Jornalismo Político

ALFA - Faculdade Alves Faria
Em Goiania

R$9.400
Ou prefere ligar para o centro agora?
(55) ... Ver mais
Compare este curso com outros semelhantes
Ver mais

Informação importante

  • Pós-Graduação
  • Em 3edes
  • 366 horas letivas
Descrição

Proporcionar ao aluno a apreensão de competências conceituais na área política, mediante o estudo da relação Estado e sociedade civil, mediatizada pela comunicação, tornando-o apto a atuar na área do Jornalismo Político.

Informação importante
Instalações

Instalações e datas

Início Localização
Consultar
Goiania
Avenida Perimetral Norte, 4.129 - Vila João Vaz, Goiania - Goias, 74445-190, 74445-190, Goiás, Brasil
Ver mapa
Consultar
Goiania
Rua 3, Nº 860, Esquina Com Av. Goiás, Centro. Goiânia-Go, Goiás, Brasil
Ver mapa
Consultar
Goiania
Av. Mutirão, Nº 2600, Esquina Com Av. T-9, Setor Bueno. Goiânia-Go, Goiás, Brasil
Ver mapa

Programa

Carga Horária: 366 horas/ aulas presenciais + monografia orientada.
Aulas: sábados (quinzenais, com duração de 1 ano e meio) ou segundas e quartas (semanais, com duração de 1 ano).
Local: Campus Centro, Bueno e Perimetral
Valor: 20 parcelas de R$ 470,00* (material didático básico incluído)
2ª turma

Objetivos:
Proporcionar ao aluno a apreensão de competências conceituais na área política, mediante o estudo da relação Estado e sociedade civil, mediatizada pela comunicação, tornando-o apto a atuar na área do Jornalismo Político.

Possibilitar, mediante disciplinas-base, a compreensão crítico-interpretativa da política no contexto da realidade democrática.

Contribuir para a prática de um Jornalismo que tenha como perspectiva a ética, os direitos e deveres da cidadania.


Justificativa: À medida que a sociedade foi, ao longo da história, adquirindo complexidade, os meios de comunicação (MC) também foram conquistando uma posição cada vez mais relevante, dada a natureza do seu papel: a mediação da realidade social e das relações entre os homens. Nesta perspectiva, a globalização e a informatização da vida cotidiana proporcionaram um fluxo sem precedentes na produção, organização e difusão da informação e esta assume importância tal que não poucos teóricos denominam a contemporaneidade como sociedade da informação.

A informação tornou-se a mercadoria por excelência e a sua produção e posse, instrumentos do poder econômico. Todavia, não se pode desconsiderar que a informação somente é sinônimo de poder quando implica a posse de um saber que permita a geração de um conhecimento significativo, ou seja, que permita ao indivíduo a apreensão - preferencialmente crítica - da realidade social. Daí, o inegável valor político da comunicação.

Outra característica fundamental da contemporaneidade é a pressão exercida sobre os MCs convencionais pela comunicação digital, que permite o acesso imediato e irrestrito a uma multiplicidade de informações. Sob essa pressão, o modelo tradicional de jornalismo encontra-se em xeque, e, como diferencial, as empresas do setor vêm investindo na edição de matérias mais analíticas, investigativas, que tragam em profundidade o que a rede digital traz em quantidade.

Essa mudança de perspectiva reflete-se, como previsto, também na formação do jornalista, do qual se exige não mais um conhecimento generalista, mas sim especializado, que permita ao profissional uma análise contextualizada e acurada do contexto social, político, econômico e cultural. A proposta de um curso de especialização em Jornalismo Político, portanto, inscreve-se nessa perspectiva, visto que o ensino de graduação é insuficiente, em duração e possibilidade de verticalismo, para contemplar a complexidade e aprofundamento de conhecimentos que a área em questão requer.


Compare este curso com outros semelhantes
Ver mais