Graduação

Em Volta Redonda

Preço para verificar

Descrição

  • Tipologia

    Graduação

  • Local

    Volta redonda

  • Duração

    3 Anos

O curso de Matemática do UGB tem como objetivo formar o professor que irá atuar em instituições de Ensino Fundamental e Médio. As disciplinas específicas do curso possibilitam uma base sólida de conteúdos matemáticos, que aliada aos conhecimentos didáticos pedagógicos ministrados, permitem uma prática pedagógica transformadora. Dirigido a: O curso de Matemática desenvolve nos alunos uma visão abrangente do papel social do educador, capacidade de aprendizagem continuada, pré- disposição para aquisição e utilização de novas idéias e tecnologias, e visão histórica e crítica da matemática, que os capacitam a avaliar livros-texto, estruturar cursos e tópicos de ensino, bem como capacidade de comunicar-se matematicamente e de compreender matemática.

Instalações

Localização

Início

Volta Redonda (Río de Janeiro)
Ver mapa
Rua Deputado Geraldo Di Biase, 81 Aterrado - Volta Redonda - Rj Cep: 27213-080, 27213-080

Início

Consultar

Perguntas & Respostas

Adicione sua pergunta

Nossos conselheiros e outros usuários poderão responder a você

Quem você quer que lhe responda?

Digite seus dados para receber uma resposta

Publicaremos apenas seu nome e pergunta

Opiniões

Programa

O Curso de Licenciatura em Matemática do UGB faz parte do Instituto Superior de Educação do UGB e é realizado em 3 anos. O curso é reconhecido pelo Decreto Federal n° 81282 de 31/01/1978, publicado no DOU de 01/02/1978. É coordenado pelo Professor Fabio Souza da Silva, Mestre em Educação Matemática.

O que é?

O curso de Matemática do UGB tem como objetivo formar o professor que irá atuar em instituições de Ensino Fundamental e Médio. As disciplinas específicas do curso possibilitam uma base sólida de conteúdos matemáticos, que aliada aos conhecimentos didáticos pedagógicos ministrados, permitem uma prática pedagógica transformadora.

O curso de Matemática desenvolve nos alunos uma visão abrangente do papel social do educador, capacidade de aprendizagem continuada, pré- disposição para aquisição e utilização de novas idéias e tecnologias, e visão histórica e crítica da matemática, que os capacitam a avaliar livros-texto, estruturar cursos e tópicos de ensino, bem como capacidade de comunicar-se matematicamente e de compreender matemática.

Como o curso se organiza ?

As transformações científicas e tecnológicas que ocorrem no mundo de hoje exigem mudanças em todas as esferas sociais. Os desafios impostos por esses avanços estão exigindo das instituições de ensino mudanças em seus projetos educativos, tendo em vista formar pessoas que compreendam e participem mais intensamente dos vários espaços de trabalho existentes na sociedade. Nesse sentido, o Curso de Matemática do UGB apresenta uma proposta curricular inovadora capaz de atender às novas exigências do processo formativo para o magistério. Portanto, você concluinte do ensino médio ou interessado em Matemática, que como nós quer ver desmistificado o ensino da matemática, conheça a nossa proposta. O currículo foi concebido como um conjunto de disciplinas e atividades acadêmicas, distribuídos, basicamente em três eixos, conhecimentos específicos de Matemática, conhecimentos de Formação Pedagógica e conhecimentos de áreas afins, que se articulam e interagem de modo a integralizar o curso, levando o aluno a desenvolver as competências necessárias ao trabalho docente.

Por que estudar no UGB?

Além do currículo, dinâmico, atual e contextualizado, aliado a um corpo docente qualificado, o curso oferece como diferencial as suas instalações, principalmente o Laboratório de Matemática, onde o aluno aprende a usar e confeccionar materiais e recursos didáticos, para uso em sala de aula, de modo a facilitar o ensino de vários conteúdos matemáticos, com destaque para as áreas de Aritmética, Geometria e Trigonometria.

Infra-estrutura do Curso

Para facilitar o processo de aprendizagem o curso dispõe de laboratórios de Informática, Física e Matemática, que são usados regularmente, permitindo uma real integração entre teoria e prática. Oferece Programa de Nivelamento para a recuperação de conteúdos matemáticos deficientes ou não ministrados nos Ensinos Fundamental e Médio. Propicia ainda a realização de palestras, seminários e oficinas, procurando sempre facilitar o aprendizado e a inserção do aluno no mercado de trabalho.

O profissional de Matemática

O profissional formado tem como área principal de atuação a docência nos Ensinos Fundamental, Médio e Educação Profissional. Atualmente estão sendo abertos espaços em instituições públicas, bancos, corretoras de mercado financeiro ou de seguros. Nessas empresas, o matemático pode atuar como consultor, analista de dados, analista de tendências de mercado e de riscos de investimentos. Outra possibilidade está em continuar seus estudos em cursos de pós-graduação em áreas como Educação Matemática, Matemática Aplicada, Estatística, Ciência da Computação, Física e diferentes ramos da Engenharia.

Matemática

Preço para verificar