Mestrado em Ciências do Mar

Mestrado

Em Botafogo

Preço para verificar

Descrição

  • Tipologia

    Mestrado

  • Local

    Botafogo

O Mestre em Ciências do Mar se encontra em condições de planejar, gerenciar problemas ambientais e executar pesquisas científicas especializadas com abrangência interdisciplinar.

Instalações

Localização

Início

Botafogo (Río de Janeiro)
Ver mapa
Rua Farani, 42 - Botafogo, 22231-020

Início

Consultar

Perguntas & Respostas

Adicione sua pergunta

Nossos conselheiros e outros usuários poderão responder a você

Quem você quer que lhe responda?

Digite seus dados para receber uma resposta

Publicaremos apenas seu nome e pergunta

Opiniões

Programa

O Curso

O curso de Mestrado em Ciências do Mar está inserido em um programa pioneiro, aprovado pela USU em 1995, intitulado Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais, que tem por objeto de estudo os ecossistemas numa visão multidisciplinar, traduzido na promoção de vários cursos de pós-graduação lato sensu e stricto sensu, desenvolvimento de pesquisas e consultorias.


Ciências Ambientais é definida neste Programa como a área das ciências que estuda as várias interações nos ecossistemas do ponto de vista biológico, físico, biogeoquímico assim como aspectos sociais e econômicos. Procura desenvolver metodologia e tecnologia adequadas para análises e alternativas à intervenção do homem nos processos de funcionamento dos ecossistemas.


Esta área reconhece especificamente os impactos das atividades humanas nos ecossistemas e as modificações resultantes, como conseqüência de transformações sociais e econômicas. É uma nova proposta de abordagem aos problemas ambientais.


O Profissional

O Mestre em Ciências do Mar se encontra em condições de planejar, gerenciar problemas ambientais e executar pesquisas científicas especializadas com abrangência interdisciplinar.


Áreas de Atuação

Oceanografia é uma ciência ambiental multidisciplinar com o oceano em foco. Os oceanógrafos aplicam os princípios das ciências básicas em uma abordagem integrada para compreender os aspectos e processos biológicos, químicos, geológicos e físicos dos oceanos. A Oceanografia moderna se ocupa das interações entre esses processos no oceano, mas também das interações com o continente, a biosfera terrestre e a atmosfera em processos de escala global.

Oceanografia Biológica é o campo de estudo que diz respeito às interações das populações de organismos marinhos entre si e com o seu ambiente físico, químico e geológico que influencia a distribuição e abundância das espécies. Como essas interações são freqüentemente complexas, e desde que esses conceitos e técnicas são extraídos de vários campos, a Oceanografia Biológica é, necessariamente, interdisciplinar.



Os oceanógrafos da área biológica empregam diversas abordagens, abrangendo desde Ecologia e Sistemática a Bioquímica e Fisiologia, para o estudo da flora, da fauna e microorganismos que residem na coluna d'água, no fundo, e nas bordas do oceano mundial. Logo, os estudos em Oceanografia Biológica são importantes não apenas para a compreensão dos processos e mecanismos envolvidos no funcionamento e distribuição das espécies no mar, mas também pela contribuição a certas áreas como uso tecnológico de recursos marinhos e identificação de novos recursos para uso em outras áreas da pesquisa biológica.



Objetivos do Curso


Ø Desenvolver a pesquisa e o estudo aprofundado da Oceanografia Biológica, a partir da abordagem interdisciplinar e parcerias internacionais.

Ø Estimular a produção científica, seu intercâmbio e divulgação em Instituições públicas e privadas, nacionais e estrangeiras, através de convênios, acordos e protocolos.

Ø Formar profissionais aptos a gerenciar recursos marinhos costeiros e de mar profundo, bem como lidar com as principais questões ambientais.

Ø Formar professores em nível de pós-graduação, mestrado e doutorado, para o Ensino, a Pesquisa e o Serviço.



Linhas de Pesquisa


A definição das linhas de pesquisa e a elaboração dos respectivos projetos, no Curso de Mestrado em Ciências do Mar, são frutos da atuação direta da Diretoria de Pesquisa do Programa, Doutora Jeanete Maron Ramos, em conjunto com o quadro docente permanente do curso.

São as seguintes as linhas de pesquisa do Mestrado em Ciências do Mar:



I - ECOLOGIA DE ECOSSISTEMAS MARINHOS



Nesta linha de pesquisa estão afiliados os trabalhos e projetos que abordam:



1. A estrutura de populações e comunidades no espaço-tempo (heterogeneidade temporal - espacial);

2. Interações entre populações e comunidades influenciadas pelo fluxo (transferência) de energia e matéria (funcionamento); modificações (estruturais e/ou funcionais) naturais ou antrópicas em diversas escalas de tempo (evolução).



II - BIODIVERSIDADE



Sob esta linha de pesquisa, reúnem-se os trabalhos que:



1. Descrevam o número, variedade ou variabilidade dos organismos vivos em termos de genes, espécies ou ecossistemas;

2. Estudem as modificações na diversidade dos organismos vivos no tempo (registro paleontológico e /ou filogenético) ou no espaço (registro biogeográfico);

3. Levante e / ou avaliem a perda de diversidade biológica e suas causas;

4. Tratem da preservação da diversidade biológica in situ ou dos motivos para sua preservação.



III - DIAGNÓSTICO E PREVISÃO DA SAÚDE DO OCEANO



Esta linha de pesquisa inclui os trabalhos e/ou projetos que procurem:



1. Levantar e / ou avaliar as quantidades de substâncias poluentes (ou potencialmente poluentes) no meio ambiente marinho, relacionando-se ao estado e /ou respostas das populações e comunidades marinhas aos seus efeitos;

2. Levantar e /ou avaliar reação das comunidades pelágicas e bentônicas aos impactos antropogênicos e à variação do clima.


Mestrado em Ciências do Mar

Preço para verificar