Graduação

Em Taubate

R$ 1.588

Descrição

  • Tipologia

    Graduação

  • Local

    Taubate

  • Duração

    3 Anos

O curso de Licenciatura em Letras, pioneiro na região, oferece habilitações em Português e Língua Estrangeira Moderna - Espanhol ou Inglês, com as respectivas Literaturas, e em Português e Literaturas de Língua Portuguesa.

Instalações

Localização

Início

Taubate (São Paulo)
Ver mapa
Rua 04 de Março, Nº 432 - Centro - Taubaté / Sp - Cep: 12020-270, 12020-270

Início

Consultar

Perguntas & Respostas

Adicione sua pergunta

Nossos conselheiros e outros usuários poderão responder a você

Quem você quer que lhe responda?

Digite seus dados para receber uma resposta

Publicaremos apenas seu nome e pergunta

Opiniões

Programa

O curso de Licenciatura em Letras, pioneiro na região, oferece habilitações em Português e Língua Estrangeira Moderna - Espanhol ou Inglês, com as respectivas Literaturas, e em Português e Literaturas de Língua Portuguesa.

Predominantemente composto por doutores e mestres em Lingüística, Lingüística Aplicada ou Literatura(s), o corpo docente do curso prima por suas ações de ensino pautadas pela integração entre a teoria e a prática, em um processo que leva continuadamente à construção e reconstrução dos conhecimentos dos futuros professores de línguas e literaturas. Isso, somado à utilização de novas tecnologias, prepara os acadêmicos para sua (futura) vida profissional.

Os alunos de Letras contam também com: projetos e cursos de extensão coordenados pelos professores do curso, que lhes oferecem a oportunidade de fazer a ponte entre os conhecimentos acadêmicos construídos em sala de aula e os diversos contextos da comunidade geral; projetos de pesquisa, que, igualmente coordenados pelos professores do curso, muitos dos quais fazem parte do corpo docente do Programa de Pós-graduação em Lingüística Aplicada - Mestrado, da Universidade, propiciam a esses alunos a oportunidade de elaborar e desenvolver seus próprios projetos, vinculados e integrados aos primeiros, sejam eles projetos de Iniciação Científica (PIC-UNITAU e PIBIC-UNITAU/CNPQ) ou projetos de Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC); e o programa de Atividades Acadêmico-Científico-Culturais (AACC), que envolve a participação em atividades diversas, como as da Semana do Departamento ou as de outros eventos científico-culturais.

Profissionalmente, os graduados em Letras podem atuar como professores de línguas: materna e estrangeiras (Inglês e Espanhol) em escolas públicas e particulares da rede regular de ensino, e em escolas de idiomas. Nas escolas da rede regular de ensino, eles também têm oportunidades de trabalho como coordenadores ou supervisores de área, e como diretores em escola de idiomas. As portas podem se abrir para os licenciados em Letras atuarem também como pesquisadores, críticos literários, revisores de textos, secretários, assessores culturais e tradutores, entre outras atividades afins.

Nesse sentido, o curso de Letras oferece também aos já graduados na área, a oportunidade de darem continuidade à sua educação profissional e acadêmica, uma vez que a esse curso vinculam-se cursos de especialização (lato sensu) em: Literatura, Língua Inglesa: Tópicos em Ensino e Aprendizagem, Gramática e Uso de Língua Portuguesa, Leitura e Produção de textos em Língua Portuguesa, além do Mestrado em Lingüística Aplicada.


Área: Humanas

Grau Acadêmico: Licenciatura

Habilitações: Português e Língua Estrangeira Moderna (Espanhol ou Inglês), com as respectivas Literaturas, e Português e Literaturas de Língua Portuguesa

Regime: Seriado anual

Período: Matutino e Noturno

Número de Vagas: 60/80

Duração do Curso: 3 anos

Renovação do Reconhecimento: Português e Língua Estrangeira Moderna: Inglês - 2002, Português e Língua Estrangeira Moderna: Espanhol - 2003, e Português e Literaturas de Língua Portuguesa - 2002


Conceito último ENADE: 3,0



Grade curricular das três Habilitações

1a série

Deliberação CONSEP Nº 361/03

Habilitação em Português e Língua Estrangeira Moderna - Espanhol ou Inglês, com as respectivas Literaturas

Habilitação em Português e Literaturas de Língua Portuguesa

Atividades Acadêmico-Científico-Culturais (AACC) I

História e Políticas Educacionais

Língua Portuguesa I

Lingüística

Literatura Brasileira I

Literatura Portuguesa I

Teoria Literária I

Cultura Latina

Prática Desportiva

Língua Inglesa / Espanhola I (204)



2a série

Inglês / Espanhol

Atividades Acadêmico-Científico-Culturais (AACC) II

Didática Específica I

Estágio Curricular Supervisionado I

Língua Portuguesa II

Literatura Brasileira II

Literatura Portuguesa II

Teoria Literária II

Psicologia da Educação

Prática Desportiva

Literatura Inglesa e Norte-Americana / Espanhola I

Língua Inglesa / Espanhola II (204)


3a série

Inglês / Espanhol

Atividades Acadêmico-Científico-Culturais (AACC) III

Didática Específica II

Didática e Orientação de Práticas de Ensino

Estágio Curricular Supervisionado II

Língua Portuguesa III

Gestão Educacional

Literatura Brasileira III

Literatura Portuguesa III

Trabalho de Conclusão de Curso (TCC)

Língua Inglesa / Espanhola III

Literatura Inglesa e Norte-Americana / Espanhola II

Letras

R$ 1.588