Mestrado em Desenvolvimento

Mestrado

Em Ijuí

R$ 23.913

Descrição

  • Tipologia

    Mestrado

  • Local

    Ijuí

  • Horário de aulas

    450h

O Mestrado em Desenvolvimento constitui um projeto interdepartamental de caráter interdisciplinar, recomendado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, do Ministério da Educação, através do OFÍCIO/CTC/CAPES N. 25/2002. Dirigido a: O curso tem como objetivos a geração e a consolidação da pesquisa e da produção científica, através da formação de pesquisadores, de docentes e de outros profissionais qualificados para atuação na área das Ciências Sociais Aplicadas, tendo como referência metodológica a interdisciplinaridade e como temática fundamental a gestão e as políticas do desenvolvimento e a intervenção na realidade regional, através da reflexão crítica e da busca de alternativas

Instalações

Localização

Início

Ijuí (Rio Grande do Sul)
Ver mapa
Rua Do Comércio, 3000 Cp 560 Bairro Universitário Ijuí - Rs 98.700-000, 98.700-000

Início

Consultar

Perguntas & Respostas

Adicione sua pergunta

Nossos conselheiros e outros usuários poderão responder a você

Quem você quer que lhe responda?

Digite seus dados para receber uma resposta

Publicaremos apenas seu nome e pergunta

Opiniões

Programa

O Mestrado em Desenvolvimento constitui um projeto interdepartamental de caráter interdisciplinar, recomendado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, do Ministério da Educação, através do OFÍCIO/CTC/CAPES N. 25/2002.

O Curso está adscrito a quatro Departamentos da Unijuí: DECon - Departamento de Economia e Contabilidade; DEAg - Departamento de Estudos Agrários; DEJ - Departamento de Estudos Jurídicos; DEAd - Departamento de Estudos da Administração.


O Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Desenvolvimento tem como objetivos a geração e a consolidação da pesquisa e da produção científica, através da formação de pesquisadores, de docentes e de outros profissionais qualificados para atuação na área das Ciências Sociais Aplicadas, tendo como referência metodológica a interdisciplinaridade e como temática fundamental a gestão e as políticas do desenvolvimento e a intervenção na realidade regional, através da reflexão crítica e da busca de alternativas que possam contribuir para a construção de um processo de desenvolvimento apto a gerar maior inclusão social.


Áreas de Concentração e Linhas de Pesquisa
Direito, Cidadania e Desenvolvimento

Estado, mundialização da política e desenvolvimento: Estado nacional, globalização e cidadania. Estado, multilateralismo e equidade. Processos democráticos e desenvolvimento no Brasil. O paradigma da participação e da cooperação.

Direitos Humanos, Multiculturalismo e Meio Ambiente: Direitos humanos, multiculturalismo e diálogo intercultural. Meio ambiente, cidadania e desenvolvimento. Políticas de meio ambiente e sustentabilidade.


Gestão de Organizações para o Desenvolvimento

Estratégias em Organizações: Competitividade, estratégias organizacionais e gestão de mudanças. Organizações, gestão e aprendizagem. Gestão de pessoas e comportamento organizacional. Gestão da inovação e empreendedorismo. Gestão mercadológica e comportamento do consumidor. Sistemas de apoio à gestão e processo decisório.

Administração Pública e Gestão Social: Gestão do desenvolvimento local e regional. Gestão de políticas públicas. Gestão social e cidadania corporativa. Administração pública e sociedade civil. Relações interinstitucionais no processo de desenvolvimento.


Desenvolvimento Local Sustentável

Dinâmicas e Projetos de Desenvolvimento: Análise de situações socioeconômicas e ambientais no espaço rural e urbano. Análise de sistemas de produção rurais e urbanos. Análise de estratégias de desenvolvimento sustentável. Elaboração de projetos de desenvolvimento. Avaliação socioeconômica e ambiental de projetos de desenvolvimento. Papel dos atores e das instituições no desenvolvimento.

Estudos socioeconômicos e ambientais: Análise de mercado e de cadeias produtivas. Economia do meio ambiente. Planejamento e gestão ambiental. Impacto da globalização nas dinâmicas locais de desenvolvimento. Análise de políticas e planos de desenvolvimento.


Dinâmica Curricular
O Curso de Mestrado em Desenvolvimento é integralizado em 30 (trinta) créditos, ou 450 horas compreendendo três núcleos: Núcleo de Componentes Obrigatórios (06 créditos): Teorias do Desenvolvimento (02 créditos), Metodologia da Pesquisa e do Ensino Superior (02 créditos); um componente obrigatório específico para cada Linha de Pesquisa (02 créditos); Núcleo de Componentes Eletivos: de um elenco de 14 componentes, o aluno deverá cursar no mínimo 14 créditos; Núcleo de Pesquisa Aplicada (10 créditos): abrange as atividades de elaboração do projeto de dissertação (03 créditos), compreendendo atividades coletivas (Seminários) e individuais (Orientações) conforme programação de cada Linha de Pesquisa e as atividades de elaboração da Dissertação propriamente dita (07 créditos). O Curso tem duração de 24 (vinte e quatro) meses, sendo o regime de funcionamento trimestral. Possui 30 (trinta) vagas, distribuídas entre as Linhas de Pesquisa.

Proficiência
O aluno deve, no prazo de 24 meses, e antes da defesa final da Dissertação, ter sido aprovado em exame de proficiência de língua estrangeira, realizado perante o Departamento de Estudos de Linguagem, Arte e Comunicação da Unijuí, ou Instituto credenciado para esta finalidade pelos órgãos oficiais de fomento à Pós-graduação no País.

A aprovação no exame de proficiência para o Curso de Mestrado deve ser em uma língua estrangeira, sendo aceitas pelo Programa as línguas inglesa, espanhola, francesa, italiana e alemã.


O candidato estrangeiro deve obter, até o ato da matrícula, aprovação em exame de proficiência em língua portuguesa, em exame realizado pelo Departamento de Estudos de Linguagem, Arte e Comunicação da Unijuí, ou por Instituto credenciado para esta finalidade.

Título concedido
Mestre em Desenvolvimento

Área de Concentração
Gestão e Políticas de Desenvolvimento

Linha de Pesquisa na qual o mestrando está matriculado
Direito, Cidadania e Desenvolvimento
Gestão de Organizações para o Desenvovlimento
Desenvolvimento Local Sustentável

Mestrado em Desenvolvimento

R$ 23.913