Matematica
Graduação
Em Ouro Fino
Descrição
-
Tipologia
Graduação
-
Local
Ouro fino
-
Duração
6 Semestres
O objetivo do Curso de Licenciatura em Matemática é formar um professor de Matemática para a segunda fase do Ensino Fundamental e para o Ensino Médio, bem como, um professor de Física para o Ensino Médio. Para tanto é necessário desenvolver um processo de formação profissional que leve os egressos a desempenhar funções de: Organizador: para desempenhar esta função o futuro professor deve conhecer
Instalações
Localização
Início
Início
Opiniões
Programa
Organizador: para desempenhar esta função o futuro professor deve conhecer as condições sócio-culturais, expectativas e competência cognitiva dos alunos, bem como ter competência para escolher problemas que possibilitem a construção de conceitos e procedimentos, tendo em vista os objetivos propostos.
Facilitador: para isso ele deve fazer explanações, oferecer materiais, textos e informações, que o aluno não obteria, por si só.
Mediador: reunir os procedimentos empregados e as diferenças encontradas, promover o debate sobre resultados e métodos, orientar às reformulações e valorizar as soluções mais adequadas, elaborando uma síntese, em função das expectativas de aprendizagem, previamente, estabelecidas em seu planejamento.
Incentivador: nessa função, deverá estimular à cooperação entre os alunos, e utilizar o confronto entre o que um aluno pensa e o que pensam seus colegas, ou seu professor, para formulação de argumentos.
Avaliador: como avaliador deverá identificar e interpretar, mediante observação, diálogo e instrumentos apropriados, sinais e indícios das competências desenvolvidas pelos alunos. Levar o aluno à auto-avaliação, tendo consciência de suas conquistas e possibilidades para que possa reorganizar suas atitudes, diante do processo de aprendizagem.
Para isso o objetivo deste curso é proporcionar ao futuro professor de Matemática:
· sólida formação de conteúdos matemáticos;
· conhecimento de metodologias de ensino e aprendizagem e adequação destas ao conteúdo específico;
· uma formação que possibilite tanto a vivência crítica da realidade do ensino básico, como também a experimentação de novas propostas que considerem a evolução dos estudos da educação matemática;
· uma formação geral complementar, envolvendo outros campos do conhecimento, necessários ao exercício do magistério;
· conhecimento de matemática e incentivo à pesquisa que dêem subsídios ao ingresso a cursos de pós-graduação lato-sensu e strictu-sensu.
Matriz Curricular
Periodo 01
LINGUA PORTUGUESA
HISTORIA DA MATEMATICA
CALCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL I
FUNDAMENTOS DA MATEMATICA
GEOEDUCLIDIANA E DESENHO GEO I
PRATICA I (METOD, MATE E CONSTR GEO)
ATIVIDADES ACADÊMICAS CIENTÍFICAS E CUTURAIS I -AA
Periodo 02
ATIVIDADES ACADÊMICAS CIENTÍFICAS E CULTURAI II
METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTIFICA
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA
FUNDAMENTOS DA MATEMÁTICA II
ESTATÍSTICA
GEOEUCLIDIANA E DESENHO GEO II
CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL II
FISICA GERAL E EXPERIMENTAL II
PRÁTICA II (METODOLOGIA MATEMATICA)
Periodo 03
PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA
NOVAS TECNOLOGIAS DA MATEMÁTICA
FUNDAMENTOS DA MATEMÁTICA III
CÁLCULO DIFERENCIAL INTEGRAL III
ALGEBRA
FÍSICA GERAL E EXPERIMENTAL II
PRÁTICA III (METODOLOGIA MATEMÁTICA-CÁCULO)
ATIVIDADES ACADÊMICAS CIENTÍFICA E CULTURAIS III
Periodo 04
ATIVIDADES ACADÊMICAS CIENTÍFICAS IV
TEORIA DOS NÚMEROS
GEOMETRIA ANALÍTICA I
FUNDAMENTOS DA MATEMÁTICA IV
DIDÁTICA
CÁLCULO DIFERENCIAL INTEGRAL IV
FÍSICA GERAL E EXPERIMENTAL III
PSICOLOGIA DA APRENDIZAGEM
PRÁTICA IV(METOLOGIA MATEMÁTICA)
Periodo 05
EQUAÇÕES DIFERENCIAIS
LÓGICA E CONJUNTOS
ALGEBRA LINEAR
PRÁTICA V ( METODOLOGIA MATEMÁTICA- CÁLCULO)
GEOMETRIA ANALÍTICA II
FÍSICA GERAL E EXPERIMENTAL IV
ESTÁGIO SUPERVISIONADO I
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO -TCC
Periodo 06
ESTÁGIO SUPERVISIONADO II
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO- TCC
POLÍTICAS PUBLICAS E ADMIN ESCOLAR
LIBRAS
TÓPICOS ESPECIAIS
ANÁLISE MATEMÁTICA
ALGEBRA LINEAR II
GEOMETRIA ESPACIAL E DESCRITIVA
Informação adicional
Matematica