Mecânica da fratura em elementos de máquinas

FUPAI - Fundação de Pesquisa e Assessoramento à Indústria
Em Itajubá

Preço a consultar
Ou prefere ligar para o centro agora?
(55) ... Ver mais
Os usuários que se interessaram por esse curso também buscaram...
Ver mais

Informação importante

  • Curso
  • Itajubá
  • 36 horas letivas
Descrição

Curso oferecido para técnicos, engenheiros e profissionais que atuam na área de manutenção, controle de qualidade, avaliação da integridade mecânica de elementos de máquinas e equipamentos. Tem por objetivo transmitir conceitos e metodologia relacionados à avaliação da fratura em regime frágil, semi-frágil e dúctil, bem como capacitar os participantes quanto à análise de falhas em elementos es...

Informação importante
Instalações

Instalações e datas

Início Localização
Consultar
Itajubá
Rua Cel Renno, 7, 37500-050, Minas Gerais, Brasil
Ver mapa

Programa

Descrição:


Curso oferecido para técnicos, engenheiros e profissionais que atuam na área de manutenção, controle de qualidade, avaliação da integridade mecânica de elementos de máquinas e equipamentos. Tem por objetivo transmitir conceitos e metodologia relacionados à avaliação da fratura em regime frágil, semi-frágil e dúctil, bem como capacitar os participantes quanto à análise de falhas em elementos estruturais.



Conteúdo:




Falhas dos Materiais no Projeto Mecânico: Conceitos Básicos. Definições de Falhas em Elementos Estruturais. Propriedades Mecânicas: tração, compressão, cisalhamento, flexão, fluência, fadiga e impacto. Principais tipos de fraturas: dúctil, frágil, semi-frágil, intergranular e transgranular. Projeto de Elementos de Máquinas e Equipamentos aplicando os Fundamentos da Mecânica da Fratura: Caracterização da Mecânica da Fratura Linear Elástica. Fator de Intensidade de Tensão e Análise de Tensões na Vizinhança de Trinca. Fratura e Zona Plástica na Vizinhança de Trinca. Caracterização da Mecânica da Fratura Elasto-plástica. Energia para a Fratura e Tenacidade à Fratura. Fratura na condição Semi- Frágil e Dúctil. Fratura por Processos Degradativos. Elementos de Máquinas com Concentração de Tensão. Utilização de Valores de Intensidade de Tensões na Avaliação do Comportamento à Fratura de Elementos Rotativos Feitos de Aços Ligados de Alta Resistência. Integridade Estrutural através de Diagramas de Avaliação de Falhas (FAD's): Utilização de procedimentos de avaliação da integridade estrutural de equipamentos, como dutos e outros, conforme códigos internacionais, que abrangem modos de falhas aplicando conceitos da fratura linear elástica até o colapso plástico.

Os usuários que se interessaram por esse curso também buscaram...
Ver mais