia de Alimentos oferece formação voltada para as tendências de consumo e para o que há de mais moderno em termos de alimentos e geração de valor agregado na produção primária do Agronegócio. Corpo Docente O corpo docente do curso é formado por professores titulados, 07 doutores, 26 mestres e 3 especialistas, que ministram aulas para todos os cursos do Grupo de Produção Acadêmica de Ciências Agrárias e Biológicas

Turno de Oferta
Matutino Noturno

Estrutura Curricular
1º Núcleo
Disciplina
CH (h)
Investigação Científica
60h
Química Geral e Analítica
80h
Informática
60h
Biologia Celular
60h
Produção de Leitura e de Texto
60h
Introdução à Engenharia de Alimentos
60h
Bioquímica
80h
Cálculo de Funções com uma variável
80h
Sociologia
80h
Desenho Técnico
60h
DEcologia Geral
60h
DÉtica e Exercício Profissional
40h
Mecânica Geral e Resistência de Materiais
60h
Estatística
60h
Microbiologia
60h
Fenômenos de Transporte
60h
Filosofia
60h
Física
60h
Cálculo e Geometria Analítica
60h
Total
1.160

2º Núcleo
Disciplina
CH (h)
Princípios de Conservação dos Alimentos
60h
Bioquímica de Alimentos
60h
Química Orgânica e Noções de Físico Química
60h
Toxicologia dos Alimentos
60h
Microbiologia de Alimentos
60h
Termodinâmica
60h
Cálculo de Funções de Várias Variáveis
60h
Eixo Temático: Operações e Processos
Instalações Industriais
80h
Operações Unitárias na Indústria de Alimentos
80h
Transferência de Calor e Massa
60h
Gestão de Resíduos Sólidos
80h
Tecnologia de Frutas e Hortaliças
60h
Nutrição em Saúde Pública
60h
Total
840

3º Núcleo
Disciplina
CH (h)
Planejamento e Controle de Produção
60h
Embalagens de Alimentos
60h
Tratamento de Águas e Efluentes
80h
Segurança no Trabalho
60h
Eletrotécnica Geral
60h
Gestão da Qualidade
60h
Eixo Temático: Tecnologia de Alimentos
Tecnologia de Óleos, Gorduras, Grãos e Derivados
80h
Tecnologia de Açúcar e Álcool
60h
Tecnologia da Carne
80h
Tecnologia de Leite e Derivados
60h
Estágio Supervisionado
300h
Tecnologia de Produtos de Amido
60h
Análise de Alimentos
60h
Eixo Temático: Gestão e Produção de Conhecimento em Engenharia de Alimentos
Desenvolvimento de Produto
80h
Gestão de Empresa e Marketing
60h
Análise Sensorial
60h
Legislação de Alimentos
60h
Tecnologia de Alimentos Funcionais
60h
Total
1.400

Resumo dos Componentes Curriculares
Conteúdos Científicos
3.100
Estágio Supervisionado
300
Trabalho de Conclusão do Curso - TCC
60
Atividades Complementares
300
Total
3.760

Atividades de Extensão, Iniciação Científica e Pesquisa
A pesquisa, no Curso, visa desenvolver: - Consolidar o potencial do GPA de Ciências Agrárias e Biológicas como referência nacional para geração de conhecimento na agricultura; - Inserir o GPA de Ciências Agrárias e Biológicas no processo de nucleação de competências científicas no cenário nacional; - Valorizar a participação do GPA de Ciências Agrárias e Biológicas nas políticas de pesquisa do Estado. Parte-se do entendimento de que a pesquisa acadêmica compreende toda investigação que utiliza método científico com o instrumento de descoberta e diálogo com a realidade. A atitude investigativa é fundamental para o processo ensino-aprendizagem, pois desenvolve novas formas de pensar, de observar, de refletir e fazer, tornando-se um importante caminho para se chegar ao desvelamento da realidade. A Extensão é o canal de comunicação da academia com a comunidade, por meio da aplicação dos resultados do ensino e da pesquisa à realidade circundante, através de diferentes métodos e técnicas, funcionando como elo entre o Curso e o meio onde se insere, como meio de integração e como instrumento de troca recíproca, através de cursos, programações culturais, serviços e outras atividades. O Curso de Engenharia de Alimentos do UNIVAG presta serviços à comunidade tendo como princípio a valorização da qualidade dos alimentos.

Infra-Estrutura de Ensino
O curso dispõe de laboratório de química; bioquímica; microbiologia de alimentos; análise de águas e efluentes; análises de alimentos e proteínas; microscopia; genética; biologia celular; microbiologia aplicada; processamento de alimentos; análise sensorial; de embalagens; laboratório piloto de carnes e derivados; laboratório piloto de leite e derivados; laboratório de sementes, controle de qualidade de alimentos; tecnologia de alimentos. O Curso de Engenharia Ambiental utiliza uma área localizada no próprio Campus do UNIVAG - CENTRO UNIVERSITÁRIO, em Várzea Grande, denominado Campo Experimental.
Setor de Meteorologia
Estação Meteorológica Convencional e Automática.
Setor de Horticultura
Setor de Cultivo Protegido e Plantas medicinais
Setor de Fruticultura
Setor de Irrigação e Drenagem

Engenharia de Alimentos

R$ 706