FMEA – Análise dos Modos de Falha e Seus Efeitos – Failure Modes and Effects Analysis – 4ª Edição

Curso

Online

R$ 90

Descrição

  • Tipologia

    Curso

  • Metodologia

    Online

Este Curso e-Learning de Análise dos Modos de Falha e Seus Efeitos (FMEA  4ª Edição), através das análises de teorias e de práticas, conduzirá você ao pleno entendimento da Metodologia FMEA (Análise dos Modos de Falha e seus Efeitos). Você se tornará habilitado a atuar preventivamente na busca de melhorias n.. Dirigido a: Profissionais de engenharia, processos, produção, qualidade envolvidos em análises de falhas, ações corretivas e preventivas.

Perguntas & Respostas

Adicione sua pergunta

Nossos conselheiros e outros usuários poderão responder a você

Quem você quer que lhe responda?

Digite seus dados para receber uma resposta

Publicaremos apenas seu nome e pergunta

Opiniões

Programa

Objetivos do Curso de Análise dos Modos de Falha e Seus Efeitos (FMEA - 4ª Edição)

Este Curso e-Learning de Análise dos Modos de Falha e Seus Efeitos (FMEA - 4ª Edição), através das análises de teorias e de práticas, conduzirá você ao pleno entendimento da Metodologia FMEA (Análise dos Modos de Falha e seus Efeitos). Você se tornará habilitado a atuar preventivamente na busca de melhorias nos procedimentos de projetos e de processos, tornando-o um profissional de sucesso, atualizado com a Metodologia FMEA, uma das ferramentas mais importantes da norma ISO/TS 16949.
Com o Curso de Análise dos Modos de Falha e Seus Efeitos (FMEA - 4ª Edição), você irá:

· Conhecer um método estruturado de prevenção de problemas, no planejamento de projetos (DFMEA) e de processos (PFMEA).

· Entender a sistemática do diagrama de blocos (uso no DFMEA), e do fluxograma de processo (uso no PFMEA).

· Aprender a descrever os formulários de apoio e o desenvolvimento dos vários FMEA's.

· Conhecer a utilização da ferramenta, com exemplos.

· Comparar as interfaces entre os diferentes tipos de FMEA.

· Identificar as ligações do FMEA com a ISO/TS 16949 (Technical Specification), o APQP (Planejamento Avançado da Qualidade do Produto) e o PPAP (Processo de Aprovação de Peças de Produção).

Observação

Não é necessário ter o manual FMEA para realizar este curso. Interessados podem adquiri-lo através do site do Instituto da Qualidade Automotiva.

Conteúdo Programático

Módulo I

FMEA - Análise dos Modos de Falha e Seus Efeitos - Failure Modes and Effects Analysis - 4ª Edição. Conceitos básicos do FMEA, os benefícios da sua implementação, alguns de seus sistemas de trabalho e as mudanças introduzidas pela 4ª Edição.

Módulo II

Práticas do DFMEA (Planejamento do Projeto), aplicando-as em situações do dia a dia.

Módulo III

Práticas do PFMEA (Planejamento do Processo), aplicando-as em situações do dia a dia.

Módulo IV

FMEA como parte integrante da Norma ISO/TS 16949, do APQP e do PPAP.

Público-Alvo

Profissionais de engenharia, processos, produção, qualidade envolvidos em análises de falhas, ações corretivas e preventivas.

Características do Curso

O Curso de Análise dos Modos de Falha e Seus Efeitos (FMEA - 4ª Edição) é composto por aproximadamente 140 slides com áudio, contendo explicações detalhadas de cada tópico do slide. Muitos slides possuem exemplos práticos e experiências do instrutor, e cada módulo do curso possui exercícios para ajudar no aprendizado. O tempo estimado para executar o curso pode variar entre 8 e 12 horas, dependendo do desempenho do aluno, que pode começar o curso quando quiser, podendo ainda rever as aulas várias vezes. Disponibilizamos acesso a um fórum de discussão, para que o aluno possa enviar dúvidas diretamente ao instrutor do curso, que responderá em até 48 horas.
FMEA - Failure Modes and Effects Analysis (Análise dos Modos de Falha e seus Efeitos)Metodologia FMEA

FMEA - Failure Modes and Effects Analysis (Análise dos Modos de Falha e seus Efeitos) representa uma ferramenta preventiva, aplicada ao desenvolvimento de produtos e de processos. Ele pode, também, ser aplicado em modificações e ou melhorias que se queira introduzir em projetos e processos antigos ou, ainda, quando existem modificações no ambiente de trabalho. É um método analítico sistemático, para identificar problemas potenciais, suas causas e efeitos, com a execução de trabalho em equipe. É um documento vivo, devendo estar em constante atualização, interagindo com os planejamentos da produção e da qualidade, através dos Planos de Controle. Seu resultado é bastante visível, pois a elaboração de sua documentação permite um conhecimento coletivo, já que é feita por equipes multifuncionais.

O sucesso da implementação da Metodologia FMEA está ligado às ações desenvolvidas "antes do evento" (método preventivo), não sendo um exercício "depois do fato". As ações resultantes do FMEA podem reduzir ou eliminar as chances de se implementar uma alteração, que venha a criar uma preocupação à empresa. Parte de sua avaliação, e de sua análise, está voltada a estabelecer uma estimativa do risco de lançamento (do produto ou do processo).

O FMEA vem se firmando como uma das ferramentas mais importantes do aprimoramento contínuo da qualidade, e da redução dos custos operacionais. Com ele, a empresa tende a ser cada vez mais competitiva no mercado globalizado de hoje e, desta forma, consegue atender melhor às exigências crescentes dos clientes.
Manual FMEA - 4ª Edição, 2008

O Manual de Análise dos Modos de Falha e seus Efeitos (4ª Edição, de 2008) foi elaborado pela AIAG - Automotive Industry Action Group, envolvendo fortemente a Crysler, a Ford e a GM. Faz parte do conjunto de Manuais APQP, PPAP, MSA e CEP, cada um tendo passado por diferentes edições, e utilizados em conjunto com a norma ISO/TS 16949:2009. O Manual FMEA fornece diretrizes para "sistemas de medição genéricos", e é uma introdução à análise de sistemas de medição, que não limita a evolução de métodos ajustados a processos particulares.

A nova atualização do manual FMEA tem como diferencial o foco no cliente em todas as fases de desenvolvimento do produto, para minimizar o risco de alterações e, principalmente, atender as expectativas do mesmo. Esta edição possui mais conteúdo, além de esclarecer dúvidas freqüentes para a elaboração de Análises de Modos de Falha e seus Efeitosos nas organizações. Outra alteração é o alinhamento entre os pontos em comum dos dois principais tipos de FMEA: o DFMEA e o PFMEA. Esta publicação também enfatiza que o FMEA é parte do APQP e não deve ser considerado um evento individual. O FMEA ajuda na identificação de falhas em produtos e processos, viabilizando sua prevenção ou correção.
ISO/TS 16949

A ISO/TS 16949 foi desenvolvida pelo IATF (International Automotive Task Force) e por representantes do ISO/TC 176 (Gerenciamento e Garantia da Qualidade), e seus sub-comitês. A ISO/TS 16949 especifica requisitos do sistema de gestão da qualidade para projeto, desenvolvimento, produção e, se relevante, instalação e serviços associados de produtos automotivos. Aplica-se a "sites" fornecedores e sub-fornecedores de peças de produção e serviços, que forneçam peças ou materiais, tratamento térmico ou superficial, pintura, acabamento, ou outro serviço, ou outros produtos especificados pelo cliente.

A norma ISO/TS 16949 se divide em Prefácio, Introdução (Parte 0), Escopo (Parte 1); Referências Normativas (Parte 2), Termos e Definições (Parte 3), Requisitos do sistema de gestão (Partes 4, 5, 6, 7 e 8), Plano de controle (Anexo A) e Bibliografia e está na sua terceira edição, A ISO/TS 16949:2009 cancela e substitui as versões anteriores.

A edição dos manuais de referência da ISO/TS 16949 no idioma original do país facilita e aprimora o processo de implantação do Sistema de Gestão da Qualidade nas empresas, a ABNT está trabalhando na tradução e esta deve ser publicada até o final do ano a versão 2009 da ISO/TS 16949. Por enquanto em português só temos a versão ISO/TS 16949:2002, como as mudanças são pequenas e relacionadas as alterações da norma ISO 9001 da versão 2000 para a 2008 pode-se utilizar a norma ISO/TS 16949: 2002 em português em conjunto com a ISO 9001:2008 que foi lançada pela ABNT em português no final do ano passado. As normas podem ser adquiridas pelo site da ABNT ou pelo site do IQA.

Além da própria norma a Especificação Técnica ISO/TS 16949, contendo os requisitos da norma ISO 9001:2008 e os requisitos específicos da indústria automotiva mundial, os quais são obrigatórios para a implementação e certificação dos fornecedores automotivos, podendo também ser aplicada em empresas de toda a cadeia de fornecimento da indústria automotiva. Ainda podemos contar com os seguintes manuais:
Diretrizes IATF

Dão suporte à ISO/TS 16949, com exemplos, aplicações, práticas ou explicações. Estas Diretrizes tem o objetivo de esclarecer os requisitos da ISO/TS e auxiliar o processo de implementação dos requisitos nas empresas.
Manuais AIAG utilizados em conjunto com a ISO/TS 16949

A ISO/TS, hoje na versão 2009, veio da junção das Normas ISO 9001:2000 (versão atual de 2008) e QS 9000:1998, além de envolver outras normas auxiliares, na busca de uma visão integrada do Sistema de Gestão da Qualidade. Assim, além dos manuais próprios dessas várias normas, a área automotiva utiliza outros manuais em conjunto com a ISO/TS 16949, tendo os mesmos passado por várias edições. Os fornecedores da Crysler, a Ford e a GM devem analisar todos os manuais conjuntamente com a norma ISO/TS 16949 (recomenda-se adquiri-los). Hoje os Manuais estão nas seguintes versões:

· MSA - Análise dos Sistemas de medição (3ª edição, de 2002)
· CEP - Controle Estatístico do Processo (2ª edição, de 2005)
· APQP - Planejamento Avançado da Qualidade do Produto - Plano de Controle (1ª Edição, de 2006)
· PPAP - Processo de Aprovação de Peças de Produção (4ª edição, de 2006)
· CQI 10 - Solução Eficaz de Problema (2ª edição, de 2007)
· APQP - Planejamento Avançado da Qualidade do Produto (2ª Edição, de 2008)
· FMEA - Análise dos Modos de Falha e seus Efeitos (4ª edição, de 2008)
Lista de Verificação

É uma ferramenta de apoio ao treinamento de pessoal e ao processo de auditorias internas, contendo perguntas normalmente feitas em processos de auditoria, referentes à Especificação Técnica ISO/TS 16949:2002. Inclui também uma orientação ao auditor interno sobre as evidências objetivas a serem buscadas na execução de uma auditoria na empresa. Este manual não é mais item obrigatório para certificação, porém possui valor relevante para treinamento de pessoal.
Regras ISO/TS 16949 3ª edição

São direcionadas para as empresas e profissionais envolvidos no processo de certificação, definem o esquema de certificação IATF e substituem a edição anterior (2ª). O manual também se alinha à ISO/IEC 17021:2006, norma internacional usada como base pela IATF para definir o esquema de certificação da ISO/TS 16949. As Regras definem os requisitos de implementação da ISO/TS 16949, incluindo critérios para reconhecimento dos organismos de certificação, seu processo de auditoria, qualificações de auditores e emissão de certificados. A nova edição está atualizada com as mudanças referentes aos critérios de acreditação às novas exigências do setor automotivo.
Objetivos da ISO/TS 16949

· Estabelecer diretrizes comuns para o desenvolvimento de Sistemas da Qualidade, especificamente para a Indústria Automotiva;

·Proporcionar condições necessárias para melhoria contínua e inovações;

· Padronizar métricas para definir os indicadores de desempenho;

· Prevenir as causas de produtos e serviços não conformes;

· Reduzir as perdas em toda a base de fornecimento da indústria automobilística, seja no produto, seja no serviço;

· Diminuir a variação de processo, de produto ou de serviço;

· Padronizar os requisitos da qualidade hoje existentes, evitando múltiplas certificações.

Pirataria é Crime!

Atenção : ao se inscrever neste curso, você receberá uma licença individual e intransferível que não deve ser compartilhada. Qualquer cópia ou distribuição do material do curso a terceiros constitui violação de direitos autorais e está sujeita às sanções da lei.

Prazo e Funcionamento

O aluno poderá assistir ao curso quantas vezes quiser durante um período de seis meses.

Para assistir às aulas é necessário estar conectado à internet.

Após a confirmação do pagamento, o aluno receberá um e-mail com as instruções necessárias para entrar no ambiente de ensino e iniciar imediatamente o curso.

Requisitos Técnicos

Para que você possa acessar as aulas gravadas é necessário ter as seguintes configurações em seu computador:

· Placa de som, para ouvir as aulas gravadas;

· Acesso rápido à Internet: é recomendado um acesso com mais de 54 kbps;

· Internet Explorer 5 ou superior com Flash Player (download gratuito);

· Microsoft Word e Acrobat Reader para a leitura das apostilas.

Observações Importantes

· Os preços praticados no site são para Pessoas Físicas. Os preços de venda para Pessoas Jurídicas são acrescidos de 30% do preço apresentado.

· As aulas são gravadas, portanto, o aluno pode assisti-las quantas vezes desejar dentro de um período de 6 meses.

· Todo material é em formato eletrônico; não trabalhamos com material impresso ou em CD; o aluno faz o download pelo site de todo material.

· As aulas gravadas serão disponibilizadas somente via Internet; não é permitido o download do áudio. Todos os slides das aulas gravadas são disponibilizados em formato PDF para que o aluno possa imprimir.

· Não é permitida a distribuição do material.

· Caso o aluno não consiga realizar o curso dentro de 6 meses, poderá pedir prorrogação do prazo por mais 6 meses mediante o pagamento de uma pequena taxa.

· As licenças vendidas são individuais e o certificado só é emitido no nome do aluno cadastrado.

FMEA – Análise dos Modos de Falha e Seus Efeitos – Failure Modes and Effects Analysis – 4ª Edição

R$ 90