Medicina Veterinária

Graduação

Em Ijuí

Preço para verificar

Descrição

  • Tipologia

    Graduação

  • Local

    Ijuí

  • Duração

    10 Semestres

Dotar o profissional de conhecimentos para desenvolver ações e resultados voltados à área de Ciências Agrárias no que se refere à Produção Animal, Produção de Alimentos, Saúde Animal e Proteção Ambiental. Reforça ainda o compromisso com o desenvolvimento sustentável das condições de vida no planeta. Dirigido a: O médico veterinário tem contribuições específicas a dar quanto à saúde e bem-estar animal, a garantia sanitária e de qualidade dos produtos de origem animal, o controle de zoonoses e a adequação do processo produtivo animal às novas normas e exigências de um desenvolvimento sustentável

Instalações

Localização

Início

Ijuí (Rio Grande do Sul)
Ver mapa
Rua Do Comércio, 3000 Cp 560 Bairro Universitário Ijuí - Rs 98.700-000, 98.700-000

Início

Consultar

Perguntas & Respostas

Adicione sua pergunta

Nossos conselheiros e outros usuários poderão responder a você

Quem você quer que lhe responda?

Digite seus dados para receber uma resposta

Publicaremos apenas seu nome e pergunta

Opiniões

Programa

O médico veterinário tem contribuições específicas a dar quanto à saúde e bem-estar animal, a garantia sanitária e de qualidade dos produtos de origem animal, o controle de zoonoses e a adequação do processo produtivo animal às novas normas e exigências de um desenvolvimento sustentável.

O Médico Veterinário tem sido, cada vez mais, chamado a participar do processo produtivo no tocante à produção animal e produtos derivados; à saúde e bem estar animal; à saúde pública; e ao meio ambiente, questões estas que constituem as quatro grandes áreas de atuação do Médico Veterinário.

Esse profissional deve entender e se integrar ao processo de desenvolvimento da sociedade regional a partir de uma visão crítica das cadeias de produção animal. Deve estar capacitado a elaborar diagnósticos, planejar e executar ações nos diferentes níveis do processo produtivo. Em sua atuação, deve considerar os objetivos econômicos, sociais e culturais dos diferentes atores sociais, mediados pela noção de bem-estar animal, segurança alimentar e da redução dos efeitos adversos ao ambiente.



Histórico
Estudos realizados pelo Departamento de Estudos Agrários da UNIJUI indicam que a partir dos anos 1980 sistemas de produção agrícolas familiares aumentaram a produção animal, com a finalidade de atingir níveis de renda mais favoráveis.

A implantação do Curso de Medicina Veterinária já no 1º semestre de 2008 contribuirá para a consolidação das Ciências Agrárias como importante área de conhecimento da Universidade. Dadas as características da economia regional, é absolutamente coerente e necessária essa oferta. Pretende-se ampliar as reflexões sobre o desenvolvimento no meio rural, já consolidadas no Curso de Agronomia e formar um profissional Médico Veterinário capacitado a intervir nas ações de desenvolvimento local e regional, sob a ótica da produção, da saúde e bem-estar animal.


Objetivos

Geral

Dotar o profissional de conhecimentos para desenvolver ações e resultados voltados à área de Ciências Agrárias no que se refere à Produção Animal, Produção de Alimentos, Saúde Animal e Proteção Ambiental. Reforça ainda o compromisso com o desenvolvimento sustentável das condições de vida no planeta. A formação do Médico Veterinário deverá dar suporte para que o mesmo, ao intervir, considere os interesses dos diferentes grupos que demandam seus serviços e as conseqüências da sua atuação para a sociedade e o meio ambiente nas suas várias escalas (espacial e temporal).

Compreender a dinâmica da realidade agrária e ter capacidade de propor projetos de desenvolvimento adaptados às condições e aos atores locais. O profissional terá sólida formação em medicina de rebanhos, tendo grande capacidade de avaliar situações de riscos sanitários e de propor e gerir programas que as evitem de forma preventiva. Isso requer conhecimentos que associem as tecnologias de produção aos aspectos de saúde, bem-estar animal e preservação ambiental.


Perfil Profissional
Contexto de inserção regional

O curso formará um profissional com perfil descrito nas quatro categorias abaixo:

1) Capacidade de conhecer o meio onde atua:

* Conhecimento da dinâmica da agropecuária em suas linhas gerais e capacidade para, a partir da observação, do emprego de ferramentas teóricas e metodológicas adequadas, rapidamente compreender as especificidades do local;

* Conhecer e reconhecer as relações que se estabelecem entre o homem e os animais de companhia;

* Conhecimento dos princípios da ecologia e capacidade para reconhecer os riscos de desagregação ambiental e os desequilíbrios do meio ambiente devido às atividades que orienta no local onde se encontra atuando.

* Conhecimento sobre as bases da epidemiologia e capacidade de agregar e gerar informações que possam auxiliar na compreensão das ocorrências de problemas de saúde local.

2) Competência técnica, entendida como um conjunto de saberes, saber fazer e saber buscar respostas aos problemas, inserindo-os dentro do contexto onde se manifestam (ambiental, social, econômico, cultural).

3) Atuar como educador considerando o "demandador de serviço" como sujeito do processo no qual se insere a demanda, entendendo que esse sujeito deve compreender o processo envolvido de tal forma que possa contribuir para a superação do problema.

4) Atuação cooperativa, ou seja, trabalhar a partir de grupos profissionais ou instituições da mesma área e/ou de áreas afins que possibilitem um constante aprimoramento e contribuam para a sua qualificação.
Áreas de atuação do egresso

O setor de produção agropecuário encontra-se em expansão e enfrenta importantes desafios, alguns estão associados às novas exigências de qualidade, sanitárias e ecológicas, o que demanda profissionais cada vez mais capacitados para atuar na orientação de processos e na gestão. A atuação em clínicas e hospitais veterinários em grandes cidades e a responsabilidade técnica em farmácias veterinárias tem sido mais um espaço para o veterinário. Destaque deve ser dado ao crescimento da atuação de Médicos Veterinários na indústria e revenda de fármacos, produtos biológicos e alimentares para animais.


Medicina Veterinária

Preço para verificar