Técnicas de Redução de Inadimplência com ênfase em Cobrança pelo Telefone

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Descrição

Saiba os aspectos técnicos do contas a receber, desenvolva estratégias preventivas e corretivas inibindo o atrito com outras áreas, aprendendo técnicas de abordagens e negociação, visando o desenvolvimento de habilidades de comunicação e abordagens essenciais aos profissionais que realizam cobrança pelo telefone.

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Programa

Saiba os aspectos técnicos do contas a receber, desenvolva estratégias preventivas e corretivas inibindo o atrito com outras áreas, aprendendo técnicas de abordagens e negociação, visando o desenvolvimento de habilidades de comunicação e abordagens essenciais aos profissionais que realizam cobrança pelo telefone.

Público-alvo

Profissionais da área de contas a receber, crédito, tesouraria, controladoria, cobrança, profissionais liberais e consultores que desejem aprofundar seus conhecimentos sobre o assunto.

Programa IOB

· A importância da recuperação da inadimplência para a saúde financeira da organização;

· A influência do código de defesa do consumidor;

· Juros e multa de mora;

· Processo de cobrança: títulos e documentos;

· Formas de recebimento: carteira, banco;

· Protesto: prazo, processo bancário, processo manual, na praça, fora da praça e prescrição dos documentos;

· Estratégias de contato: telefone, e-mail, carta, pessoalmente;

· Perfil dos inadimplentes;

· Principais históricos e ações;

· A cobrança por telefone inserida nas normas e procedimentos;

· A importância do contato telefônico e o telemarketing de cobrança;

· O processo de recuperação por telefone e as demais técnicas de cobrança;

· A recuperação da inadimplência dentro do processo de CRM e alavancagem de vendas;

· Perfil das competências dos profissionais e diferenças entre o contato ativo e receptivo;

· Processo de comunicação: vocabulário, lingüística e emocional;

· Garantias: definição, modalidades de garantias, formalização;

· Empresas de cobrança: como escolher, acompanhamento, sinais de alerta, melhoria de desempenho;

· Cobrança judicial: avaliação do momento e custo, interno x externo;

· Análise do desempenho do departamento: performance, projeções.

Metodologia:

De forma interativa e dinâmica, o conteúdo é apresentado estimulando a troca de experiências, situações compartilhadas e vivências de casos reais e estudos de casos práticos; simulações de tomadas de decisões e situações do dia a dia na empresa, enfatizando as causas e efeitos da recuperação dos ativos num conjunto de fatores a serem estudados e levados em consideração pelo grupo, tornando efetivo o aprendizado da proposta do treinamento.


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