Mestrado Profissional na área da Educação Matemática
Mestrado
Em Vassouras
Descrição
-
Tipologia
Mestrado
-
Local
Vassouras
O objetivo geral do Programa é propiciar reflexão sobre o campo da Educação, valorizando os processos de ensino-aprendizagem de Matemática. A matriz curricular é composta por disciplinas do campo da matemática, da sociologia, da psicologia, da educação e da tecnologia, o que se constitui em estratégia para a formação de professores pesquisadores sobre a prática docente. Dirigido a: Nas disciplinas que compõem a matriz curricular do Programa observa-se a presença central de disciplinas do campo da sociologia e da educação o que se constituem em estratégia para a formação de professores capazes de identificar e, sobretudo, utilizar a pesquisa de modo a agregar valor às suas atividades de prática docente. Nesse sentido, a atividade profissional alia-se à atividade de pesquisa e o professor passa a ser visto como um pesquisador na ação, comprometido com um projeto de educação
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Opiniões
Programa
A presença de um Programa de Mestrado Profissional na área da Educação Matemática é de grande importância para a formação dos professores e para a qualidade da educação básica do Estado do Rio de Janeiro, em particular nos municípios do entorno da Universidade Severino Sombra, pois significa a oportunidade de um aperfeiçoamento das práticas pedagógicas por parte desses profissionais.
Objetivos:
O objetivo geral do Programa é propiciar reflexão sobre o campo da Educação, valorizando os processos de ensino-aprendizagem de Matemática. A matriz curricular é composta por disciplinas do campo da matemática, da sociologia, da psicologia, da educação e da tecnologia, o que se constitui em estratégia para a formação de professores pesquisadores sobre a prática docente.
O curso é destinado aos portadores de diploma de nível superior em Matemática, Física, Informática, Engenharias ou áreas afins, outorgados por instituição de ensino superior reconhecida.
Perfil do Profissional a ser Formado:
Ao abordar o perfil do professor a ser formado, destaca-se a necessidade de outros conhecimentos, além dos pertinentes a sua área de formação. Nas disciplinas que compõem a matriz curricular do Programa observa-se a presença central de disciplinas do campo da sociologia e da educação o que se constituem em estratégia para a formação de professores capazes de identificar e, sobretudo, utilizar a pesquisa de modo a agregar valor às suas atividades de prática docente. Nesse sentido, a atividade profissional alia-se à atividade de pesquisa e o professor passa a ser visto como um pesquisador na ação, comprometido com um projeto de educação crítica de qualidade.
O aluno deverá cursar oito disciplinas, sendo 4 (quatro) obrigatórias e 4 (quatro) eletivas escolhidas de acordo com a linha de pesquisa a que se vincula o plano de trabalho:
Disciplinas Obrigatórias:
Núcleo I:
·Análise Matemática
·Geometria
·Ideias Fundamentais da Matemática
·Metodologia da Pesquisa
·Seminários de Pesquisa
Núcleo II:
·Práticas Docentes
Núcleo III:
·Centro de Estudos
Disciplinas Eletivas:
·Álgebra Linear
·Desenvolvimento de Ferramentas Educacionais para o Ensino de Matemática
·Epistemologia e Educação Matemática
·Estatística e Probabilidade
·Expressão Gráfica e Geometria Descritiva
·Formação de Professores: Tendências e Perspectivas de Pesquisa
·História e Metodologia do Cálculo
·Instrumentação para o Ensino de Matemática
·Jogos Educacionais e Objetos de Aprendizagem
·Matemática Financeira
·O Currículo de Matemática nos Diferentes Níveis de Ensino
·Sociologia da Educação
·Tecnologias Aplicadas ao Ensino da Matemática
·Teorias de Aprendizagem
·Tópicos Especiais: O Livro Didático de Matemática
·Tópicos de História da Matemática
·Tópicos Especiais de Álgebra
Informação adicional
Mestrado Profissional na área da Educação Matemática