Graduação

Em Rj

R$ 17.892

Descrição

  • Tipologia

    Graduação

  • Local

    Rj

  • Duração

    6 Semestres

O curso de Matemática do UBM tem como objetivo formar educadores aptos ao exercício profissional competente, capazes de compreender a Matemática inserida no cotidiano social, cultural econômico, político e, sobretudo que possam integrar teoria e prática na ação educativa fomentando desta forma a Educação Matemática. Dirigido a: O estudante que se propõe a ensinar a Matemática deve percebê-la como uma ciência contextualizada, sendo ele capaz de interpretar e explicar a realidade para tomada de decisões. Raciocínio lógico, postura crítica e a capacidade de resolver problemas também são necessários.

Instalações

Localização

Início

Rj (Río de Janeiro)
Ver mapa
Rua Vereador Pinho de Carvalho, Nº267, Centro, Barra Mansa - Rj Cep: 27.330-550, 27.330-550

Início

Consultar

Perguntas & Respostas

Adicione sua pergunta

Nossos conselheiros e outros usuários poderão responder a você

Quem você quer que lhe responda?

Digite seus dados para receber uma resposta

Publicaremos apenas seu nome e pergunta

Opiniões

Programa

Sobre o Curso:
O curso de Matemática do UBM tem como objetivo formar educadores aptos ao exercício profissional competente, capazes de compreender a Matemática inserida no cotidiano social, cultural econômico, político e, sobretudo que possam integrar teoria e prática na ação educativa fomentando desta forma a Educação Matemática.

Tempo de duração do curso: 6 semestres
Turno: Noturno

Horário: 18h30 às 22h

Disponível no Campus Barra Mansa

Atendendo a Resolução CNE/CP 1, de 18 de fevereiro de 2002 que institui Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica em nível superior; a resolução CNE/CP 2 de 19 de fevereiro de 2002, que institui a duração e a carga horária dos cursos de Licenciatura de graduação plena de formação professores da Educação Básica em nível superior; Resoluçáo nº 03, de 18 de fevereiro de 2003, que estabelece as Diretrizes Curriculares para os Cursos de Matemática o Colegiado do Curso de Matemática aprovou Matriz Curricular 2004 com duração de 3 anos.

A matriz curricular foi elaborada de forma a envolver o aluno, desde o início do Curso, em atividades ligadas a prática de ensino. Os conteúdos curriculares foram selecionados e organizados, levando-se em consideração os objetivos do Curso, o perfil desejado do profissional e as habilidades e competências previstas para serem desenvolvidas no Curso.

Há uma inter-relação das disciplinas na concepção e execução do currículo contemplando conhecimentos Gerais, da Educação, Pedagógicos, Sociais, Políticos, Econômicos, Experimental e de Matemática. O curso possue vários laboratórios, são eles:

Laboratório de Ensino de Matemática - O Laboratório de Ensino de Matemática tem por objetivo propiciar ao aluno acesso e a reflexão sobre formas de ensinar que se utilizem de materiais didáticos tais como: manipulativos, pictóricos, impressos e audiovisuais. Equipado de softwares educacionais na área do Ensino da Matemática, como Cabri-Géométre e Maple;

Laboratório de Física / hardware - Laboratório utilizado nas aulas práticas da disciplina de Física dispondo de equipamentos que possibilitarão o desenvolvimento de atividades práticas de Física;

Laboratório de Informática - O UBM mantém os laboratórios em funcionamento em período integral. Para utilização isolada, o aluno tem livre acesso, acompanhado por monitores.

Perfil do Estudante:
O estudante que se propõe a ensinar a Matemática deve percebê-la como uma ciência contextualizada, sendo ele capaz de interpretar e explicar a realidade para tomada de decisões. Raciocínio lógico, postura crítica e a capacidade de resolver problemas também são necessários.

Mercado de Trabalho:
Há uma carência muito grande de professores dessa área no ensino fundamental e médio.

As habilidades e competências adquiridas ao longo da formação do professor de Matemática o fazem um profissional capaz de ocupar posições no mercado de trabalho também fora do ambiente acadêmico, em áreas em que o raciocínio abstrato é uma ferramenta indispensável.

Recomenda-se cursar uma Pós-Graduação, caso o profissional tenha interesse em atuar no ensino superior ou na pesquisa acadêmica.

Quem faz mestrado ou doutorado é normalmente disputado pelas Instituições de Ensino Superior.

Dica do Profissional:
A formação de um profissional de educação deve incentivá-lo a aprender sempre e a usar sua inteligência, criatividade e a capacidade de interagir com outras pessoas.

No caso particular do Professor de Matemática, é fundamental que ele tenha um sólido conhecimento matemático, que o torne capaz de ajudar seus alunos a serem também agentes de sua formação.

O grande desafio dos Educadores Matemáticos é ensinar a matemática útil, integrada ao mundo atual e direcionada para o bem-estar social.

Matemática

R$ 17.892