Hardware 2 - Redes & Cabeamento

Curso profissionalizante

Em São Paulo

R$ 616

Descrição

  • Tipologia

    Curso profissionalizante

  • Local

    São paulo

  • Horário de aulas

    30h

O Curso de Redes e Cabeamento é um curso profissionalizante que visa ensinar o aluno a conectar computadores em rede: desde o planejamento e a montagem física da rede até a configuração dos softwares necessários. Dirigido a: quem deseja aprender a trabalhar com redes - desde o planejamento e a montagem física da rede até a configuração dos softwares necessários.

Instalações

Localização

Início

São Paulo
Ver mapa
Al. Santos, 1293 - 9º Andar Jd. Paulista - São Paulo - Sp - 01419-001 - Brasil, 01419-001

Início

Consultar

A ter em conta

Módulo do Windows + Internet - é desejável que tenha feito o curso Hardware 1 - Montagem & Manutenção de Computadores com Windows e Linux (ou ter conhecimentos equivalentes).

Perguntas & Respostas

Adicione sua pergunta

Nossos conselheiros e outros usuários poderão responder a você

Quem você quer que lhe responda?

Digite seus dados para receber uma resposta

Publicaremos apenas seu nome e pergunta

Opiniões

Programa

O Curso de Redes e Cabeamento é um curso profissionalizante que visa ensinar o aluno a conectar computadores em rede: desde o planejamento e a montagem física da rede até a configuração dos softwares necessários.

Na primeira parte, são ensinados todos os conceitos de rede, as diferentes arquiteturas de rede (Cliente Servidor, Rede Ponto-a-Ponto, etc), os tipos de servidores de rede, as diferentes topologias de redes, os padrões e protocolos de comunicação normalmente utilizados (IPX, SPX, TCP/IP, TCP/IP v6, etc) e toda a parte de endereçamento (TCP-IP, máscaras de sub-rede, DHCP, etc). Este módulo, e o restante do curso, são sempre apresentados alternando explicações teóricas e exercícios práticos.

Em seguida, o aluno aprende a lidar com a parte física da rede: instalação e configuração de placas de rede, utilização de hubs, switches, keystones, patch pannels, etc. Nesta parte também é ensinado todo o trabalho de cabeamento, utilização de equipamentos como o Lan-Tester, ferramentas para montagem de conectores & cabos, identificação de cabos, etc.

Terminada a montagem da parte física da rede, é iniciada a parte de software da rede: o aluno aprende a montar uma rede utilizando estações com Windows. Nesta etapa são feitas dezenas de exercícios práticos de compartilhamento de pastas, arquivos, aplicativos e impressoras. O aluno também aprende a configurar roteadores para, por exemplo, compartilhar e controlar um acesso à internet via banda larga.

Após os exercícios utilizando uma rede cabeada, as mesmas operações são feitas utilizando uma rede sem fio (Wireless). Este assunto é tratado desde a instalação de placas de rede Wi-Fi até a configuração de um roteador sem fio, passando por assuntos como tecnologias disponíveis (802.11, 802.11b, 802.11g, etc) e recursos de segurança (WPA, WEP, etc). Em sala de aula são feitos diversos exercícios práticos, inclusive com dispositivos móveis (celulares). A tecnologia Bluetooth também é analisada e testada neste momento.

Na sequência, são integradas a essa rede, estações com o sistema operacional Linux. O objetivo é montar um parque misto onde máquinas com Windows compartilham recursos com máquinas Linux (acesso à internet, compartilhamento de arquivos e demais recursos de um servidor Samba-Linux).

No final, o aluno aprenderá as configurações básicas de um servidor Windows e os conceitos de uma rede cliente / servidor: criar senhas de rede, criação de contas & grupos de usuários em domínios e até a configuração de um servidor de arquivos simples.

Como todos os outros cursos da CompuClass, este é um curso prático - durante as aulas o aluno vai realmente montar uma rede com as próprias mãos - do cabeamento à configuração dos softwares. O laboratório é completo com diversas máquinas, e ferramentas para realmente preparar o aluno para a "nova" profissão.

Venha conferir!

Hardware 2 - Redes & Cabeamento

R$ 616