Analista de Crédito e Cobrança

Capacitação

Em São Paulo

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Descrição

  • Tipologia

    Capacitação

  • Local

    São paulo

  • Horário de aulas

    16h

  • Duração

    1 Dia

Objetivo. Saiba elaborar o rating de crédito de uma empresa, identifique soluções negociais e jurídicas para o problema dos atrasos de pagamento, desenvolva parâmetros e estratégias destinadas ao recebimento com menor custo e melhor ganho comercial e aprenda as características operacionais e legais dos cheques e títulos de crédito. Dirigido a: A quem se Destina. Profissionais ligados direta e indiretamente a área e estudantes interessados em adquirir as técnicas adequadas para as funções.

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Professores

Diógenes Barbosa

Diógenes Barbosa

Instrutor Analista de Crédito e Cobrança

Vivência no desenvolvimento de negócios e projetos, planejamento financeiro, gestão de pessoas; Responsável da área de “project finance” de empresas, sendo responsável pela estruturação e obtenção de financiamentos para projetos de telecomunicações, transmissão de energia; hidroelétricas e termoelétricas; Atualmente ocupa a posição de OTC, Gestor da área de Crédito & Cobrança (Brasil / Chile/ Argentina) , responsável pela Administração de Crédito e Responsável Brasil pelo processo de OTC .

Programa

Programa

Fase 1: Análise de Crédito

1° Riscos

  • Conceito
  • Modalidades
  • Mitigantes


2° Risco de Crédito

  • Tipos
  • Qualificação
  • C’s de crédito


3° Modelo de Crédito

  • Cadastro
  • Análise Financeira
  • Rating
  • Limites de Crédito
  • Comitê de Crédito


4° Cadastro

  • Importância do cadastro
  • Como elaborar
  • Onde buscar as informações


5° Análise Financeira

  • Análise dinâmica do capital de Giro
  • Balanço Patrimonial
  • Indicadores


6° Limite de Crédito e Rating

  • Formas de elaboração


7° Monitoramento do Crédito

  • Contas a Receber
  • Acompanhamento

Fase 2: Recuperação de Crédito

1° A inadimplência hoje

2° Por que o cliente não paga?

3° Aspectos Jurídicos dos Títulos e Contratos

  • Letra de Câmbio, Nota Promissória, Duplicata
  • Boleto Bancário
  • Crediário e contratos de financiamento


4° Características operacionais e jurídicas do cheque

5° Gerenciamento de risco

6° Informações cadastrais

7° O perfil do mau pagador

8° A negociação aplicada à inadimplência

  • Negociação por carta
  • Negociação por telefone
  • Negociação pessoal
  • Fator tempo
  • Fator custo e a terceirização
  • Fator moral e as limitações do Código de Defesa do Consumidor


9°A composição amigável

10° Protesto e negativação em cadastros de restrição ao crédito

11°Cobrança Judicial: aspectos gerenciais das principais ações

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