Desenvolvimento da Competência em Liderança

IDEMP - Instituto de Desenvolvimento Empresarial
Em Brasilia e Rio De Janeiro

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Tipologia Curso
Nível Básico
Início Em 2edes
Horário de aulas 16 horas letivas
Duração 2 Dias
Início das aulas 23/10/2017
otras datas
  • Curso
  • Básico
  • Em 2edes
  • 16 horas letivas
  • Duração:
    2 Dias
  • Início das aulas:
    23/10/2017
    otras datas
Descrição

A competência em liderança é um dos diferenciais entre as organizações. A geração do conhecimento e da inovação, em ambiente de integração entre as pessoas, é o grande desafio das lideranças.

Neste cenário, o desafio que se coloca para os líderes é a habilidade de gerenciar, influenciar, orientar para resultados, e – principalmente – desenvolver pessoas, com o objetivo final de alinhar e reter talentos, experiências e competências às estratégias da organização.

O que cabe, então, ao gerente no contexto de superação de dificuldades do presente e preparação da organização para o futuro? Qual o seu papel como líder? Que competências necessita adquirir e desenvolver?

O propósito deste treinamento é apresentar respostas a estas e tantas outras questões que fazem parte do dia a dia gerencial, apresentando aos participantes os conhecimentos e habilidades para o desenvolvimento de competências em liderança, permitindo-lhes, assim, explorar ao máximo suas potencialidades como gestores nas suas organizações.

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Instalações

Instalações e datas

Início Localização
23 de outubro de 2017
Brasilia
Centro Empresarial Brasília Srtvs - Qd. 701 - Conjunto D - Bloco B - Sala 802 Asa Sul, 70340-907, Distrito Federal, Brasil
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06 de novembro de 2017
Rio De Janeiro
Av. Nilo Peçanha, 50 | Grupo 1901 | Centro, 20020-906, Rio de Janeiro, Brasil
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Início 23 de outubro de 2017
Localização
Brasilia
Centro Empresarial Brasília Srtvs - Qd. 701 - Conjunto D - Bloco B - Sala 802 Asa Sul, 70340-907, Distrito Federal, Brasil
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Início 06 de novembro de 2017
Localização
Rio De Janeiro
Av. Nilo Peçanha, 50 | Grupo 1901 | Centro, 20020-906, Rio de Janeiro, Brasil
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O que se aprende nesse curso?

Inteligência Emocional
Liderança
Gestor
Treinamento
Autoliderança
Autoconhecimento
Aplicação de instrumento diagnóstico
Inteligências Múltiplas
Estilos de liderança
Aprendizagem

Professores

Rosa Porto
Rosa Porto
Professora do IDEMP

Mestre em Engenharia pela UFRGS – Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Graduada em Psicologia, com diversas especializações: consultoria organizacional, dinâmica de grupo, análise transacional, arte terapia e gestalt-terapia. Especializada na Formação Holística de Base, pela Universidade Holística Internacional de Brasília. Coach de executivos, com formação internacional pelo Integrated Coaching Institute. Professora da FGV – Fundação Getúlio Vargas / RJ, FDC - Fundação Dom Cabral e da UCAM – Universidade Cândido Mendes, em cursos de pós-graduação e programas de MBA.

Programa

APRESENTAÇÃO

A competência em liderança é um dos diferenciais entre as organizações. A geração do conhecimento e da inovação, em ambiente de integração entre as pessoas, é o grande desafio das lideranças.

Neste cenário, o desafio que se coloca para os líderes é a habilidade de gerenciar, influenciar, orientar para resultados, e – principalmente – desenvolver pessoas, com o objetivo final de alinhar e reter talentos, experiências e competências às estratégias da organização.

O que cabe, então, ao gerente no contexto de superação de dificuldades do presente e preparação da organização para o futuro? Qual o seu papel como líder? Que competências necessita adquirir e desenvolver?

O propósito deste treinamento é apresentar respostas a estas e tantas outras questões que fazem parte do dia a dia gerencial, apresentando aos participantes os conhecimentos e habilidades para o desenvolvimento de competências em liderança, permitindo-lhes, assim, explorar ao máximo suas potencialidades como gestores nas suas organizações.

A QUEM SE DESTINA

Gerentes, potenciais Gerentes, Líderes de equipes de empresas privadas e instituições públicas.

OBJETIVO GERAL

Apresentar conceitos e abordagens sobre a liderança e o papel dos líderes como agentes de transformação em suas organizações, a partir de uma visão interiorizada dos talentos a serem desenvolvidos na construção do gestor-líder.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Os participantes deste treinamento estarão habilitados a lidar com situações práticas que envolvem:

  • O entendimento do estágio atual das organizações e as mudanças que necessitam ser implementadas em seu modelo de gestão;
  • A construção e o exercício do poder de influência do gestor como agente indutor de mudanças;
  • O papel como alavancador do gestor no processo de aprendizagem coletiva, extraindo o conhecimento e a inovação das pessoas;
  • O entendimento e a prática dos aspectos diferentes e complementares entre os conceitos dos papéis de gestor e de líder;
  • A explicitação das competências necessárias ao exercício da liderança;
  • A utilização de ferramentas para direcionar diferentes estilos de liderança;
  • A autoliderança como base para a geração de autoconfiança, inteligência emocional e autodesenvolvimento;
  • A consciência de como a personalidade funciona e os seus efeitos positivos e dificultadores para o exercício da liderança;
  • O gerenciamento de variáveis que interferem diretamente na liderança, tais como: tempo, estresse, qualidade de vida e integridade moral do líder.

RESULTADOS PARA OS PARTICIPANTES

  • Desenvolvimento de competências interpessoais e de gestão de pessoas para o exercício da liderança.
  • Conscientização do atual paradigma de liderança e o papel do gestor-líder nas organizações competitivas.
  • Avaliação de pontos fortes e de melhoria, no mapeamento das competências de liderança.
  • Entendimento da essência da liderança e da importância do autodesenvolvimento em atitudes e valores de conduta.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

• O PAPEL DA LIDERANÇA COMO FATOR DE TRANSFORMAÇÃO ORGANIZACIONAL

  • Entendendo o cenário atual e o desafio das organizações.
  • A evolução dos modelos de gestão e de liderança.
  • Os novos paradigmas organizacionais.
  • Organizações de Aprendizagem: learning organizations.
  • Gerenciamento x liderança - a hora e a vez do líder.
  • O papel do gestor-líder: comprometimento, alinhamento com a estratégia organizacional e desenvolvimento do capital humano.
  • O gerente-líder no atual milênio.
  • Mudança de postura: gerenciando COM pessoas.

• FERRAMENTAS E CONCEITOS DE LIDERANÇA

  • A construção da confiança e o caráter como bases para a liderança.
  • Teorias sobre os estilos de liderança.
  • Teoria do modelo situacional.
  • Aplicação do modelo de liderança situacional: estilos de liderança eficazes.
  • Avaliação dos pontos fortes e de melhoria pela aplicação de instrumento-diagnóstico de liderança-situacional.
  • Discussão de casos reais sobre os graus de adequação, na prática, dos estilos de liderança.
  • Síntese e discussão de ideias e conceitos de diversos autores.

• CONSTRUÇÃO DE COMPETÊNCIAS EM LIDERANÇA

  • Autoliderança e autoconhecimento.
  • Inteligência emocional para a liderança: aplicação de instrumento-diagnóstico.
  • O modelo das inteligências múltiplas.
  • Funcionamento da personalidade segundo o modelo de Jung - Dominância cerebral.
  • Avaliação dos pontos fortes e de melhoria pela aplicação de instrumento-diagnóstico de personalidade.

METODOLOGIA

A metodologia é dinâmica e participativa, baseada no processo de aprendizagem vivencial, utilizando apresentações com recursos multimídia, exercícios diagnósticos, estudos e apresentação de casos.

REFERENCIAL TEÓRICO

Princípios de andragogia (educação de adultos) como base metodológica, na qual os participantes trazem suas experiências e casos reais. Como base conceitual são utilizados os seguintes referenciais teóricos: Pierre Weil, Roberto Crema e Ken O´Donnell como base conceitual para os aspectos de mudança de paradigma, o modelo de aprendizagem organizacional de Peter Senge, contextualização de organizações modernas de Stephen Covey, Peter Drucker, Edgar Schein, James Hunter, John Kotter, Warren Bennis e conceitos e aplicações de inteligência emocional desenvolvidos por Daniel Goleman. Como base instrumental é adotado o modelo de avaliação de liderança situacional de Hersey e Blanchard. Como referenciais para a abordagem de autoconhecimento é utilizada a tipologia de Jung associada ao modelo de dominância cerebral de Ned Herrman.

Êxitos alcançados por este centro


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