Fisioterapia

Graduação

Em Ijuí

R$ 70.670

Descrição

  • Tipologia

    Graduação

  • Local

    Ijuí

  • Duração

    8 Semestres

O Curso de Fisioterapia tem como objetivos centrais a promoção da saúde, a prevenção dos agravos e a recuperação e manutenção da saúde dos sujeitos. As práticas em saúde devem ser mediadas por um fazer educacional", visando a autonomia dos sujeitos para propiciar a sua melhor qualidade de vida. Dirigido a: O Fisioterapeuta é um profissional da saúde, capacitado para atuar na promoção e manutenção da saúde, prevenção de doenças e agravos, além da reabilitação. Tem no movimento humano seu objeto de trabalho, contribuindo para autonomia dos sujeitos e a melhora da qualidade de vida.

Instalações

Localização

Início

Ijuí (Rio Grande do Sul)
Ver mapa
Rua Do Comércio, 3000 Cp 560 Bairro Universitário Ijuí - Rs 98.700-000, 98.700-000

Início

Consultar

Perguntas & Respostas

Adicione sua pergunta

Nossos conselheiros e outros usuários poderão responder a você

Quem você quer que lhe responda?

Digite seus dados para receber uma resposta

Publicaremos apenas seu nome e pergunta

Opiniões

Programa

O Fisioterapeuta é um profissional da saúde, capacitado para atuar na promoção e manutenção da saúde, prevenção de doenças e agravos, além da reabilitação. Tem no movimento humano seu objeto de trabalho, contribuindo para autonomia dos sujeitos e a melhora da qualidade de vida.


Histórico
A criação de Curso de Graduação em Fisioterapia pela UNIJUÍ, explicita o trabalho desenvolvido pelos cursos na área da saúde da Universidade, na busca da consolidação de um espaço institucionalizado de discussão dos aspectos relativos à saúde e das práticas e reflexões próprias da área. Criado pela Resolução do CONSU nº 04/94 de 08/08/94, o Curso de Fisioterapia foi reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC) no ano de 2004, pela portaria de número 2.780, datada de 06 de setembro de 2004. Sua proposta é fruto do trabalho desenvolvido por uma comissão interdepartamental.

A organização didático-pedagógica do Curso é estruturada e norteada por três eixos temáticos principais, Conhecimento e Pesquisa, Sociedade, Saúde e Movimento humano e Competência Técnica e Assistência Integral explicitados no Projeto Político Pedagógico do Curso. O Curso de Fisioterapia da UNIJUÍ proporciona aos seus acadêmicos a participação nos programas integrados de saúde, visando a promoção, prevenção, o tratamento e a reabilitação.

O Curso de Graduação em Fisioterapia da UNIJUÍ está alocado ao Departamento de Ciências da Saúde, desde a sua criação e implantação, a partir do segundo semestre de 1999. O curso tem uma carga horária de 4290 horas/aulas, correspondendo a 286 créditos distribuídos no decorrer dos semestres e nos componentes curriculares do curso.


Objetivos
Geral

* O Curso de Fisioterapia tem como objetivos centrais a promoção da saúde, a prevenção dos agravos e a recuperação e manutenção da saúde dos sujeitos. As práticas em saúde devem ser mediadas por um fazer educacional", visando a autonomia dos sujeitos para propiciar a sua melhor qualidade de vida.

Específicos

O Curso de Fisioterapia da UNIJUÍ, terá como objetivo formar profissionais aptos a:

* atuar na prevenção, recuperação e manutenção de funções físicas e orgânicas do ser humano, com base em conhecimentos técnico-científicos que permitam desenvolver a Fisioterapia dentro de princípios éticos e legais;

* identificar-se com a política de saúde e as normas sanitárias gerais e da região onde exercer a profissão;

* participar de programas integrados de saúde para empresas e as comunidades urbana e rural, visando a prevenção de problemas fisioterápicos;

* assessorar, planejar, administrar, dirigir e orientar serviços de fisioterapia em instituições públicas, privadas ou em domicílio;

* buscar a atualização e aperfeiçoamento contínuo de conhecimentos e da prática profissional;

* envolver-se com acadêmicos e professores dos demais cursos, tanto os da área da saúde como de toda Universidade, buscando uma interação e concretizando ações conjuntas.

Além disso, espera-se que ao final do curso o acadêmico de Fisioterapia possa:

* ter capacidade crítica, criativa, reflexiva e analítica das questões relativas à sua profissão e à sociedade como um todo;

* relacionar problemas de saúde às questões de cidadania e direito humano;

* ser educador em saúde;

* contribuir para a melhoria dos níveis de saúde da população a partir de sua contribuição técnico-científica.


Perfil Profissional
Contexto de inserção regional

Dentre as características ou dimensões que intensificam a UNIJUÍ e orientam a sua ação acadêmica, destacam-se: a marca da universidade regional e interiorana, entendida como espaço de reflexão sobre problemáticas locais, sem nunca perder de vista a universidade enquanto espaço histórico, sócio-cultural; a autogestão, entendida como auto-administração da Universidade pela comunidade acadêmica, seja nas questões acadêmicas propriamente ditas, seja nos aspectos financeiros, patrimoniais e de pessoal; o comunitário, pela natureza e origem da sua legitimidade por parte da sociedade; e o desenvolvimento, em decorrência da intelectualidade da ação acadêmica, da formação de recursos humanos e do direcionamento de sua pesquisa e produção intelectual propriamente voltada à instrumentalização da região para fazer frente às suas necessidades, enraizado e articulado com o saber universal, capaz de interlocução válida com outras Universidades e centros em que também se produz o conhecimento

Essa inserção na realidade e o compromisso com a problemática do desenvolvimento regional estão expressamente estabelecidos nas políticas de Ensino, Pesquisa, Extensão, Pós-graduação e Administração da UNIJUÍ, bem como no curso de Fisioterapia, traduzidos em diversos documentos históricos, inclusive em seu plano estratégico 1996-2005, que destaca sua missão de ser uma Universidade de caráter público, a qual produz e socializa o conhecimento humano universal, particularizando-o através de sua inserção orgânica na sociedade, na perspectiva de sua construção - reconstrução.

Como resultado do desenvolvimento do projeto político-pedagógico, o egresso do curso deverá ter competência profissional para:

* Demonstrar competência técnico-científica, com responsabilidade;

* Manter-se atualizado frente às mudanças tecnológicas e inovações Científicas;

* Responsabilizar-se pela defesa da vida como eixo estruturante das suas intervenções em saúde;

* Responsabilizar-se com a transformação da realidade sócio- epidemiológica do país e particularmente da região em que atua;

* Responsabilizar-se pelo exercício ético de suas atividades profissionais e de cidadania;

* Responsabilizar-se por intervenções de caráter humanizador;

* Comprometer-se com os pressupostos do Sistema Único de Saúde

Áreas de atuação do egresso

Autônomo, nas empresas, hospitais, clínicas, clubes e spas, na rede pública de saúde, na docência e pesquisa.

Fisioterapia

R$ 70.670