Redação Empresarial

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Capacitar os participantes para que redijam os textos de sua área, desde um correio eletrônico até um relatório mais complexo, utilizando as técnicas de objetividade, simplicidade, concisão e adequação. Treinar a assertividade ao escrever para conseguir melhores resultados junto aos clientes internos ou externos. Habilitar o participante a interpretar os textos emitidos e recebidos para ..
Dirigido a: Todos os colaboradores que tenham a necessidade de redigir com objetividade e clareza.

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Programa

OBJETIVO


- Capacitar os participantes para que redijam os textos de sua área, desde um correio eletrônico até um relatório mais complexo, utilizando as técnicas de objetividade, simplicidade, concisão e adequação.


- Treinar a assertividade ao escrever para conseguir melhores resultados junto aos clientes internos ou externos.


- Habilitar o participante a interpretar os textos emitidos e recebidos para evitar ruídos na comunicação.


- Mostrar a necessidade de uma comunicação escrita adequada para um atendimento de qualidade ao público interno e externo.


- Enfatizar a importância de uma redação correta, pois é através dela que se projeta a imagem da empresa e a do próprio profissional.


PÚBLICO-ALVO


Todos os colaboradores que tenham a necessidade de redigir com objetividade e clareza.


COMUNICAÇÃO ESCRITA


O processo de comunicação


Componentes essenciais


Ruídos na comunicação escrita: como evitá-los


Finalidade da Redação


Como superar as barreiras comuns ao escrever


Exercício escrito : bilhete


A objetividade - exercício escrito (individual e em grupo)


A concisão


Exercícios: correção de textos, utilizando os princípios de objetividade, concisão e clareza.


Como evitar a ambiguidade ao escrever. Exemplos de textos ambíguos que provocam ruídos, coletados pela consultora.


REDAÇÃO DE CORRESPONDÊNCIAS


Como simplificar a correspondência empresarial


As principais partes de uma carta comercial


Estética atualizada e linguagem adequada


O e-mail - correio eletrônico: mensagem formal ou informal?


Exercícios: correção de correspondências da própria empresa e de outras.


- Apresentação das técnicas de forma expositiva e dialogada seguida de dinâmica individual e em grupo, envolvendo todos os participantes, proporcionando sempre o debate para esclarecimentos e conclusão do assunto.


- Depois de apresentadas as técnicas, serão feitos exercícios, conforme proposição na apostila, escritos pelos grupos, em flip-chart, com temas do dia a dia do participante, para correção pela professora e esclarecimentos de dúvidas.


- Será feita uma dinâmica específica em duas partes: individual e, em seguida, em grupo, para a resolução de um exercício de interpretação de texto, em que fica comprovado que a falta de atenção prejudica o resultado final para a compreensão da mensagem.


- Esta metodologia objetiva garantir a efetiva aprendizagem, uma vez que abrange todo o


PÚBLICO-ALVO


em seus três canais de comunicação: o visual, o auditivo e o sinestésico, promovendo o ensino "aprenda fazendo".


SUELY MARASSI DE AGUIAR


- Formada em Letras (Licenciatura Plena - Português, Literatura e Inglês).


- Pós-Graduada em Administração de Comércio Exterior pela FEA-USP.


- Como Consultora, dedica-se ao aperfeiçoamento e desenvolvimento de executivos e executivas dos segmentos empresarial e bancário.


- Professora de Comunicação (Expressão Oral e Escrita) no Centro de Educação em Turismo e Hotelaria do SENAC-SP, durante 10 anos.


Lecionou Língua Portuguesa em diversos cursos preparatórios, para candidatos a concursos públicos ( Banco Central, Banco do Brasil e Receita Federal).


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