Graduação

Em Barra do Piraí

R$ 3.000

Descrição

  • Tipologia

    Graduação

  • Local

    Barra do piraí

  • Duração

    5 Anos

Indústria de produtos alimentícios (no tratamento de resíduos e estudo da viabilidade econômica de materiais, bem como realização de projetos de indústrias de alimentos utilizando conhecimentos de desenho técnico, além de cálculos de dimensionamento de máquinas para processos nessas industrias);·Indústria de insumos para processos e produtos (matérias-primas, equipamentos, embalagens, aditivos);·. Dirigido a: A Engenharia de Alimentos é uma profissão de caráter multidisciplinar, pois abrange diversas áreas do conhecimento humano, mas especialmente a Ciências Exatas e Ciências Biológicas.

Instalações

Localização

Início

Barra do Piraí (Río de Janeiro)
Ver mapa
Rodovia Benjamin Ielpo, Km 11 - (Estrada Barra Do Piraí - Valença) Barra Do Piraí- Rj Cep: 27101-090, 27101-090

Início

Consultar

Perguntas & Respostas

Adicione sua pergunta

Nossos conselheiros e outros usuários poderão responder a você

Quem você quer que lhe responda?

Digite seus dados para receber uma resposta

Publicaremos apenas seu nome e pergunta

Opiniões

Programa

O Curso de Engenharia de Alimentos é uma área de conhecimento específico capaz, de englobar todos os elementos relacionados com a industrialização de alimentos, e que pode através do profissional com esta formação, potencializar o desenvolvimento deste ramo em todos os níveis; seja na formação de profissionais, no subsidio à elaboração de políticas, nos projetos de pesquisa, na atuação dentro das empresas do setor, como na colaboração à preservação da saúde pública.


O que é?

A Engenharia de Alimentos é uma profissão de caráter multidisciplinar, pois abrange diversas áreas do conhecimento humano, mas especialmente a Ciências Exatas e Ciências Biológicas.

Este caráter multidisciplinar da profissão é conseqüência do tipo de informações necessárias para o domínio da tecnologia de processamento de alimentos.

A proposta do Curso de Engenharia de Alimentos é preparar profissionais capazes de desempenhar as atividades de Engenharia dentro das industrias do ramo de alimentação, desenvolvendo projetos e processos produtivos, a partir das características de qualidade dos produtos, objetivando a otimização dos recursos e aumento da produtividade. Dessa forma, além da formação básica (Ciências Exatas e Biológicas), o curso oferece disciplinas na área de Ciências Humanas, visando introduzir os conceitos para as atividades gerenciais.


Como o curso se organiza ?

A Matriz Curricular do Curso de Graduação em Engenharia de Alimentos está em consonância com as Diretrizes Curriculares para os Cursos de Engenharia. Ela está dividida em três eixos temáticos: a parte de formação básica e específica, que são estabelecidas pelo MEC; e a parte profissionalizante, que é norteada pelo CONFEA (Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia) e sobre o que a ABEA (Associação Brasileira de Engenheiros de Alimentos) propõe de conhecimento aos futuros profissionais. Por esses motivos, a UGB pode oferecer um curso totalmente atualizado.


Por que estudar no UGB?

O UGB possui uma estrutura tecnológica e pedagógica que permite ao aluno de Graduação uma qualificação que o torna um diferencial no mercado. Há uma interação de todos os seguimentos da Instituição que proporciona uma verdadeira parceria de resultados, aglutinando Docentes, Discente e Administração. Está em constante reformulação de processos administrativos pedagógicos para que as práticas e inovações sejam instituídas de forma dinâmicas, orientadas e organizadas. Por meio do Núcleo de Ensino à Distância - NEAD, vem permitir que os alunos possam cursar em Regime de Adaptação e/ou Dependência os Componentes Curriculares, facilitando o melhor cumprimento da matriz curricular do seu curso.


Infra-estrutura do Curso

Todos os alunos do curso de graduação de Engenharia de Alimentos do UGB têm disponibilizado ferramentas que são facilitadoras do processo de aprendizagem, tais como: laboratórios do ciclo básico e específico, laboratórios de informática, atividades complementares, palestras de profissionais, visitas técnicas à empresas e aos Órgãos Públicos, Projetos de Iniciação Científica, Trabalhos Acadêmicos, Monitoria, Semana Acadêmica e Seminários. Tudo para o melhor aprimoramento e embasamento do conhecimento ao aluno, com qualidade!


O engenheiro de alimentos atua dentro dos seguintes segmentos:


·Indústria de produtos alimentícios (no tratamento de resíduos e estudo da viabilidade econômica de materiais, bem como realização de projetos de indústrias de alimentos utilizando conhecimentos de desenho técnico, além de cálculos de dimensionamento de máquinas para processos nessas industrias);
·Indústria de insumos para processos e produtos (matérias-primas, equipamentos, embalagens, aditivos);
·Empresas de serviços;
·Órgãos e instituições públicas;
·Controle da qualidade na restauração (HACCP);
·Desenvolvimento de novos produtos alimentares e embalagens para alimentos;
·Laboratórios de bromatologia e microbiologia alimentar (análise de alimentos);
·Investigação Cientifica.


Exercendo suas atividades nas áreas de:


Produção/Processos - Desenvolvimento, implementação, racionalização e melhoria de processos e fluxos produtivos para incremento da qualidade, produção, produtividade e redução dos custos industriais.

Controle de qualidade - Determinação dos padrões de qualidade e de segurança alimentar para os processos e matérias-primas até o transporte do produto final, planejamento e implantação de estruturas para análise e monitoramento destes processos, e treinamento de pessoal para prática da qualidade como rotina operacional.

Pesquisa e Desenvolvimento - Desenvolvimento de produtos e tecnologias com objetivo de atingir novos mercados, redução de desperdícios, reutilização de subprodutos e aproveitamento de recursos naturais disponíveis. Nesta área também cobre o desenvolvimento de tecnologias de aplicação de novos insumos.

Projetos - Planejamento, execução e implantação de projetos de unidades de processamento: "lay-out" de plantas e instalações industriais, equipamentos, bem como seu estudo de viabilidade econômica.

Comercial/Marketing - Utilização do conhecimento técnico como diferencial de marketing na prospecção e abertura de mercados, na assistência técnica, no desenvolvimento de produtos junto aos clientes e apoio à área de vendas.

Engenharia de Alimentos

R$ 3.000