Graduação

Em Brasilia

Preço para verificar

Descrição

  • Tipologia

    Graduação

  • Local

    Brasilia

  • Duração

    8 Semestres

O destaque é a carreira diplomática e outras da administração pública federal, estadual e municipal, na Organização das Nações Unidas e suas agências especializadas, em organizações não governamentais nacionais e internacionais, em empresas do setor privado de diversos portes, cujas atividades incluam o comércio exterior, além da carreira acadêmica. Dirigido a: O curso é voltado a quem se interesse pelas relações entre países, blocos regionais, organizações internacionais, empresas multinacionais e sociedade civil, povos e culturas.

Instalações

Localização

Início

Brasilia (Distrito Federal)
Ver mapa
Sepn 707/907 - Campus Do Uniceub - Bloco 3 - Asa Norte Brasília -Df - Cep: 70790-075, 70790-075

Início

Consultar

Perguntas & Respostas

Adicione sua pergunta

Nossos conselheiros e outros usuários poderão responder a você

Quem você quer que lhe responda?

Digite seus dados para receber uma resposta

Publicaremos apenas seu nome e pergunta

Opiniões

Programa



Qual é a formação obtida?
Bacharel em Relações Internacionais.

Qual é a duração do curso?
8 semestres letivos.

Do que trata o curso de Relações Internacionais?
O aluno irá conhecer as relações entre os países de forma analítica e crítica, sob os pontos de vista político, econômico, jurídico, antropológico, sociológico, histórico e geográfico.

O que o profissional formado em Relações Internacionais está habilitado a fazer?
Ele pode trabalhar como diplomata, analista do mercado internacional, de comércio exterior, desempenhar funções como funcionário de organizações internacionais de caráter universal ou regional, ONGs, instituições financeiras, exercer assessorias internacionais em ministérios, embaixadas e atuar no ambiente acadêmico.


Como está o mercado de trabalho na área de Relações Internacionais?
O Distrito Federal é o mercado mais positivo do Brasil para o profissional de Relações Internacionais em áreas da administração pública federal, estatais, de autarquias, organizações internacionais, embaixadas, setor privado, organizações não governamentais. Fora do DF, o mercado mais promissor encontra-se no comércio exterior.

Por que fazer o curso de Relações Internacionais no UniCEUB?
O UniCEUB oferece ao aluno o melhor curso de Relações Internacionais do setor privado do país, de acordo com o Guia do Estudante, da Editora Abril, de 2009, classificado com 4 estrelas. Além de uma das bibliotecas mais especializadas e atualizadas do DF, o curso oferece grupos de estudos sobre temas atuais, como a presença do Brasil no Haiti, o poder pós-hegemônico dos Estados Unidos, os processos culturais das Relações Internacionais e a proteção internacional à pessoa humana. O curso também oferece simulações de blocos de que o Brasil participa, como o IBAS - Índia, Brasil e África do Sul, em conjunto com alunos de Relações Internacionais da África do Sul e da Índia e em pareceria com o Ministério das Relações Exteriores. Os alunos são incentivados, desde os primeiros semestres, a ter contato bastante dinâmico com o mercado de trabalho. O UniCEUB oferece estágios supervisionados em Washington D.C. (EUA) e intercâmbios acadêmicos no Uruguai (UDELAR), no Canadá (Mount Royal University) e no México (Universidade Panamericana) e dispõe de equipe altamente especializada, formada por mestres e doutores e comprometida com os estudantes.

Quais são as características do profissional de Relações Internacionais?
É um profissional habilitado a intervir positiva e criticamente nas decisões de política externa do Brasil e dos blocos emergentes, além de reunir qualidades acadêmicas e profissionais nas áreas de direito, economia e política internacional.

Quais são os focos do curso do UniCEUB?

O curso do UniCEUB oferece formação em três eixos:

  • Política Internacional: une teoria à prática e permite visão crítica e ética de disciplinas que estruturam a política e as demais ciências sociais relacionadas ao curso.
  • Economia Internacional e Comércio Exterior: destina-se à compreensão da dinâmica dos mercados financeiros internacionais e do comércio exterior do Brasil e do mundo.
  • Direito Internacional: habilita os alunos à operação e à compreensão do ordenamento jurídico das organizações internacionais, do desarmamento e da segurança coletiva, das relações diplomáticas e consulares, do asilo territorial e diplomático, do direito dos tratados, da proteção internacional dos direitos humanos, do comércio internacional, do direito internacional ambiental, do direito penal internacional, do MERCOSUL e de convenções do direito internacional privado.

O estudo é dinamizado por disciplinas optativas, atividades acadêmicas, como cursos de extensão, seminários e pesquisas, e atividades formativas, como simulações de negociação internacional, intercâmbios profissionais e acadêmicos ao exterior e empresa júnior.

Como está estruturada a grade curricular do curso do UniCEUB?
A matriz curricular estabelece o desenvolvimento sólido nos eixos de Política Internacional, de Economia Internacional e Comércio Exterior e de Direito Internacional. Para aprimoramento em uma das áreas, nos dois últimos períodos do curso, há disciplinas optativas que permitirão o aprofundamento em um dos eixos.

Existem cursos complementares à grade curricular?
Há atividades oferecidas com a finalidade de aprofundar o conhecimento em áreas de interesse do aluno ou relacionadas ao contexto internacional. Dois exemplos são os cursos de extensão, regularmente oferecidos sobre temas importantes das Relações Internacionais, como defesa nacional, comércio exterior e política internacional.

Quais são as atividades oferecidas ao longo do curso?

  • MODEL IBSA 2010, em parceria com a University of the Witwatersrand, Johannesburgo, África do Sul e com o Ministério das Relações Exteriores;
  • Grupos de estudos: A presença do Brasil no Haiti; Núcleo de estudos do poder norte-americano; As três vertentes de proteção à pessoa humana e Os processos culturais das relações internacionais.
  • Estágio profissional em Washington (em parceria com a BrazilWorks);
  • Acordos e convênios;
  • Curso de Extensão em Defesa Nacional;
  • Curso de Extensão em História e Política Russa.

Quais são os projetos de pesquisa do curso?
O Núcleo de Diplomacia Responsável, instituído desde 2006, pesquisa a participação do Brasil na missão de paz no Haiti. O Núcleo de Estudos de Poder Norte-Americano analisa as relações bilaterais entre Brasil e Estados Unidos. Além disso, existem grupos de pesquisa que estudam a proteção internacional dos direitos dos imigrantes e as relações bilaterais entre Brasil e Uruguai.

Como definir o corpo docente?
A qualidade dos professores é um dos pontos fortes do curso do UniCEUB. Nosso quadro dispõe de mestres e doutores de grande reputação, como é o caso do professor Tarcisio Dal Maso, um dos maiores especialistas na área do Direito Internacional dos conflitos armados. Em um curso que visa formar profissionais altamente intelectualizados, capacitados a atuar em ambiente tão competitivo como as relações internacionais, a qualidade do corpo docente é um dos mais importantes quesitos para a formação do aluno.

Como definir o acervo da Biblioteca do UniCEUB relativo ao curso de Relações Internacionais?
Outro ponto que merece atenção é a bibliografia oferecida pela Instituição, que abrange Economia, Geografia, História, Direito e Ciência Política. O UniCEUB tem um dos mais atualizados acervos do Distrito Federal, e o serviço de compras da Biblioteca Reitor João Herculino é eficiente no atendimento às nossas solicitações. Além disso, o UniCEUB oferece serviço especial: o aluno pode solicitar aquisição de livros da sua área de estudos, o que contribui para manter o acervo atualizado.


Projeto pedagógico

O curso de Relações Internacionais do UniCEUB foi estruturado para oferecer ao graduando a dimensão de sua profissão. A referência instrumental de ensino, pesquisa e extensão habilita o profissional a transitar com conhecimento sólido na teoria, incluindo não só disciplinas de teoria das relações internacionais em sentido estrito, mas também as sobre política, história, geografia, antropologia; em economia, o estudo abrange, entre outros, a economia internacional, o comércio exterior, o sistema financeiro, as empresas multinacionais e transnacionais; quanto à área de direito, envolve tanto o público (direitos humanos, humanitário, ambiental) como o privado (contratos). O processo formativo funciona sob a perspectiva do mercado do internacional. Para isso, há disciplinas práticas, como Comércio Exterior I e II, estímulos profissionalizantes adicionais, como simulações e estágios supervisionados no exterior, e cursos de extensão, disciplinas optativas e linhas de pesquisa ligadas a interesses internacionais, além de laboratórios estimulados por convênios com instituições internacionais.



Relações Internacionais
CH Disciplina: 3225
Currículo: 2005/2
CH Ética: 60
CH Complementar: 0


1º Semestre
Disciplina
Carga horária
Iniciação à Ciência
75
Introdução ao Direito
75
Introdução às Relações Internacionais
75
Língua Portuguesa
75
Sociologia
75

2º Semestre
Disciplina
Carga horária
Espanhol Instrumental para Relações Internacionais
75
Geografia e Relações Internacionais
75
História das Relações Internacionais
75
Introdução à Ciência Política
75
Sistemas de Direito Comparados
75

3º Semestre
Disciplina
Carga horária
Antropologia das Sociedades Contemporâneas
75
Direito Internacional Público
75
Ética, Cidadania e Realidade Brasileira I
30
Inglês Instrumental para Relações Internacionais
75
Introdução à Economia
75
Teoria Política Moderna
75

4º Semestre
Disciplina
Carga horária
Economia Política Internacional
75
Estágio Supervisionado
75
Ética, Cidadania e Realidade Brasileira II
30
Organizações Internacionais
75
Política Externa Brasileira
75
Teoria das Relações Internacionais I
75
Teoria Política Contemporânea
75

5º Semestre
Disciplina
Carga horária
Comércio Internacional
75
Direito Internacional dos Conflitos Armados
75
Métodos Quantitativos e Estatística
75
Sociedade Civil nas Relações Internacionais
75
Teoria das Relações Internacionais II
75

6º Semestre
Disciplina
Carga horária
Comércio Exterior I
75
Direito Internacional Privado
75
Empresas Multinacionais e Transnacionais
75
Monografia I
75
Proteção Internacional dos Direitos Humanos
75

7º Semestre
Disciplina
Carga horária
Comércio Exterior II
75
Contratos Internacionais
75
Cooperação Internacional
75
Economia Brasileira
75
Monografia II
75
Optativa I
75

8º Semestre
Disciplina
Carga horária
Direito do Comércio Internacional
75
Monografia Final
75
Proteção Internacional do Meio Ambiente
75
Relações Internacionais Contemporâneas
75
Sistema Financeiro Internacional
75
Optativa II
75

Relações Internacionais

Preço para verificar