Desenvolvimento da Competência em Liderança

IDEMP - Instituto de Desenvolvimento Empresarial
Em Rio De Janeiro e Brasilia

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Descrição

A competência em liderança é um dos diferenciais entre as organizações. A geração do conhecimento e da inovação, em ambiente de integração entre as pessoas, é o grande desafio das lideranças. Neste cenário, o desafio que se coloca para os líderes é a habilidade de gerenciar, influenc..
Dirigido a: Gerentes, potenciais Gerentes, Lideres de equipes de empresas privadas e instituições públicas.

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Centro Empresarial Brasília Srtvs - Qd. 701 - Conjunto D - Bloco B - Sala 802 Asa Sul, 70340-907, Distrito Federal, Brasil
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Rio De Janeiro
Av. Nilo Peçanha, 50 | Grupo 1901 | Centro, 20020-906, Rio de Janeiro, Brasil
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Programa

Apresentador

Rosa Porto

Carga horária

16 horas

Área de Interesse

Gestão de Pessoas

Apresentação

A competência em liderança é um dos diferenciais entre as organizações. A geração do conhecimento e da inovação, em ambiente de integração entre as pessoas, é o grande desafio das lideranças.

Neste cenário, o desafio que se coloca para os líderes é a habilidade de gerenciar, influenciar, orientar para resultados, e - principalmente - desenvolver pessoas, com o objetivo final de alinhar e reter talentos, experiências e competências às estratégias da organização.

O que cabe, então, ao gerente no contexto de superação de dificuldades do presente e preparação da organização para o futuro? Qual o seu papel como líder? Que competências necessita adquirir e desenvolver?

O propósito deste treinamento é apresentar respostas a estas e tantas outras questões que fazem parte do dia a dia gerencial, apresentando aos participantes os conhecimentos e habilidades para o desenvolvimento de competências em liderança, permitindo-lhes, assim, explorar ao máximo suas potencialidades como gestores nas suas organizações.

A Quem se Destina

Gerentes, potenciais Gerentes, Lideres de equipes de empresas privadas e instituições públicas.

Objetivo Geral

Apresentar conceitos e abordagens sobre a liderança e o papel do líder como agente de transformação em suas organizações, a partir de uma visão interiorizada dos talentos a serem desenvolvidos na construção do gestor-líder.

Objetivos Específicos

Os participantes deste treinamento estarão habilitados a lidar com situações práticas que envolvem:

  • O entendimento do estágio atual de sua organização e as mudanças que necessitam ser implementadas em seu modelo de gestão;
  • A construção e o exercício de seu poder de influência como agente indutor de mudanças;
  • O seu papel como alavancador da aprendizagem coletiva, extraindo o conhecimento e a inovação das pessoas;
  • O entendimento e a prática dos aspectos diferentes e complementares entre os conceitos dos papéis de gestor e de líder;
  • A explicitação das competências necessárias ao exercício da liderança;
  • A utilização de ferramentas para direcionar diferentes estilos de liderança;
  • A autoliderança como base para a geração de autoconfiança, inteligência emocional e auto-desenvolvimento;
  • A consciência de como sua personalidade funciona e os seus efeitos positivos e dificultadores para o exercício da liderança;
  • O gerenciamento de variáveis que interferem diretamente na liderança, tais como: tempo, estresse, qualidade de vida e integridade moral do líder.


Resultados para os Participantes

  • Desenvolvimento de competências interpessoais e de gestão de pessoas para o exercício da liderança.
  • Conscientização do atual paradigma de liderança e o papel do gestor-líder nas organizações competitivas.
  • Avaliação de pontos fortes e de melhoria, no mapeamento das competências de liderança.
  • Entendimento da essência da liderança e da importância do autodesenvolvimento em atitudes e valores de conduta.


Conteúdo Programático

  • O papel da liderança como agente de transformação organizacional

    • Entendendo o cenário atual e o desafio das organizações.
    • A evolução dos modelos de gestão e de liderança.
    • Os novos paradigmas organizacionais.
    • Organizações de Aprendizagem: learning organizations.
    • Gerenciamento x liderança - a hora e a vez do líder.
    • O papel do gestor - líder: comprometimento, alinhamento com a estratégia organizacional e desenvolvimento do capital humano.
    • O gerente - líder no atual milênio.
    • Mudança de postura: gerenciando COM pessoas.
  • Ferramentas e conceitos de liderança

    • A construção da confiança e o caráter como bases para a liderança.
    • Teorias sobre os estilos de liderança.
    • Teoria do modelo situacional.
    • Aplicação do modelo de liderança situacional: estilos de liderança eficazes.
    • Avaliação dos pontos fortes e de melhoria pela aplicação de instrumento-diagnóstico de liderança-situacional.
    • Discussão de cases reais sobre os graus de adequação, na prática, dos estilos de liderança.
    • Síntese e discussão de ideias e conceitos de diversos autores.
  • Construção de Competências em Liderança

    • Autoliderança e autoconhecimento.
    • Inteligência emocional para a liderança: aplicação de instrumento-diagnóstico.
    • O Modelo das inteligências múltiplas.
    • Funcionamento da personalidade segundo o modelo de Jung/ Dominância cerebral.
    • Avaliação dos pontos fortes e de melhoria pela aplicação de instrumento-diagnóstico de personalidade.


Metodologia

A metodologia é dinâmica e participativa, baseada no processo de aprendizagem vivencial, utilizando apresentações com recursos multimídia, exercícios diagnósticos, estudos e apresentação de casos.

Referencial Teórico

Princípios de andragogia (educação de adultos) como base metodológica, na qual os participantes trazem suas experiências e casos reais. Como base conceitual são utilizados os seguintes referenciais teóricos: Pierre Weil, Roberto Crema e Ken O´Donnell como base conceitual para os aspectos de mudança de paradigma, o modelo de aprendizagem organizacional de Peter Senge, contextualização de organizações modernas de Stephen Covey, Peter Drucker, Edgar Schein, James Hunter, John Kotter , Warren Bennis e conceitos e aplicações de inteligência emocional desenvolvidos por Daniel Goleman . Como base instrumental é adotado o modelo de avaliação de liderança situacional de Hersey e Blanchard; como referenciais para a abordagem de autoconhecimento é utilizada a tipologia de Jung associada ao modelo de dominância cerebral de Ned Herrman.

Rosa Porto

  • Mestre em Engenharia pela UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Graduada em Psicologia, com diversas especializações: consultoria organizacional, dinâmica de grupo, análise transacional, arte terapia e gestalt- terapia. Especializada na Formação Holística de Base, pela Universidade Holística Internacional de Brasília. Coach de executivos, com formação internacional pelo Integrated Coaching Institute.
  • Professora da FGV - Fundação Getúlio Vargas / Rj, FDC - Fundação Dom Cabral - FDC e da UCAM - Universidade Cândido Mendes, em cursos de pós-graduação e programas de MBA.
  • Consultora e professora na área de desenvolvimento humano, liderança e qualidade de vida, atuou em inúmeros programas pra empresas privadas e instituições públicas, em diversos programas das áreas comportamental e gerencial.
  • Desenvolveu sua carreira profissional na PETROBRAS, nas áreas técnica, gerencial e de Recursos Humanos (Universidade Corporativa).
  • É professora e consultora do IDEMP

    - Instituto de Desenvolvimento Empresarial.



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