Gestão Comercial
Graduação
Em Canoas
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Descrição
-
Tipologia
Graduação
-
Local
Canoas
-
Duração
2 Anos
Instalações
Localização
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Canoas
(Rio Grande do Sul)
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V. Farroupilha, Nº 8001 · Bairro São José, 92425-900
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Programa
O Curso
O curso busca proporcionar e desenvolver o conceito de ética nos negócios e nas empresas, com visão estratégica, com rentabilidade, desenvolvimento, e crescimento para as empresas, funcionários e comunidade. Tem por objetivo formar tecnólogos em Gestão Comercial, assim como qualificar profissionais que queiram atuar neste segmento.
Objetivos Específicos
Proporcionar ferramentas técnicas e operacionais para desenvolver atividades da área específica nos seguintes pontos:
a) Relacionamento com clientes: co-gestão do varejo; redefinição do profissional de vendas; marketing apoiado em serviços; tecnologia;
b) Tecnologia da informação: qualidade da gestão da informação; alinhamento entre o sistema de informações e estratégias da empresa; novas ferramentas para aperfeiçoar performances operacionais e financeiras; EDI (Eletronic Data Interchange); internet; banco de dados; comercio virtual;
c) Relacionamento com fornecedores: avaliação de fornecedores; funções de marketing, do comprador; parcerias e alianças com a indústria; composição do mix e determinação do preço; ações conjuntas de marketing e novas tecnologias tais como: EDI (troca eletrônica de dados); CRP (abastecimento contínuo); VMI (estoque gerenciado pelo vendedor) e gerenciamento por categorias;
d) Logística e cadeia de abastecimento: gestão de armazéns; gestão de pedidos; gestão de estoques; gestão de transportes; padronização de embalagens, palets, caminhões, informações; ECR (resposta eficiente ao consumidor);
e) Finanças e controladoria: visão sistêmica independente das áreas produtivas; reformulação de antigos padrões para atuar como ferramenta voltada para o mercado e para o cliente; utilização de ferramentas como: EVA (Economic Value Added/ Valor Econômico Adicionado), ABC (Activity Based Costing/ custeio baseado em atividades), ABM (Activity Based Manegement/ gerenciamento baseado em atividades) e gestão de crédito e relacionamento com os bancos;
f) Recursos humanos: profissionalizar a gestão de recursos humanos; relação direta com a produtividade individual e com a lucratividade; cargos e salários; recrutamento e seleção; treinamento e desenvolvimento; avaliação de desempenho profissional; programas de qualidade; gerenciamento de equipes e mudanças capacitação de um corpo gerencial.
Módulos do Curso
A matriz curricular está formatada em quatro módulos que proporcionam a terminalidade profissional e qualificação para o trabalho.
1º Módulo: Certificado de qualificação profissional de nível tecnológico em Assistente Administrativo.
2º Módulo: Certificado de qualificação profissional de nível tecnológico em Assistente Operacional.
3º Módulo: Certificado de qualificação profissional de nível tecnológico em Assistente Comercial.
4º Módulo: Certificado de qualificação profissional de nível tecnológico em Gestor Comercial.
Ao concluir os quatro módulos, o aluno recebe o diploma de graduação de tecnólogo em Gestão Comercial A matriz curricular também oferece a oportunidade de cursar os módulos de forma alternativa.
Egresso
O egresso ao concluir o curso estará apto a:
Projeto Pedagógico
O curso tem um enfoque humano e técnico, sendo a formação dos alunos alcançada principalmente na sala de aula através do desenvolvimento de habilidades de relacionamento e comunicação. Caracteriza-se por ter o domínio das tecnologias digitais e de informação utilizadas na gestão de empresas em geral.
Missão do Curso
Formar profissionais aptos a atuarem nos segmentos de varejo, atacado e distribuição, sendo este curso superior uma referência no mercado.
Visão do Curso
Estar sempre à frente do seu tempo, com desenvolvimento constante de pesquisa, tecnologia sempre visando o mercado e suas necessidades, valorizando o fator humano e ético nos negócios.
Atividades Acadêmicas
O curso oferece atividades extracurriculares como:
O curso busca proporcionar e desenvolver o conceito de ética nos negócios e nas empresas, com visão estratégica, com rentabilidade, desenvolvimento, e crescimento para as empresas, funcionários e comunidade. Tem por objetivo formar tecnólogos em Gestão Comercial, assim como qualificar profissionais que queiram atuar neste segmento.
Objetivos Específicos
Proporcionar ferramentas técnicas e operacionais para desenvolver atividades da área específica nos seguintes pontos:
a) Relacionamento com clientes: co-gestão do varejo; redefinição do profissional de vendas; marketing apoiado em serviços; tecnologia;
b) Tecnologia da informação: qualidade da gestão da informação; alinhamento entre o sistema de informações e estratégias da empresa; novas ferramentas para aperfeiçoar performances operacionais e financeiras; EDI (Eletronic Data Interchange); internet; banco de dados; comercio virtual;
c) Relacionamento com fornecedores: avaliação de fornecedores; funções de marketing, do comprador; parcerias e alianças com a indústria; composição do mix e determinação do preço; ações conjuntas de marketing e novas tecnologias tais como: EDI (troca eletrônica de dados); CRP (abastecimento contínuo); VMI (estoque gerenciado pelo vendedor) e gerenciamento por categorias;
d) Logística e cadeia de abastecimento: gestão de armazéns; gestão de pedidos; gestão de estoques; gestão de transportes; padronização de embalagens, palets, caminhões, informações; ECR (resposta eficiente ao consumidor);
e) Finanças e controladoria: visão sistêmica independente das áreas produtivas; reformulação de antigos padrões para atuar como ferramenta voltada para o mercado e para o cliente; utilização de ferramentas como: EVA (Economic Value Added/ Valor Econômico Adicionado), ABC (Activity Based Costing/ custeio baseado em atividades), ABM (Activity Based Manegement/ gerenciamento baseado em atividades) e gestão de crédito e relacionamento com os bancos;
f) Recursos humanos: profissionalizar a gestão de recursos humanos; relação direta com a produtividade individual e com a lucratividade; cargos e salários; recrutamento e seleção; treinamento e desenvolvimento; avaliação de desempenho profissional; programas de qualidade; gerenciamento de equipes e mudanças capacitação de um corpo gerencial.
Módulos do Curso
A matriz curricular está formatada em quatro módulos que proporcionam a terminalidade profissional e qualificação para o trabalho.
1º Módulo: Certificado de qualificação profissional de nível tecnológico em Assistente Administrativo.
2º Módulo: Certificado de qualificação profissional de nível tecnológico em Assistente Operacional.
3º Módulo: Certificado de qualificação profissional de nível tecnológico em Assistente Comercial.
4º Módulo: Certificado de qualificação profissional de nível tecnológico em Gestor Comercial.
Ao concluir os quatro módulos, o aluno recebe o diploma de graduação de tecnólogo em Gestão Comercial A matriz curricular também oferece a oportunidade de cursar os módulos de forma alternativa.
Egresso
O egresso ao concluir o curso estará apto a:
- Desenvolver habilidades de relacionamento interpessoal;
- Desenvolver e aperfeiçoar, por escrito, habilidades de comunicação;
- Saber definir alvos e identificar oportunidades;
- Ser um formador de equipe;
- Manter-se bem informado sobre as tendências atuais entre os consumidores.
Projeto Pedagógico
O curso tem um enfoque humano e técnico, sendo a formação dos alunos alcançada principalmente na sala de aula através do desenvolvimento de habilidades de relacionamento e comunicação. Caracteriza-se por ter o domínio das tecnologias digitais e de informação utilizadas na gestão de empresas em geral.
Missão do Curso
Formar profissionais aptos a atuarem nos segmentos de varejo, atacado e distribuição, sendo este curso superior uma referência no mercado.
Visão do Curso
Estar sempre à frente do seu tempo, com desenvolvimento constante de pesquisa, tecnologia sempre visando o mercado e suas necessidades, valorizando o fator humano e ético nos negócios.
Atividades Acadêmicas
O curso oferece atividades extracurriculares como:
- Cursos de extensão;
- Incentivo à pesquisa;
- Visitas de campo durante o semestre;
- Disciplinas que utilizam o LABIN para atividades específicas do curso;
- Palestras promovidas pelo curso e pelo Centro;
- Semana Acadêmica;
- Incentivo a cursar os cursos de pós-graduação presencial e pós-graduação EAD oferecidos pela Universidade;
- Incentivo às disciplinas de nivelamento (Português, Matemática e Informática);
- Participação incentivada na cultura (Coral).
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