Avaliação de Resultados de Treinamento com Base em Competências
Curso
Online
Descrição
-
Tipologia
Curso
-
Nível
Básico
-
Metodologia
Online
-
Duração
2 Dias
Este programa visa a formar profissionais que atuam na área de Gestão de Pessoas para a condução estratégica de ações de capacitação e desenvolvimento para suas áreas clientes, com foco na definição e obtenção de resultados efetivos.
A nova metodologia apresentada permite uma avaliação mais clara e lógica, efetivada por meio de escalas numéricas elaboradas especificamente para a Organização, e em conformidade com as diretrizes de Qualidade estabelecidas pela Norma ISO 10015 e os objetivos de negócio definidos pela organização.
Este modelo, criado com base na Gestão por Competências, é sustentado pelo levantamento eficaz das necessidades apresentadas e pela definição das competências que necessitam ser supridas, tornando possível customizar um processo real e transparente de avaliação dos programas de capacitação ministrados.
Opiniões
Matérias
- Avaliação de resultados
- Resultados de Treinamento
- Competências
- Gestão de Pessoas
- Gestão Competências
- Recursos Humanos
- Capacitação e desenvolvimento
- Resultados efetivos
- Lógica
- ISO
Professores
Iêda Vecchioni de Carvalho
Professora do IDEMP
Mestre em Ciências Humanas e Sociais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro-UFRJ, pós-graduada em Gestão de Recursos Humanos pela Fundação Getúlio Vargas - FGV, Psicóloga formada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ. Especializada em consultoria organizacional, desenvolvimento, implantação e aplicação de processos e projetos nas Áreas de Gestão Estratégica e Gestão de Pessoas. Palestrante em Congressos e Seminários.
Programa
APRESENTAÇÃO
Este programa visa a formar profissionais que atuam na área de Gestão de Pessoas para a condução estratégica de ações de capacitação e desenvolvimento para suas áreas clientes, com foco na definição e obtenção de resultados efetivos.
A nova metodologia apresentada permite uma avaliação mais clara e lógica, efetivada por meio de escalas numéricas elaboradas especificamente para a Organização, e em conformidade com as diretrizes de Qualidade estabelecidas pela Norma ISO 10015 e os objetivos de negócio definidos pela organização.
Este modelo, criado com base na Gestão por Competências, é sustentado pelo levantamento eficaz das necessidades apresentadas e pela definição das competências que necessitam ser supridas, tornando possível customizar um processo real e transparente de avaliação dos programas de capacitação ministrados.
A QUEM SE DESTINA
Profissionais da área de Gestão de Pessoas que atuam na coordenação de ações de capacitação e desenvolvimento para as demais áreas da Organização.
RESULTADOS PARA OS PARTICIPANTES
- Compreensão do conceito e importância de um modelo de capacitação e/ou desenvolvimento com a perspectiva de avaliação de resultados de treinamento com base em competências.
- Noções básicas de técnicas e instrumentos de avaliação por competência.
- Identificação de fatores e aspectos relevantes que devem compor os instrumentos de avaliação de resultados de treinamento.
- Criação de modelo de avaliação de resultados de treinamento em conformidade com a dimensão de capacitação e desenvolvimento trabalhada.
- Consolidação de resultados de capacitação e desenvolvimento e estabelecimento de ações que propiciem a melhoria contínua do processo de avaliação.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
• Consultoria Interna, Competências e Necessidades Organizacionais
- O Perfil do Consultor Interno na Área de Capacitação e Desenvolvimento.
- A Organização, o Cliente e os Processos de Resistência à Mudança – O modelo de Gestão por Competências.
- Competências organizacionais e funcionais; técnicas e comportamentais.
- Conceitos e indicadores de competências.
• As dimensões da capacitação e do desenvolvimento humano e profissional
- Programas de Capacitação Técnica.
- Programas de Amplitude Organizacional.
- Programas de Desenvolvimento Comportamental.
- Levantamento de necessidades e efetivação de diagnósticos.
• Diferenças entre avaliação de reação e avaliação de resultados
- Avaliação de itens relacionados a programas de treinamento.
- Avaliação de resultados técnicos e desempenho efetivo.
- Avaliação da compreensão do cenário externo e interno e das relações fornecedor / cliente.
- Avaliação de resultados de evolução atitudinal.
• Métodos e Diretrizes para Avaliação de Resultados
- Diretrizes da Norma ISO 10015.
- Retorno sobre Investimento - ROI de Treinamento.
• Avaliação e Acompanhamento dos Resultados
- Proposição e Análise de modelos.
- Revisão e Planejamento de ações.
- Elaboração de ferramentas específicas – planos de ação corporativos.
- Consolidação dos dados e ações.
METODOLOGIA
Leitura preliminar sobre avaliação de efetividade de treinamento, exposições dialogadas, discussões e exercícios individuais e em grupo, apoiados por recursos audiovisuais.
Avaliação de Resultados de Treinamento com Base em Competências