Planejamento Estratégico Empresarial

IDEMP - Instituto de Desenvolvimento Empresarial
Em Rio De Janeiro e Brasilia

Preço a consultar
Ou prefere ligar para o centro agora?
(55) ... Ver mais

Informação importante

Descrição

O Planejamento Estratégico é uma poderosa ferramenta de gestão, que reduz as incertezas em ambientes impactados por mudanças e alta competitividade. Consiste em uma macro investigação das variáveis internas e externas que desestabilizam os resultados, interferem no foco e causam insegurança quanto os rumos. O modelo prospectivo lança um olhar para o futuro, sem desprezar a trajetória da empres..
Dirigido a: Executivos de empresas que desejam ampliar a visão estratégica, conhecer a ferramenta e sua aplicabilidade aos negócios de diferentes setores.

Informação importante
Instalações

Instalações e datas

Início Localização
Consultar
Brasilia
Centro Empresarial Brasília Srtvs - Qd. 701 - Conjunto D - Bloco B - Sala 802 Asa Sul, 70340-907, Distrito Federal, Brasil
Ver mapa
Consultar
Rio De Janeiro
Av. Nilo Peçanha, 50 | Grupo 1901 | Centro, 20020-906, Rio de Janeiro, Brasil
Ver mapa

Programa

Apresentador

Josely Nunes Villela

Carga horária

24 horas

Área de Interesse

Gestão Empresarial

Apresentação

O Planejamento Estratégico é uma poderosa ferramenta de gestão, que reduz as incertezas em ambientes impactados por mudanças e alta competitividade. Consiste em uma macro investigação das variáveis internas e externas que desestabilizam os resultados, interferem no foco e causam insegurança quanto os rumos. O modelo prospectivo lança um olhar para o futuro, sem desprezar a trajetória da empresa, observa os resultados e sua cultura, analisa mercado, cenários e tendências. Os objetivos e estratégias resultantes ampliam a margem competitiva, orientam a gestão e fornecem um referencial seguro para as ações operacionais. O curso aborda essa dinâmica e ensina os caminhos do planejamento que faz diferença nos negócios.

A Quem se Destina

Executivos de empresas que desejam ampliar a visão estratégica, conhecer a ferramenta e sua aplicabilidade aos negócios de diferentes setores.

Programa

Fase I: Nivelamento

    • Conceitos necessários à compreensão e desenvolvimento prático do modelo
    • Atualização em gestão: novos paradigmas do ambiente empresarial, novo perfil de liderança, cultura da qualidade


Fase II: Fundamentação do Modelo

    • Visão Sistêmica
    • Gestão Integrada dos Resultados


Fase II: Construção do Modelo

    • Ambiente interno: resultados, cultura e clima organizacionais.
    • Situação conjuntural atual, tendências e cenários.
    • Situação de mercado: análise de clientes, concorrentes e fornecedores.
    • Formulação Estratégica: negócio, visão, missão e valores
    • Forças Restritivas: pontos fracos, ameaças e estratégias neutralizadoras
    • Forças Impulsionadoras: pontos fortes, oportunidades e estratégias potencializadoras.
    • Análise da condição estratégica .
    • Elaboração do Mapa Estratégico: perspectivas financeira, de mercado, de processos, de desenvolvimento.
    • Desdobramento tático-operacional


Metodologia

O método apresentado tem um caráter situacional, mais adequado à velocidade das mudanças. A abordagem é participativa, envolvendo simulações em grupo para vivência da ferramenta e discussões orientadas sobre peculiaridades dos negócios. O nivelamento envolve, além da apresentação de conceitos, cinedebates.

Josely Nunes Villela

Psicóloga pela PUC/RJ, com especialização em desenvolvimento de recursos humanos pela FGV/RJ, especialização em Sistemas de Gestão pela UFF e Master's Programme of Strategic Leadership Towards Sustainability realizado no Blekinge Institute of Technology, Suécia.

Possui vinte anos de experiência profissional na área de desenvolvimento e planejamento, em cargos de gestão, assessoria e consultoria e, há quatorze anos, atua como docente no ensino superior. É requisitada a ministrar módulos relacionados a Planejamento e Gestão de Pessoas, em cursos de pós-graduação e MBA, e a proferir palestras e seminários em consultorias e instituições educacionais do país. Presta assessoria na implantação de sistemas e treinamento a diversas empresas dos setores público e privado. Há três anos é consultora associada ao IDEMP.