Consultor da Qualidade – Consultoria ISO 9001

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Descrição

Este Curso e-Learning de Formação de Consultores ISO 9001 é dirigido a todos os profissionais que queiram conhecer os requisitos da norma NBR ISO 9001:2008 e adquirir os conhecimentos necessários para implementar e manter um sistema de gestão de qualidade adequado e eficaz, conforme os requisitos desta norma. Segue abaixo, alguns depoimento dos nossos alunos. 1 - Agradeço a toda equipe pela grande oportunidade de aprendizado que tive nos últimos meses com o curso da comexito, certamente farei os complementares em breve. 2 - Muito bom o contéudo, instrututora nota 10. Com certeza o conteúdo agregado ao meu currículo fará a diferença em qualquer entrevista que eu possa vir a ter mais a frente. ..
Dirigido a: " Profissionais envolvidos com a área de qualidade de qualquer empresa.

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Programa

Objetivos do Curso de Formação de Consultores ISO 9001

Este Curso e-Learning de Formação de Consultores ISO 9001 é dirigido a todos os profissionais que queiram conhecer os requisitos da norma NBR ISO 9001:2008 e adquirir os conhecimentos necessários para implementar e manter um sistema de gestão de qualidade adequado e eficaz, conforme os requisitos desta norma.
Com o Curso de Formação em Consultoria ISO 9001 (Sistema de Gestão da Qualidade) você irá se tornar um Consultor da Qualidade e:

· Adquirir a competência para coordenar a implementação da NBR ISO 9001 em organizações.

· Conhecer as 7 ferramentas da qualidade, que irão auxiliá-lo em análise de dados e ações corretivas e preventivas.

· Colocar em prática, por meio de exercícios, os conceitos apresentados, utilizando como padrão a norma NBR ISO 9001:2008 para sua formação como Consultor ISO 9001.

Observação

Não é necessário ter a norma NBR ISO 9001 para realizar este curso.

Conteúdo Programático
CURSO de Interpretação da Norma NBR ISO 9000 / 9001

Módulo I: Visão geral da organização ISO. Norma ISO 9001:2008. Fundamentos. Vocabulário. Exercícios. Módulo II: Norma ISO 9001:2008. Sistema de Gestão da Qualidade. Requisitos: 0, 1, 2, 3, 4, 4.1. Exercícios. Módulo III: Norma ISO 9001:2008. Sistema de Gestão da Qualidade. Requisitos: 4.2, 5, 5.1, 5.2 e 5.3. Exercícios. Módulo IV: Norma ISO 9001:2008. Sistema de Gestão da Qualidade. Requisitos: 5.4, 5.5 e 5.6. Exercícios. Módulo V: Norma ISO 9001:2008. Sistema de Gestão da Qualidade. Requisitos: 6, 6.1, 6.2, 7, 7.1, 7.2 e 7.3. Exercícios. Módulo VI: Norma ISO 9001:2008. Sistema de Gestão da Qualidade. Requisitos: 7.4, 7.5 e 7.6. Exercícios. Módulo VII: Norma ISO 9001:2008. Sistema de Gestão da Qualidade. Requisitos: 8, 8.1, 8.2 e 8.3. Exercícios. Módulo VIII: Norma ISO 9001:2008. Sistema de Gestão da Qualidade. Requisitos: 8.4 e 8.5. Exercícios. Arquivos Extras: Índice do Curso x Índice da norma; Modelo Manual da Qualidade; Modelos de Documentos para Auditoria Interna; Modelos de Formulários e Relatórios; Slides do curso.

cURSO DE iMPLEMENTAÇÃO iso 9001

Módulo I: Introdução. Etapa 0 - Decisão. Etapa 1 - Planejamento. Etapa 2 - Treinamento. Módulo II: Etapa 3 - Mapeamento de processos. Etapa 4 - Modelagem de processos em função de adequação à norma ISO 9001. Etapa 5 - Definição da política, dos objetivos, das metas e dos respectivos indicadores da qualidade. Módulo III: Etapa 6 - Elaboração dos documentos do sistema de gestão da qualidade. Etapa 7 - Implementação dos requisitos planejados. Etapa 8 - Palestras de sensibilização em relação à gestão da qualidade e outros treinamentos necessários. Módulo IV: Etapa 9 - Ações para certificação por terceira parte. Etapa 10 - Realização de auditorias internas da qualidade. Etapa 11 - Pré-auditoria. Etapa 12 - Auditoria de certificação.
Curso de 7 ferramentas do Controle da qualidade

Módulo I: Objetivos do curso. As sete ferramentas: Visão Geral. Conceito de variação. Objetivos do uso das sete ferramentas da qualidade. Coleta de dados. 1ª ferramenta: Fluxograma. Exercícios. Módulo II: 2ª ferramenta: Diagrama Ishikawa (Espinha de Peixe). 3ª ferramenta: Folha de Verificação. Exercícios. Módulo III: 4ª ferramenta: Diagrama de Pareto. 5ª ferramenta: Histograma. Exercícios. Módulo IV: 6ª ferramenta: Diagrama de Dispersão. 7ª ferramenta: Cartas de Controle. O uso das sete ferramentas básicas. Exercícios. Arquivos Extras: Leitura Sugerida;
Slides do curso.

Público-Alvo

· Profissionais envolvidos com a área de qualidade de qualquer empresa.

Não são exigidos pré-requisitos para a realização deste curso.

Características do Curso

O Curso de Formação de Consultores ISO 9001 é um pacote composto por três cursos, com slides narrados em áudio, contendo explicações detalhadas de cada tópico do slide. Muitos slides possuem exemplos práticos e experiências da instrutora, e cada módulo do curso possui exercícios para ajudar no aprendizado. O tempo estimado para executar o curso pode variar entre 36 e 40 horas, dependendo do desempenho do aluno, que pode começar o curso quando quiser, podendo ainda rever as aulas várias vezes. Disponibilizamos acesso a um fórum de discussão, para que o aluno possa enviar dúvidas diretamente ao instrutor do curso, que responderá em até 48 horas.
Consultor da Qualidade - Consultoria ISO 9000 / ISO 9001 - Formação de Consultores

Muitos profissionais têm interesse em atuar como consultores na área da qualidade e não sabem bem por onde começar. Para atuar como consultor de sistemas de gestão da qualidade é prioritário conhecer os requisitos da norma NBR ISO 9001 e saber como implantá-los em uma organização. Quando o profissional que quer ser consultor já trabalhou em uma organização que já tinha um sistema de gestão da qualidade implantado ou já estudou bem os requisitos da norma NBR ISO 9001, ele pode conhecer bem como o sistema funciona, mas pode não ter conhecimento de como implantar a norma em uma organização que ainda não tem um Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ). Para aprender como implantar um sistema de gestão, existem três caminhos: no primeiro, o profissional vivencia o processo em conjunto com seus colegas quando a implantação está ocorrendo na organização em que trabalham; no segundo caminho, ele faz treinamentos, lê livros, consulta os colegas; e, no terceiro, ele utiliza uma combinação dos dois anteriores.
Formação em Consultoria ISO 9001

O conhecimento necessário para ser um consultor é uma composição de formação, experiência, treinamento e habilidades. Muitas pessoas perguntam se somente fazendo um treinamento já se tornariam um consultor e a resposta, obviamente, é negativa. É preciso adquirir experiência; primeiro, o profissional precisa conhecer o tema, e, para isso, ele deve realizar um ou mais treinamentos; depois, ele deve procurar trabalhar como assistente de consultores experientes para aprender a realizar ou coordenar um projeto na prática

A formação também é importante. Um profissional que fez graduação em gestão ambiental ou em gestão da qualidade já tem muitos conhecimentos, mas um profissional que só estudou línguas, por exemplo, vai ter que realizar vários treinamentos e se empenhar muito mais para obter o conhecimento necessário. É preciso ter ou desenvolver algumas habilidades, porque, para implantar e manter um sistema de gestão da qualidade, o profissional precisa saber como se relacionar com os colegas, como liderar grupos de trabalho, como ajudar e dar feedback para colegas e subordinados, etc.
Consultor da Qualidade

A implantação de um sistema de gestão não é tecnicamente complexa: se o profissional conhecer bem a norma, se já tiver participado de um sistema de gestão e for humilde para procurar ajuda sempre que tiver alguma dúvida, ele conseguirá fazer um bom trabalho. As grandes dificuldades em implantação ou manutenção de um sistema de gestão relacionam-se com a gestão das pessoas, as pessoas podem apoiar ou não o projeto e se houver muros a serem derrubados e pessoas a serem convencidas da importância do projeto, a implantação ou a manutenção do sistema pode ser muito difícil.

Poucas vezes a alta administração inicia um programa para implantação de um sistema de gestão da qualidade. Em geral essa decisão ocorre devido às lideranças que querem melhorar a organização da empresa, por exigência de clientes ou devido à redução de impostos, como é o caso das empresas fabricantes de produtos de informática. Quando se trata de exigência de clientes ou redução impostos, os benefícios são facilmente visíveis pela alta administração, e, neste caso ela toma a decisão e apóia a realização do projeto e sua manutenção. Mas mesmo este apoio tem ressalvas. Se o sistema tiver que ser burlado devido a uma necessidade de faturamento, normalmente isso vai ocorrer. Para que a alta administração se mantenha engajada nos projetos para a melhoria da qualidade é importante que os números mostrem que o sistema está efetivamente contribuindo para a melhoria dos resultados. Ao mesmo tempo, o sistema sempre será mais eficaz se a alta administração estiver na liderança deste projeto, sendo exemplo para toda organização ao se manter fiel às diretrizes para a qualidade.

Um passo importante para o sucesso dos programas de gestão da qualidade é a padronização de todos os processos internos da organização. Uma vez padronizado, o processo pode ser melhorado continuamente em bases conhecidas. É neste contexto que a implantação da norma ISO 9001 vêm auxiliar o gerenciamento na padronização das operações internas. Não é modismo, pois um sistema de qualidade adequado aos requisitos prescritos nas normas traz benefícios constantes para a empresa além de se consolidar com o passar do tempo. A empresa certificada pela norma ISO 9001 aprende a trabalhar com planejamento e organização, reduz seus custos em perdas diretas (produtivas) e indiretas (administrativas) e passa a direcionar sua cultura interna à melhoria contínua dos padrões fixados.

Para o perfeito desenvolvimento e implantação de um Sistema de Gestão da Qualidade - SQG - os seguintes fatores são fundamentais:

Envolvimento e participação da alta administração: A alta administração deve, em todas as fases do projeto, estar envolvida e comprometida, dedicando tempo necessário às atividades planejadas.

Gerenciamento do projeto: A implantação da ISO 9001 é um projeto que exige muita disciplina e organização. Deve ser escolhido um coordenador para o projeto que tenha experiência, conhecimento de sistemas de gestão, perfil adequado e tempo disponível para a coordenação das atividades.

Comprometimento dos profissionais: Todos os profissionais que participarão das diversas etapas propostas devem ser comunicados e esclarecidos do seu escopo, para que possam estar envolvidos e comprometidos com os assuntos, viabilizando a implantação dos projetos a serem propostos e trabalhados.
ISO 9000 - QualidadeISO - International Organization for Standardization

ISO é a sigla da Organização Internacional de Normalização (International Organization for Standardization), organização não-governamental com sede em Genebra - Suíça -, fundada em 1946, hoje presente em cerca de 157 países (o Brasil é representado pela ABNT - Associação de Normas Técnicas), cuja função é a de elaborar e promover padrões de aceitação mundial, através da normatização de produtos e serviços, para que a qualidade destes seja permanentemente aprimorada.

A sigla ISO, contudo, não é meramente um acrônimo, mas faz também referência à isonomia, posto ser este o propósito da International Organization for Standardization: desenvolver e promover normas que possam ser utilizadas igualmente por todos os países do mundo, e por isso, a ISO atua nos mais diferentes segmentos, de normas e especificações de produtos, matérias-primas a sistemas de gestão, em todas as áreas. As normas ISO mais conhecidas são aquelas que tratam de Sistemas para Gestão da Qualidade nas empresas.

A adoção das normas ISO é vantajosa para as organizações porque lhes confere maior organização, produtividade e credibilidade - elementos facilmente identificáveis pelos clientes -, aumentando a sua competitividade nos mercados nacional e internacional. Isso é possível porque as normas ISO, a exemplo da família ISO 9000, estabelecem a necessidade de verificação dos processos organizacionais por meio de auditorias internas e externas independentes.
ISO 9000

ISO 9000 representa um conjunto de normas técnicas que definem um modelo de gestão da qualidade para organizações em geral, qualquer que seja o seu tipo ou dimensão.

A família de normas normas ISO 9000 estabelece requisitos que auxiliam a melhoria dos processos internos, a maior capacitação dos colaboradores, o monitoramento do ambiente de trabalho, a verificação da satisfação dos clientes, colaboradores e fornecedores, num processo contínuo de melhoria do sistema de gestão da qualidade, aplicando-se a campos tão diversos como materiais, produtos, processos e serviços.

A versão 2000 da norma norma ISO 9000 apresenta uma metodologia fantástica para a implantação de melhorias na organização, na qual se baseiam todas as outras normas de gestão: identificação, análise e monitoramento dos processos.

A certificação ISO 9000 faz com que os clientes e demais partes interessadas sintam-se mais seguros com relação à capacidade da organização de fornecer produtos e serviços de qualidade.

As série ISO 9000 é constituída por três normas destinadas ao Gerenciamento da Qualidade e à Qualidade Assegurada. O objetivo é o de complementar os requisitos dos produtos e serviços prestados por uma organização que pretenda implementar os seus padrões de qualidade e tornar-se mais competitiva nos mercados interno e externo. A normatização ISO 9000 refere-se aos elementos do Sistema da Qualidade que devem ser implementados.
Implementação das normas ISO 9000

A implementação das normas da série ISO 9000 é baseada no ciclo PDCA (Plan - Planejar; Do - Fazer; Check - Verificar; Act - Agir):