Analista de Crédito e Cobrança
Capacitação
Em São Paulo
Descrição
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Tipologia
Capacitação
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Local
São paulo
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Horário de aulas
16h
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Duração
1 Dia
Objetivo. Saiba elaborar o rating de crédito de uma empresa, identifique soluções negociais e jurídicas para o problema dos atrasos de pagamento, desenvolva parâmetros e estratégias destinadas ao recebimento com menor custo e melhor ganho comercial e aprenda as características operacionais e legais dos cheques e títulos de crédito. Dirigido a: A quem se Destina. Profissionais ligados direta e indiretamente a área e estudantes interessados em adquirir as técnicas adequadas para as funções.
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Opiniões
Professores
Diógenes Barbosa
Instrutor Analista de Crédito e Cobrança
Vivência no desenvolvimento de negócios e projetos, planejamento financeiro, gestão de pessoas; Responsável da área de “project finance” de empresas, sendo responsável pela estruturação e obtenção de financiamentos para projetos de telecomunicações, transmissão de energia; hidroelétricas e termoelétricas; Atualmente ocupa a posição de OTC, Gestor da área de Crédito & Cobrança (Brasil / Chile/ Argentina) , responsável pela Administração de Crédito e Responsável Brasil pelo processo de OTC .
Programa
Programa
Fase 1: Análise de Crédito
1° Riscos
- Conceito
- Modalidades
- Mitigantes
2° Risco de Crédito
- Tipos
- Qualificação
- C’s de crédito
3° Modelo de Crédito
- Cadastro
- Análise Financeira
- Rating
- Limites de Crédito
- Comitê de Crédito
4° Cadastro
- Importância do cadastro
- Como elaborar
- Onde buscar as informações
5° Análise Financeira
- Análise dinâmica do capital de Giro
- Balanço Patrimonial
- Indicadores
6° Limite de Crédito e Rating
- Formas de elaboração
7° Monitoramento do Crédito
- Contas a Receber
- Acompanhamento
Fase 2: Recuperação de Crédito
1° A inadimplência hoje
2° Por que o cliente não paga?
3° Aspectos Jurídicos dos Títulos e Contratos
- Letra de Câmbio, Nota Promissória, Duplicata
- Boleto Bancário
- Crediário e contratos de financiamento
4° Características operacionais e jurídicas do cheque
5° Gerenciamento de risco
6° Informações cadastrais
7° O perfil do mau pagador
8° A negociação aplicada à inadimplência
- Negociação por carta
- Negociação por telefone
- Negociação pessoal
- Fator tempo
- Fator custo e a terceirização
- Fator moral e as limitações do Código de Defesa do Consumidor
9°A composição amigável
10° Protesto e negativação em cadastros de restrição ao crédito
11°Cobrança Judicial: aspectos gerenciais das principais ações
Analista de Crédito e Cobrança