Graduação

Em Canoas

Preço para verificar

Descrição

  • Tipologia

    Graduação

  • Local

    Canoas

  • Duração

    42 Mêses

Instalações

Localização

Início

Canoas (Rio Grande do Sul)
Ver mapa
V. Farroupilha, Nº 8001 · Bairro São José, 92425-900

Início

Consultar

Perguntas & Respostas

Adicione sua pergunta

Nossos conselheiros e outros usuários poderão responder a você

Quem você quer que lhe responda?

Digite seus dados para receber uma resposta

Publicaremos apenas seu nome e pergunta

Opiniões

Programa

O Curso

O Curso de Serviço Social foi o terceiro curso a ser criado pela ULBRA e o quarto a ser implementado no Estado do Rio Grande do Sul, em funcionamento há 30 anos. Foi autorizado pelo Decreto nº 84.845/80, com base no Parecer nº360/80 e reconhecido pelo Parecer nº173/83.

Missão

A instauração da qualidade de vida e a valorização dos direitos humanos na sociedade, através do desenvolvimento de competências na formação e nas práticas sociais.

Visão

Ser referência nacional na formação de assistentes sociais competentes, capazes de produzir conhecimentos e propor alternativas para a realidade social.

Projeto Pedagógico

O curso objetiva formar um profissional capaz de:

Responder às demandas sociais, através da instauração de práticas profissionais competentes, da capacidade de produzir conhecimentos e propor alternativas para a realidade social.

Mercado de Trabalho

Para o assistente social, o mercado de trabalho ocorre junto às organizações públicas, privadas e de terceiro setor. O profissional pode atuar, também, como profissional liberal em diferentes áreas.

Bases Epistemológicas do Curso

  • A desconstrução das concepções empíricas e apriorísticas acerca dos fenômenos sociais, culturais e políticos que permeiam a profissão e prática do Serviço Social;

  • A reconstrução dos significados acerca da realidade social; da identidade do Serviço Social; da concepção da formação e da prática profissional;

  • A construção de competências, habilidades e atitudes profissionais que sintonizem os alunos com o rigor teórico e ético na reflexão dos fenômenos que são alvo de intervenção da profissão;

  • Prevê a pluralidade de concepções teóricas e práticas que permitirão uma aproximação progressiva com as ideias que permeiam o paradigma da complexidade e multidimensionalidade da realidade atual;

  • A articulação entre as múltiplas e diversas instâncias que compõem a formação profissional, visando resgatar a sua unicidade (teoria, prática, mercado de trabalho, realidade, organizações da sociedade civil, estudantil e profissional, etc.);

  • Visa a formação, numa perspectiva global, na qual aluno e professor são vistos como indivíduos, dentro de uma totalidade, que envolve seus projetos, sonhos, potencialidades, competências, etc.

Desde o início, o curso orienta o acadêmico para ser sujeito do seu próprio processo de ensino aprendizagem numa perspectiva pluralista.

O aluno tem acesso a disciplinas que permitem articulações teórico-práticas que são desenvolvidas em laboratórios, oficinas, visitas a campo e por meio de observações em salas de espelho. Os estágios são iniciados no 6° semestre, com supervisão de um professor da Universidade e um assistente social no local de Estágio.

Atividades Acadêmicas

A extensão no curso está articulada a programas e projetos que congregam as atividades do ensino e da pesquisa, constituindo-se em uma indissociabilidade entre estas instâncias e revelando uma concepção de educação em uma perspectiva integradora/globalizadora, bem como, oferecer uma contra partida à sociedade, através de ações e conhecimentos para a promoção da cidadaina e garantia de direitos.

A proposta se materialIza através de extensão dos quais curso faz suas articulações entre ensino e pesquisa.

· PROASF - Programa de Orientação e Atendimento Sócio Familiar
Objetivo: Visa oportunizar atendimentos a famílias que vivenciam situações de conflito, de risco social e de relações sociais de vulnerabilidades .

· Projeto Maternidade Consciente
Objetivo: Proporcionar às jovens mães momentos de reflexão sobre maternidade consciente e projeto de vida, levando em conta, suas percepções, ações e decisões, no que diz respeito à sua auto-eco-organização que envolve o cuidar de si para cuidar do outro.

· Projeto CENFIS
Atuação do serviço social junto ao Programa do Centro de Tratamento de Fissuras Labiopalatinas.

Objetivo: Viabilizar o acesso e adesão ao tratamento, visando à inclusão dos portadores de anomalias craniofaciais nas políticas sociais e à seguridade social. Tem como eixo fundamental a prevenção de casos de abandono de tratamento.

· Projeto Família e Políticas Públicas
Objetivo: Visa contribuir na construção de metodologias alternativas para a operacionalização de políticas públicas de forma a garantir o protagonismo dos sujeitos sociais envolvidos.

· Projeto Magia de Brincar
Objetivo: Visa oferecer reflexões sobre o direito da criança de brincar e dos seus pais brincarem com ela.

· Projeto "Recontando Histórias de vida!
Objetivo: Proporcionar aos cuidadores de crianças e adolescentes um espaço de reflexão sobre as relações violentas estabelecidas no seio familiar, a fim de que estabeleçam novas formas de interação.


Serviço Social

Preço para verificar