Mestrado Profissional na área da Educação Matemática

Mestrado

Em Vassouras

Preço para verificar

Descrição

  • Tipologia

    Mestrado

  • Local

    Vassouras

O objetivo geral do Programa é propiciar reflexão sobre o campo da Educação, valorizando os processos de ensino-aprendizagem de Matemática. A matriz curricular é composta por disciplinas do campo da matemática, da sociologia, da psicologia, da educação e da tecnologia, o que se constitui em estratégia para a formação de professores pesquisadores sobre a prática docente. Dirigido a: Nas disciplinas que compõem a matriz curricular do Programa observa-se a presença central de disciplinas do campo da sociologia e da educação o que se constituem em estratégia para a formação de professores capazes de identificar e, sobretudo, utilizar a pesquisa de modo a agregar valor às suas atividades de prática docente. Nesse sentido, a atividade profissional alia-se à atividade de pesquisa e o professor passa a ser visto como um pesquisador na ação, comprometido com um projeto de educação

Instalações

Localização

Início

Vassouras (Río de Janeiro)
Ver mapa
Av. Expedicionário Oswaldo de Almeida Ramos, 280. Bairro: Centro., 27.700-000

Início

Consultar

Perguntas & Respostas

Adicione sua pergunta

Nossos conselheiros e outros usuários poderão responder a você

Quem você quer que lhe responda?

Digite seus dados para receber uma resposta

Publicaremos apenas seu nome e pergunta

Opiniões

Programa

A Universidade Severino Sombra (USS) está localizada na região geográfica do estado do Rio de Janeiro, denominada Centro-Sul Fluminense. É dessa região, juntamente com a do Médio Paraíba, que provêm os alunos, que frequentam os cursos de graduação e pós-graduação oferecidos pela universidade. Segundo dados do INEP, essas duas regiões possuem aproximadamente um total de 16000 professores atuando nas redes públicas (estaduais e municipais) e privadas de ensino da educação básica.

A presença de um Programa de Mestrado Profissional na área da Educação Matemática é de grande importância para a formação dos professores e para a qualidade da educação básica do Estado do Rio de Janeiro, em particular nos municípios do entorno da Universidade Severino Sombra, pois significa a oportunidade de um aperfeiçoamento das práticas pedagógicas por parte desses profissionais.

Objetivos:

O objetivo geral do Programa é propiciar reflexão sobre o campo da Educação, valorizando os processos de ensino-aprendizagem de Matemática. A matriz curricular é composta por disciplinas do campo da matemática, da sociologia, da psicologia, da educação e da tecnologia, o que se constitui em estratégia para a formação de professores pesquisadores sobre a prática docente.

O curso é destinado aos portadores de diploma de nível superior em Matemática, Física, Informática, Engenharias ou áreas afins, outorgados por instituição de ensino superior reconhecida.


Perfil do Profissional a ser Formado:

Ao abordar o perfil do professor a ser formado, destaca-se a necessidade de outros conhecimentos, além dos pertinentes a sua área de formação. Nas disciplinas que compõem a matriz curricular do Programa observa-se a presença central de disciplinas do campo da sociologia e da educação o que se constituem em estratégia para a formação de professores capazes de identificar e, sobretudo, utilizar a pesquisa de modo a agregar valor às suas atividades de prática docente. Nesse sentido, a atividade profissional alia-se à atividade de pesquisa e o professor passa a ser visto como um pesquisador na ação, comprometido com um projeto de educação crítica de qualidade.



O aluno deverá cursar oito disciplinas, sendo 4 (quatro) obrigatórias e 4 (quatro) eletivas escolhidas de acordo com a linha de pesquisa a que se vincula o plano de trabalho:

Disciplinas Obrigatórias:

Núcleo I:

·Análise Matemática
·Geometria
·Ideias Fundamentais da Matemática
·Metodologia da Pesquisa
·Seminários de Pesquisa

Núcleo II:

·Práticas Docentes
Núcleo III:

·Centro de Estudos
Disciplinas Eletivas:

·Álgebra Linear
·Desenvolvimento de Ferramentas Educacionais para o Ensino de Matemática
·Epistemologia e Educação Matemática
·Estatística e Probabilidade
·Expressão Gráfica e Geometria Descritiva
·Formação de Professores: Tendências e Perspectivas de Pesquisa
·História e Metodologia do Cálculo
·Instrumentação para o Ensino de Matemática
·Jogos Educacionais e Objetos de Aprendizagem
·Matemática Financeira
·O Currículo de Matemática nos Diferentes Níveis de Ensino
·Sociologia da Educação
·Tecnologias Aplicadas ao Ensino da Matemática
·Teorias de Aprendizagem
·Tópicos Especiais: O Livro Didático de Matemática
·Tópicos de História da Matemática
·Tópicos Especiais de Álgebra


Informação adicional

Forma de pagamento : Mensalidade : R$ 886,00

Mestrado Profissional na área da Educação Matemática

Preço para verificar