Graduação

Em Canoas

Preço para verificar

Descrição

  • Tipologia

    Graduação

  • Local

    Canoas

  • Duração

    42 Mêses

Instalações

Localização

Início

Canoas (Rio Grande do Sul)
Ver mapa
V. Farroupilha, Nº 8001 · Bairro São José, 92425-900

Início

Consultar

Perguntas & Respostas

Adicione sua pergunta

Nossos conselheiros e outros usuários poderão responder a você

Quem você quer que lhe responda?

Digite seus dados para receber uma resposta

Publicaremos apenas seu nome e pergunta

Opiniões

Programa

O Curso

Nas últimas décadas, a ciência política consolidou e aprofundou a sua especificidade na área das Ciências Sociais. A autonomia epistemológica que possui na comunidade das Ciências Sociais foi acompanhada pela conquista de um espaço no mercado profissional próprio do campo da política e da vida pública. Com a redemocratização do Brasil e eleições sendo realizadas a cada dois anos, um novo mercado de trabalho se formou no campo das Ciências Sociais, onde a ciência política é a área de suma importância no domínio dos instrumentais técnicos e teóricos para atuar neste novo e complexo cenário. É crível que diante deste cenário, a política vem se tornando cada vez mais profissional e especializada. Hoje, por exemplo, vencer um pleito eleitoral, governar com competência e se comunicar com a sociedade, se apoia não apenas em tecnologias sofisticadas, como também em conhecimentos teóricos proporcionados, sobretudo, pela ciência política.

Neste contexto, marcado por novas demandas na arena política, a Universidade criou em 1994 a primeira graduação em Ciência Política no Rio Grande do Sul, cujo objetivo principal é formar profissionais capacitados para prestar assessoria para parlamentares, partidos políticos, empresas e órgãos públicos, empresas privadas amparados no background teórico desenvolvido pela ciência política, e no controle dos instrumentos aplicados especializados desta área do conhecimento.

Egresso

O egresso do curso deverá ter:

* Conhecimento histórico e teórico no campo da ciência política;
* Base cultural sólida e ampla;
* Capacidade de aplicar os conceitos gerais e específicos possibilitados pelas disciplinas que formam a base teórica do curso;
* Capacidade comunicativa e discursiva;
* Capacidade dissertativa para descrição, análise e solução de questões e conflitos no campo da política;
* Capacidade de desenvolver e executar projetos na área de políticas públicas e do marketing político;
* Autonomia intelectual.

Mercado

Em termos de mercado de trabalho, o egresso do curso poderá atuar nos segmentos de:

* Planejar e coordenar campanhas eleitorais;
* Assessorar governos e parlamentares;
* Dar consultorias política e elaborar diagnósticos de conjuntura para empresas públicas e privadas;
* Projetar cenários políticos;
* Analisar impactos políticos sobre a evolução do quadro econômico;
* Planejar, executar e analisar pesquisa de opinião, pesquisas eleitorais e pesquisas qualitativas;
* Planejar e executar projetos de políticas públicas;
* Assessoria e planejamento na montagem de estratégias de governo;
* Marketing político/governamental;
* Desenvolver carreira acadêmica a partir do ingresso em cursos de lato e stricto sensu.


Projeto Pedagógico

A graduação em Ciência Política é estruturada fundamentalmente em quatro blocos de disciplinas, que possibilitam além de uma sólida formação acadêmica à preparação do aluno para o mercado de trabalho.

Primeiro bloco: compreende um elenco de disciplinas cujo objetivo é transmitir aos alunos conhecimentos teóricos de política aplicada, preparando-o para atuar como profissional no mercado político, e em atividades de assessoramento legislativo e de governo, a exemplo das disciplinas de Planejamento de Campanha Eleitoral, Marketing Político, Pesquisa de Opinião Qualitativa, Pesquisa de Opinião Quantitativa, Políticas Públicas e Projetos de Políticas Públicas.

Segundo bloco: compreende um elenco de disciplinas cujo objetivo é possibilitar aos alunos uma sólida formação teórica no campo específico da Ciência Política, tal como as disciplinas na área das Teorias Políticas, Partidos Políticos, Política Comparada, entre outras que compõem a grade curricular do curso.

Terceiro bloco: formado por disciplinas cujo conteúdo transita pelas diversas áreas das Ciências Humanas e Sociais, possibilitando ao acadêmico um conhecimento amplo e profundo de temas que dialogam direta ou indiretamente com a Ciência Política, a exemplo de Introdução a Economia, Sociedade e Contemporaneidade, Noções de Direito, Processo Negocial.

Quarto bloco: formado por três (3) disciplinas eletivas, que são oferecidas por outros cursos da Universidade, possibilitando ao acadêmico a escolha dentre um rol de dez (10) disciplinas. A seleção das referidas disciplinas fica a critério do aluno, que de acordo com interesse optará pelas áreas do conhecimento que considera importante aprofundar. Ressalta-se que as disciplinas oferecidas como optativa são importantes para a ampliação do conhecimento nas duas áreas que compõe a essência do curso de Ciência Política: marketing político ou gestão pública.

Infraestrutura

A ULBRA, visando um atendimento de qualidade no que concerne ao ensino, pesquisa e extensão, investe na contemplação de espaços físicos para laboratórios e na aquisição de equipamentos de informática, procurando sempre inovar-se naquilo que há de mais moderno no mercado atual.

Atividades Acadêmicas

Atividades Complentares

* Cursos de extensão;
* Incentivo à pesquisa, um exemplo é a reativação do Projeto DATA ULBRA;
* Visitas técnicas para atividades práticas;
* Aproveitamento do LABIN para atividades específicas do curso;
* Palestras promovidas pelo curso com temas atuais e profissionais renomados;
* Semana acadêmica;
* Incentivo a participação nas disciplinas de nivelamento (Português, Matemática e Informática);
* Participação em atividades culturais e de extensão.

Ciência Política

Preço para verificar