Gestão da Qualidade ISO 9001 - SGQ

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Descrição

Conhecimento é o caminho para você progredir profissionalmente e fugir da crise: na crise, só os melhores sobreviverão.
Dirigido a: " Profissionais envolvidos com a área de qualidade de qualquer empresa.

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Programa

Objetivos do Curso de Formação em Gestão da Qualidade

Conhecimento é o caminho para você progredir profissionalmente e fugir da crise: na crise, só os melhores sobreviverão.

Este Curso e-Learning de Formação de Gestores da Qualidade (ISO 9001) equivale a 64 horas de treinamento presencial (com preço dez vezes menor que cursos deste tipo), e visa à capacitação profissional do aluno para assumir o papel de Gestor da Qualidade, fornecendo conhecimentos necessários a usar a qualidade como meio estratégico para o crescimento da empresa, gerenciando processos, aplicando ferramentas da qualidade e normas de gestão.

Você estará apto a assumir o papel de Gestor da Qualidade e qualificado a gerir com qualidade seus processos de trabalho. O conhecimento adquirido melhorará o desempenho do profissional independentemente da área de atuação, seja de qualidade, vendas, planejamento, finanças, produção, serviços, enfim.
O pacote de formação em Gestão da Qualidade é composto por um módulo de Introdução para os sete cursos que o acompanham:

· Mapeamento de Processos (BPM - Business Process Management)

· Indicadores de Desempenho

· ISO 9001

· 5S

· MASP

· 7 Ferramentas da Qualidade

· 6 Sigma

Observação

Não é necessário ter a norma NBR ISO 9001 para realizar este curso.

Conteúdo Programático

Módulo I

Introdução à Formação em Gestão da Qualidade.
CURSO DE MAPEAMENTO DE PROCESSOS (BPM - BUSINESS PROCESS MANAGEMENT)

Módulo I: Business Process Management (BPM). Gestão de Negócios por Processos. Visão de processo. Conceitos: mapeamento de processos; modelagem de processos. Os dez passos para mapear e modelar um processo. Exercício. Módulo II: Fluxogramas utilizados para mapeamento e modelagem de processos. Apresentação das principais linguagens de represenção de processos e de como utilizar o software MS Visio para a criação de fluxogramas. Exemplo. Exercício. Módulo III: Processos: foco no cliente. Dificuldades e benefícios em se trabalhar com processos. Necessidade da administração estratégica. Visão empresarial: missão, visão, valores e objetivos. Exercício. Módulo IV: Modelagem de processos. Árvore de processos. Análise e melhoria. Avaliação de desempenho. Balanced Scorecard. Exercício. Módulo V: Planejamento e realização de projeto de mapeamento e modelagem de processos. Responsabilidades. Atividades chaves. Exercício. Módulo VI: Desenvolvimento do projeto com foco no negócio - BPM. Análise e desenvolvimento. Benefícios. Detalhamento da metodologia de modelagem do fluxo de trabalho - EPMA. Exercício. Arquivos Extras: Slides do curso de Mapeamento e Modelagem de Processos & Business Process Management (BPM).
CURSO DE INDICADORES DE DESEMPENHO

Módulo I: O que são indicadores de desempenho. Por que medir? O que medir? Uma métrica deve ser SMART (Specific, Measurable, Attainable, Realistic,Timely). Módulo II: Por que indicadores de desempenho? BSC. Etapas para implantação de indicadores de desempenho. Painel de controle e dificuldades para implantar. Indicadores de desempenho para ISO 9001. Exercício. Módulo III: Tipos de indicadores de desempenho: finanças, recursos humanos, produção, logística, projetos, armazenagem, planejamento etc. Exemplos de aplicação. Exercício. Módulo IV: Estudo de caso, identificação de objetivos, métricas e metas, lições aprendidas, exercício e conclusões. Arquivos Extras: CPM - Management by Measurement - F. Franceschini, M. Galetto & D. Maisano (Springer), 2007- PDF; KPI Report for The Minister for Construction - PDF; Web Analytics Key Metrics and KPIs - PDF; Dez Características de um Bom KPI - PDF; Generic R&D Logic Models Suggest Key Performance Indicators - PDF; Slides do curso.
CURSO ISO 9000 / 9001

Módulo I: Visão geral da organização ISO. Norma ISO 9001:2008. Fundamentos. Vocabulário. Exercícios. Módulo II: Norma ISO 9001:2008. Sistema de Gestão da Qualidade. Requisitos: 0, 1, 2, 3, 4, 4.1. Exercícios. Módulo III: Norma ISO 9001:2008. Sistema de Gestão da Qualidade. Requisitos: 4.2, 5, 5.1, 5.2 e 5.3. Exercícios. Módulo IV: Norma ISO 9001:2008. Sistema de Gestão da Qualidade. Requisitos: 5.4, 5.5 e 5.6. Exercícios. Módulo V: Norma ISO 9001:2008. Sistema de Gestão da Qualidade. Requisitos: 6, 6.1, 6.2, 7, 7.1, 7.2 e 7.3. Exercícios. Módulo VI: Norma ISO 9001:2008. Sistema de Gestão da Qualidade. Requisitos: 7.4, 7.5 e 7.6. Exercícios. Módulo VII: Norma ISO 9001:2008. Sistema de Gestão da Qualidade. Requisitos: 8, 8.1, 8.2 e 8.3. Exercícios. Módulo VIII: Norma ISO 9001:2008. Sistema de Gestão da Qualidade. Requisitos: 8.4 e 8.5. Exercícios. Arquivos Extras: Índice do Curso x Índice da norma; Modelo Manual da Qualidade; Modelos de Documentos para Auditoria Interna; Modelos de Formulários e Relatórios; Slides do curso.
CURSO DE 5S - HOUSEKEEPING

Módulo I: A origem dos 5S. O que é o programa 5S. Objetivos. Seiri / Organização. Seiton / Ordenação. Exercícios. Módulo II: Seiso / Limpeza. Seiketsu / Asseio. Shitsuke / Disciplina. O Sext S - Setsuyaku / Economia. Os cinco S no dia a dia e seus benefícios. Exercícios. Módulo III: Indícios de 5S. Etapas para implantação dos 5S. Exercícios. Módulo IV: Continuação das etapas para implantação dos 5S. Estudo de caso; Exercícios. Arquivos Extras: Etapas para implantaçõa dos 5S; Exemplo de critério para avaliação do 5S; Exemplo de folha de verificação para a odução; Exemplo de folha de verificação para escritórios; Indicios para 5S; Metodologia para solução de problemas; Relatório sobre a situação dos 5S; Slides do curso.
CURSO DE MASP - Método de Análise e Solução de Problemas

Módulo I: Objetivos do curso. O ciclo PDCA. MASP - Visão Geral. Relação MASP e PDCA. 1ª Etapa: identificar o problema; Exemplo; Exercício. Módulo II: 2ª Etapa: observar o problema. 3ª Etapa: Analisar o problema. 4ª Etapa: plano de ação. 5ª Etapa: agir. Exercício. Módulo III: 6ª Etapa: acompanhar. 7ª Etapa: padronizar. O uso do MASP para ações corretivas. Exemplo: preenchimento de relatório de ação corretiva. Exercício. Arquivos Extras: Modelo Relatório de Ações Corretivas ou Preventivas; Modelo de Procedimento para Ação Preventiva ou Corretiva; Leitura Sugerida; Slides do curso.
Curso de 7 ferramentas do Controle da qualidade

Módulo I: Objetivos do curso. As sete ferramentas: Visão Geral. Conceito de variação. Objetivos do uso das sete ferramentas da qualidade. Coleta de dados. 1ª ferramenta: Fluxograma. Exercícios. Módulo II: 2ª ferramenta: Diagrama Ishikawa (Espinha de Peixe). 3ª ferramenta: Folha de Verificação. Exercícios. Módulo III: 4ª ferramenta: Diagrama de Pareto. 5ª ferramenta: Histograma. Exercícios. Módulo IV: 6ª ferramenta: Diagrama de Dispersão. 7ª ferramenta: Cartas de Controle. O uso das sete ferramentas básicas. Exercícios. Arquivos Extras: Leitura Sugerida;
Slides do curso.
CURSO DE 6 SIGMA

Módulo I: Seis sigma: história, objetivos, o que é, visão geral, por que e onde aplicar, métricas do 6 sigma (DPU, DPO e DPMO). Rendimento - RTY. Exercícios. Módulo II: Metodologia DMAIC para 6 sigma. Exercícios. Módulo III: Trabalho em equipe, liderança, SIPOC, voz do cliente, gestão por processos. Exercícios. Módulo IV: Conceitos estatísticos básicos. 7 Ferramentas da Qualidade. MSA - Análise do Sistema de Medição. R&R - Repetitividade e Reprodutividade. Exercícios. Módulo V: Gestão de projetos. Exercícios. Arquivos Extras: Formulário Exercicio Módulo 5; Artigos sobre 6 sigma; Slides do curso.

Público-Alvo

· Profissionais envolvidos com a área de qualidade de qualquer empresa.

Não são exigidos pré-requisitos para realizar este curso.

Características do Curso

O Curso de Formação em Gestão da Qualidade é composto por sete cursos, narrados em áudio, contendo explicações detalhadas de cada tópico. Muitos slides possuem exemplos práticos e experiências da instrutora, e cada módulo dos cursos possui exercícios para ajudar no aprendizado. O tempo estimado para executar o curso pode variar entre 60 e 80 horas, dependendo do desempenho do aluno, que pode começar o curso quando quiser, podendo ainda rever as aulas várias vezes. Disponibilizamos acesso a um fórum de discussão, para que o aluno possa enviar dúvidas diretamente ao instrutor do curso, que responderá em até 48 horas.
Gestão da Qualidade - Formação de Gestor da Qualidade

Muitas vezes, profissionais que estão começando na área da qualidade ou vão assumir um cargo de liderança, coordenação, supervisão, gerência, ou queiram se tornar consultores, perguntam-se o que têm de saber para trabalhar em gestão da qualidade.
Gestor da Qualidade

A gestão da qualidade é uma disciplina muito ampla e envolve diversos temas. Para começar, é importante aprender a identificar os processos da organização (mapeamento de processos); em seguida, modelar e gerenciar os processos identificados através de indicadores, e, para isso, é necessário: entender o que é macro processo, processo, sub-processo e atividades; aprender a identificar processos e atividades dentro da organização; aprender a analisar, melhorar e modelar processos; desenvolver habilidades para levantamento de dados através de observação e entrevistas; conhecer a metodologia BPM - Business Process Management; aprender a estruturar e planejar um projeto de mapeamento e modelagem de processos através do BPM; entender os conceitos sobre indicadores de desempenho, métricas e KPIS; aprender planejamento estratégico - BSC -, sua utilização e influência no estabelecimento em um sistema de indicadores de desempenho; saber como definir, implantar e monitorar e publicar ou comunicar para as partes interessadas os indicadores; e, por fim, saber como avaliar os resultados e identificar as não conformidades e oportunidades de melhoria para desenvolver ações adequadas e manter os processos no rumo certo.
Gestão da Qualidade

Quando se fala em qualidade, é preciso fazer referência a duas metodologias de extrema importância: a norma ISO 9001 e o programa 5S - Housekeeping.

No que diz respeito à norma ISO 9001, é preciso: entender a organização ISO; conhecer dados nacionais e internacionais sobre certificações; conhecer a evolução das normas de Sistemas de Gestão da Qualidade; aprender que a série NBR ISO 9000 é composta por três outras normas - ISO 9000, ISO 9001 e ISO 9004 -, e qual o seu conteúdo de forma geral; compreender e manejar os princípios da norma NBR ISO 9001 e o vocabulário utilizado nos Sistemas de Gestão da Qualidade; saber como colocar em prática os requisitos da ISO 9001.

Sobre o programa 5S - Housekeeping, é preciso: aprender a história e o conceito do programa 5S - Housekeeping; saber o significado dos S's: Seiri, Seiton, Seiso, Seiketsu e Shitsuke, e dos três S's que foram acrescentados posteriormente; entender a filosofia básica para implantar o 5S; aprender a realizar auditorias, avaliações e diagnósticos no programa 5S que se estiver implantado; compreender a importância da participação da alta direção e da cultura da organização.
Implantação de Sistemas de Gestão da Qualidade

Para implantar e manter um sistema de gestão da qualidade ou um programa 5S - Housekeeping os profissionais da organização e, em especial, os responsáveis pela gestão devem aprender a realizar ações corretivas e preventivas, e é por meio destas ferramentas que um sistema de gestão da qualidade ou um programa 5S é implantado, mantido e melhorado.

Como muitos dos profissionais têm dificuldade para realizar ações corretivas e preventivas, é muito importante o conhecimento do Método de Análise e Solução de Problemas (MASP), sua relação com o PDCA e de como aplicá-lo para realizar ações corretivas efetivas. Também é necessário entender e ser capaz de usar as Sete Ferramentas Básicas da Qualidade, para auxilio nos processos de ação corretiva e preventiva e solução de problemas.
Otimização de Sistemas da Qualidade

Quando a organização já tem um sistema da qualidade implantado deve-se trabalhar em sua melhoria constante. Para isso, uma metodologia cuja eficácia de resultados já foi comprovada reiteradas é aquela conhecida como 6 Sigma, que envolve conceitos como estatísticas, métricas, estrutura DMAIC, papel dos profissionais (patrocinador, black belt, green belt, etc.), gestão de projetos, seleção, análise financeira, trabalho em equipe, motivação, perfil dos profissionais, MSA (Análise do Sistema de Medição).

Com estes conceitos, todos abordados neste curso, um profissional poderá iniciar sua tragetória na área da qualidade sem sustos ou receios .
ISO 9000 - QualidadeISO - International Organization for Standardization

ISO é a sigla da Organização Internacional de Normalização (International Organization for Standardization), organização não-governamental com sede em Genebra - Suíça -, fundada em 1946, hoje presente em cerca de 157 países (o Brasil é representado pela ABNT - Associação de Normas Técnicas), cuja função é a de elaborar e promover padrões de aceitação mundial, através da normatização de produtos e serviços, para que a qualidade destes seja permanentemente aprimorada.

A sigla ISO, contudo, não é meramente um acrônimo, mas faz também referência à isonomia, posto ser este o propósito da International Organization for Standardization: desenvolver e promover normas que possam ser utilizadas igualmente por todos os países do mundo, e por isso, a ISO atua nos mais diferentes segmentos, de normas e especificações de produtos, matérias-primas a sistemas de gestão, em todas as áreas. As normas ISO mais conhecidas são aquelas que tratam de Sistemas para Gestão da Qualidade nas empresas.

A adoção das normas ISO é vantajosa para as organizações porque lhes confere maior organização, produtividade e credibilidade - elementos facilmente identificáveis pelos clientes -, aumentando a sua competitividade nos mercados nacional e internacional. Isso é possível porque as normas ISO, a exemplo da família ISO 9000, estabelecem a necessidade de verificação dos processos organizacionais por meio de auditorias internas e externas independentes.
ISO 9000

ISO 9000 representa um conjunto de normas técnicas que definem um modelo de gestão da qualidade para organizações em geral, qualquer que seja o seu tipo ou dimensão.

A família de normas normas ISO 9000 estabelece requisitos que auxiliam a melhoria dos processos internos, a maior capacitação dos colaboradores, o monitoramento do ambiente de trabalho, a verificação da satisfação dos clientes, colaboradores e fornecedores, num processo contínuo de melhoria do sistema de gestão da qualidade, aplicando-se a campos tão diversos como materiais, produtos, processos e serviços.

A versão 2000 da norma norma ISO 9000 apresenta uma metodologia fantástica para a implantação de melhorias na organização, na qual se baseiam todas as outras normas de gestão: identificação, análise e monitoramento dos processos.

A certificação ISO 9000 faz com que os clientes e demais partes interessadas sintam-se mais seguros com relação à capacidade da organização de fornecer produtos e serviços de qualidade.

As série ISO 9000 é constituída por três normas destinadas ao Gerenciamento da Qualidade e à Qualidade Assegurada. O objetivo é o de complementar os requisitos dos produtos e serviços prestados por uma organização que pretenda implementar os seus padrões de qualidade e tornar-se mais competitiva nos mercados interno e externo. A normatização ISO 9000 refere-se aos elementos do Sistema da Qualidade que devem ser implementados.
Implementação das normas ISO 9000

A implementação das normas da série ISO 9000 é baseada no ciclo PDCA (Plan - Planejar; Do - Fazer; Check - Verificar; Act - Agir):