Unijuí

      Gestão Pública EaD

      Unijuí
      A Distância

      R$6.725
      Ou prefere ligar para o centro agora?
      (55) ... Ver mais

      Informação importante

      Tipologia Tecnólogo
      Metodologia A distância
      Local Ijuí
      Duração 4 Semestres
      • Tecnólogo
      • A distância
      • Ijuí
      • Duração:
        4 Semestres
      Descrição

      O tecnólogo em Gestão Pública pode atuar em cargos de direção e gerenciamento, de assessoria, de consultoria em organizações públicas, autarquias, fundações e sociedades de economia mista. Outro campo de trabalho é em agências reguladoras, concessionárias de serviços públicos, ou ainda carreira pública, em secretarias municipais ou estaduais.
      Dirigido a: O perfil do Tecnólogo em Gestão Pública abrangerá a compreensão global do processo administrativo e da especificidade da Gestão Pública e, em especial, o domínio operacional da gestão pública local. Essa compreensão e este domínio deverão estar referidos à dinâmica sociocultural e pautadas pelos valores éticos.

      Instalações (1)
      Instalações e datas
      Início Localização
      Consultar
      Ijuí
      Rua Do Comércio, 3000 Cp 560 Bairro Universitário Ijuí - Rs 98.700-000, 98.700-000, Rio Grande do Sul, Brasil
      Ver mapa
      Início Consultar
      Localização
      Ijuí
      Rua Do Comércio, 3000 Cp 560 Bairro Universitário Ijuí - Rs 98.700-000, 98.700-000, Rio Grande do Sul, Brasil
      Ver mapa

      Perguntas & Respostas

      Levante suas perguntas e outros usuários poderão responder-te

      Programa

      O Curso de Tecnologia em Gestão Pública centra suas atividades no planejamento, implantação e gerenciamento de programas e projetos de políticas públicas. Os eixos transversais de desenvolvimento sustentável, governança, governabilidade e gestão formam um profissional com fortes características de trabalho em equipe, liderança, capacidade de comunicação e a busca da otimização da capacidade de governo.


      Histórico
      Governança, governabilidade e cidadania são os preceitos que norteiam o Curso de Gestão Pública desde sua implantação em 2003. O Curso busca a formação de profissionais capazes de articular políticas públicas, agentes e recursos da região em função do desenvolvimento pretendido; o que somente é possível com o conhecimento detalhado da perspectiva local.

      Evidencia-se, cada vez mais, a necessidade da qualificação dos recursos humanos envolvidos nos processos de gestão, especialmente nas organizações públicas e nas instituições do Terceiro Setor. O Curso de Gestão Pública visa atender esta crescente demanda, congregando teoria e prática para o planejamento e execução competente dos recursos públicos e exigências legais vigentes.

      Competência político-administrativa, construção de espaços democráticos e formulação de políticas públicas eficientes são elementos básicos no Curso de Gestão Pública, comprometido diretamente com o desenvolvimento e a cidadania.

      No Vestibular de Verão 2008, o curso passa a ser oferecido na modalidade a distância, com experiência e a qualidade do Ensino Superior da UNIJUÍ.


      Objetivos

      Geral

      O Curso Superior de Tecnologia em "Gestão Pública" propõe-se a formar profissionais engajados em sua região e com profundo conhecimento do local, capazes de articular as políticas públicas, os agentes e os recursos regionais em função do desenvolvimento pretendido.Seus objetivos específicos são:

      * enfatizar a capacitação prática, a reflexão orientada para a gestão interna das organizações públicas e do terceiro setor;

      * contribuir para a formação de uma nova cultura político-administrativa que desenvolva a cidadania e a competência técnica.


      Perfil Profissional
      Contexto de inserção regional

      O perfil do Tecnólogo em Gestão Pública abrangerá a compreensão global do processo administrativo e da especificidade da Gestão Pública e, em especial, o domínio operacional da gestão pública local. Essa compreensão e este domínio deverão estar referidos à dinâmica sociocultural e pautadas pelos valores éticos. Ao concluir o curso, o Tecnólogo em Gestão Pública deverá estar apto a:

      * reconhecer e diagnosticar problemas, priorizá-los, criar alternativas de solução, selecioná-las, implantá-las, acompanhá-las e ajustá-las ao dinamismo interno e externo; atuar proativamente e intermediar a apropriação de conhecimentos no nível operativo da Gestão Pública;

      * utilizar o raciocínio lógico, de forma analítica e crítica, buscando o complemento necessário para situações que o exijam;

      * sistematizar teorias e práticas já consolidadas buscando ferramentas para a produção do conhecimento necessário à permanente capacitação e exercício profissionais;

      * liderar e ter iniciativa, criatividade, determinação, vontade política, capacidade de aprender e abertura às transformações;

      * flexibilidade, dialogicidade e velocidade para entender, conviver e atuar em situações de mudança;

      * realizar o planejamento, a organização, a operação, o controle e a avaliação dos processos de gerenciamento das pessoas, dos recursos e dos sistemas de informação, no âmbito da gestão pública local, dotando-a da logística necessária;

      * executar serviços, elaborar e implantar projetos, criar e aperfeiçoar instrumentos para o desempenho qualificado da Gestão Pública;

      * coordenar trabalhos com grupos já organizados e ajudar na constituição de grupos e coletivos emergentes, promovendo a gestão democrática;

      * usar adequadamente todas as formas de comunicação necessárias ao exercício profissional;

      * considerar sempre as implicações éticas do seu fazer profissional, buscando trabalhar as diferenças na construção da igualdade em todas as dimensões e respeitando o meioambiente.

      Áreas de atuação do egresso

      O tecnólogo em Gestão Pública pode atuar em cargos de direção e gerenciamento, de assessoria, de consultoria em organizações públicas, autarquias, fundações e sociedades de economia mista. Outro campo de trabalho é em agências reguladoras, concessionárias de serviços públicos, ou ainda carreira pública, em secretarias municipais ou estaduais.

      Compare para escolher melhor:
      Ver mais