Mestrado em Ciência e Tecnologia Marinha

FUNIBER
A distância

R$8.000
Ou prefere ligar para o centro agora?
08006... Ver mais

Informação importante

  • Mestrado
  • A distância
  • Duração:
    25 Mêses
  • Créditos:
  • Campus online
  • Envio de material didático
Descrição

Bolsas
A Fundação Universitária Iberoamericana (FUNIBER) destina periodicamente uma parte econômica em caráter extraordinário para Bolsas de Formação FUNIBER.

Para solicitá-la, deve-se remeter a Solicitação de bolsa na página principal do portal com os dados requeridos e o Comitê Avaliador examinará a idoneidade de sua candidatura para a concessão de uma ajuda econômica, em forma de Bolsa em Formação FUNIBER.

A crescente importância que está adquirindo a gestão sustentável do meio marinho e os ecossistemas litorâneos nas políticas estatais é demonstrada nos numerosos convênios internacionais firmados nos últimos anos. Vários municípios litorâneos, encarregados de cuidar da saúde de suas praias e costas, requerem, cada vez mais, a presença de uma figura especializada na gestão do litoral e de seus recursos, tanto biológicos como turísticos. A esta crescente necessidade de pessoal formado deve-se acrescentar à carência dos planos de formação estatais nas distintas áreas oceanográficas, sendo muito habitual a especialização através de uma graduação.

O programa em Ciência e Tecnologia Marinha está focado nas aplicações práticas que ocorrem nos sistemas litorâneos. Neste sentido, aborda-se as distintas disciplinas oceanográficas para ter assim uma idéia mais ampla do meio marinho. Uma vez entendidas as interações existentes entre as distintas disciplinas, aprofunda-se no estudo aplicado do meio litoral através de especializações práticas.

Informação importante
Instalações

Instalações e datas

Início Localização Horário

A distância

Perguntas frequentes:

· Quais são os objetivos deste curso?

Objetivo geral: Formar profissionais com uma sólida base em todas as áreas e disciplinas marinhas, de modo a presentarem soluções as diversas problemáticas relacionadas a sua área de atuação, agregando valor os processos organizacionais.

· Público alvo

O programa de Mestrado em Ciência e Tecnologia Marinha foi criado especialmente para satisfazer a: Titulados universitários de graduação superior que, por suas características pessoais ou por sua experiência, desejam uma formação de qualidade na área de oceanografia e gestão do litoral.

· Titulação

A superação com êxito do Programa permitirá a obtenção do grau de Mestrado em Gestão e Auditorias Ambientais em Ciência e Tecnologia Marinha. Os Diplomas serão expedidos pela Universidade correspondente onde ocorreu a matrícula, com o patrocínio da Fundação Universitária Iberoamericana (FUNIBER).

· Saídas Profissionais

Algumas das saídas profissionais do Programa de Mestrado em Ciência e Tecnologia Marinha são as seguintes: * Docência. * Ocupação como técnico/assessor em temas marinhos. * Manutenção e exploração de viveiros de espécies. * Aqüicultura. * Entre outras.

Opiniões

Ainda não existem comentários sobre esse curso

O que se aprende nesse curso?

Aqüicultura
Tecnologia Naval

Professores

Equipo Docente
Equipo Docente
Profesor

Programa

O Mestrado em Ciência e Tecnologia Marinha possui uma estrutura curricular baseada em 3 partes de formação seqüenciais:

1ª PARTE: OCEANOGRAFIA E RECURSOS MARINHOS
  1. A terra dinâmica
  2. O litoral e a erosão marinha
  3. Sedimentos marinhos e influência glacial nos mares
  4. Ecologia marinha básica
  5. Organismos marinhos
  6. Comunidades marinhas
  7. A água de mar
  8. Circulação das águas
  9. Química da água do mar
  10. Exploração pesqueira
  11. Cultivos marinhos
  12. Navegação e transporte marinho
  13. Recursos minerais e energéticos
  14. Contaminação marinha
  15. Outras interações entre o homem e o mar

2ª PARTE: ESPECIALIZAÇÃO

  1. Gestão de contaminantes aquáticos
  2. Tecnologia em aquicultura marinha: para uma aqüicultura sustentável
  3. Gestão pesqueira
  4. Gestão de áreas naturais marinhas protegidas
  5. Gestão da contaminação biológica
  6. Gestão e auditorias ambientais da empresa - ISO 14001

3ª PARTE: DISSERTAÇÃO DE MESTRADO

A Dissertação de Mestrado, cuja carga letiva é de 100 horas, deverá ser feita preferencialmente sobre um tema relacionado com a especialização.