Fisioterapia
Graduação
Em Ijuí
Descrição
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Tipologia
Graduação
-
Local
Ijuí
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Duração
8 Semestres
O Curso de Fisioterapia tem como objetivos centrais a promoção da saúde, a prevenção dos agravos e a recuperação e manutenção da saúde dos sujeitos. As práticas em saúde devem ser mediadas por um fazer educacional", visando a autonomia dos sujeitos para propiciar a sua melhor qualidade de vida. Dirigido a: O Fisioterapeuta é um profissional da saúde, capacitado para atuar na promoção e manutenção da saúde, prevenção de doenças e agravos, além da reabilitação. Tem no movimento humano seu objeto de trabalho, contribuindo para autonomia dos sujeitos e a melhora da qualidade de vida.
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Opiniões
Programa
Histórico
A criação de Curso de Graduação em Fisioterapia pela UNIJUÍ, explicita o trabalho desenvolvido pelos cursos na área da saúde da Universidade, na busca da consolidação de um espaço institucionalizado de discussão dos aspectos relativos à saúde e das práticas e reflexões próprias da área. Criado pela Resolução do CONSU nº 04/94 de 08/08/94, o Curso de Fisioterapia foi reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC) no ano de 2004, pela portaria de número 2.780, datada de 06 de setembro de 2004. Sua proposta é fruto do trabalho desenvolvido por uma comissão interdepartamental.
A organização didático-pedagógica do Curso é estruturada e norteada por três eixos temáticos principais, Conhecimento e Pesquisa, Sociedade, Saúde e Movimento humano e Competência Técnica e Assistência Integral explicitados no Projeto Político Pedagógico do Curso. O Curso de Fisioterapia da UNIJUÍ proporciona aos seus acadêmicos a participação nos programas integrados de saúde, visando a promoção, prevenção, o tratamento e a reabilitação.
O Curso de Graduação em Fisioterapia da UNIJUÍ está alocado ao Departamento de Ciências da Saúde, desde a sua criação e implantação, a partir do segundo semestre de 1999. O curso tem uma carga horária de 4290 horas/aulas, correspondendo a 286 créditos distribuídos no decorrer dos semestres e nos componentes curriculares do curso.
Objetivos
Geral
* O Curso de Fisioterapia tem como objetivos centrais a promoção da saúde, a prevenção dos agravos e a recuperação e manutenção da saúde dos sujeitos. As práticas em saúde devem ser mediadas por um fazer educacional", visando a autonomia dos sujeitos para propiciar a sua melhor qualidade de vida.
Específicos
O Curso de Fisioterapia da UNIJUÍ, terá como objetivo formar profissionais aptos a:
* atuar na prevenção, recuperação e manutenção de funções físicas e orgânicas do ser humano, com base em conhecimentos técnico-científicos que permitam desenvolver a Fisioterapia dentro de princípios éticos e legais;
* identificar-se com a política de saúde e as normas sanitárias gerais e da região onde exercer a profissão;
* participar de programas integrados de saúde para empresas e as comunidades urbana e rural, visando a prevenção de problemas fisioterápicos;
* assessorar, planejar, administrar, dirigir e orientar serviços de fisioterapia em instituições públicas, privadas ou em domicílio;
* buscar a atualização e aperfeiçoamento contínuo de conhecimentos e da prática profissional;
* envolver-se com acadêmicos e professores dos demais cursos, tanto os da área da saúde como de toda Universidade, buscando uma interação e concretizando ações conjuntas.
Além disso, espera-se que ao final do curso o acadêmico de Fisioterapia possa:
* ter capacidade crítica, criativa, reflexiva e analítica das questões relativas à sua profissão e à sociedade como um todo;
* relacionar problemas de saúde às questões de cidadania e direito humano;
* ser educador em saúde;
* contribuir para a melhoria dos níveis de saúde da população a partir de sua contribuição técnico-científica.
Perfil Profissional
Contexto de inserção regional
Dentre as características ou dimensões que intensificam a UNIJUÍ e orientam a sua ação acadêmica, destacam-se: a marca da universidade regional e interiorana, entendida como espaço de reflexão sobre problemáticas locais, sem nunca perder de vista a universidade enquanto espaço histórico, sócio-cultural; a autogestão, entendida como auto-administração da Universidade pela comunidade acadêmica, seja nas questões acadêmicas propriamente ditas, seja nos aspectos financeiros, patrimoniais e de pessoal; o comunitário, pela natureza e origem da sua legitimidade por parte da sociedade; e o desenvolvimento, em decorrência da intelectualidade da ação acadêmica, da formação de recursos humanos e do direcionamento de sua pesquisa e produção intelectual propriamente voltada à instrumentalização da região para fazer frente às suas necessidades, enraizado e articulado com o saber universal, capaz de interlocução válida com outras Universidades e centros em que também se produz o conhecimento
Essa inserção na realidade e o compromisso com a problemática do desenvolvimento regional estão expressamente estabelecidos nas políticas de Ensino, Pesquisa, Extensão, Pós-graduação e Administração da UNIJUÍ, bem como no curso de Fisioterapia, traduzidos em diversos documentos históricos, inclusive em seu plano estratégico 1996-2005, que destaca sua missão de ser uma Universidade de caráter público, a qual produz e socializa o conhecimento humano universal, particularizando-o através de sua inserção orgânica na sociedade, na perspectiva de sua construção - reconstrução.
Como resultado do desenvolvimento do projeto político-pedagógico, o egresso do curso deverá ter competência profissional para:
* Demonstrar competência técnico-científica, com responsabilidade;
* Manter-se atualizado frente às mudanças tecnológicas e inovações Científicas;
* Responsabilizar-se pela defesa da vida como eixo estruturante das suas intervenções em saúde;
* Responsabilizar-se com a transformação da realidade sócio- epidemiológica do país e particularmente da região em que atua;
* Responsabilizar-se pelo exercício ético de suas atividades profissionais e de cidadania;
* Responsabilizar-se por intervenções de caráter humanizador;
* Comprometer-se com os pressupostos do Sistema Único de Saúde
Áreas de atuação do egresso
Autônomo, nas empresas, hospitais, clínicas, clubes e spas, na rede pública de saúde, na docência e pesquisa.
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