Gestão Documental em Processos de Trabalho

IDEMP - Instituto de Desenvolvimento Empresarial
Em Rio De Janeiro

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Informação importante

  • Curso
  • Básico
  • Rio de janeiro
  • 16 horas letivas
  • Duração:
    2 Dias
  • Quando:
    10/07/2017
Descrição

A busca por melhorias estruturais e consistentes tem feito com que as organizações revejam a condução de suas atividades de uma forma mais abrangente, onde as mesmas passam a ser analisadas não mais em termos de funções, áreas ou produtos, mas de processos de trabalho.

Como decorrência do conhecimento dos processos de trabalho destaca-se a necessidade de se complementar esse ciclo de conhecimento com a adequada gestão dos registros e documentos que são produzidos pelos processos. No que se refere aos registros cabe evidenciar a necessária gestão de toda a massa documental que tramita nos arquivos ativos e inativos das organizações, nos diversos suportes que são encontrados (papel, eletrônico etc.). Quando tratamos de documentos evidencia-se a importância de se documentar os processos de trabalho, considerando tanto as questões de forma como as de conteúdo, contemplando dessa forma o entendimento do ciclo de vida da documentação na organização.

Um novo desafio se impôs no cenário da gestão documental que é o atendimento à Lei de Acesso à Informação. Nesse contexto, ressalta-se que os processos de trabalho são os responsáveis pela geração das informações solicitadas pelos cidadãos. Para tanto, as organizações necessitarão reforçar a cultura de processos, bem como definir o fluxo das informações, a fim de atender as premissas e as implicações da referida Lei.

Informação importante
Instalações

Instalações e datas

Início Localização Horário
10 de julho de 2017
Rio De Janeiro
Av. Nilo Peçanha, 50 | Grupo 1901 | Centro, 20020-906, Rio de Janeiro, Brasil
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8h30 às 17h30

O que se aprende nesse curso?

Conhecimento de documentação
ISO 9001
Gestão de Pessoas
Gestão Documental
Processos de Trabalho
Documentos e Registros
Gerenciar com Eficiência
Eficácia
Registros
Documentos

Professores

Maria Elisa Macieira
Maria Elisa Macieira
Professora do IDEMP

Mestre em Administração pela Fundação Getulio Vargas – FGV/RJ. Administradora pela EBAPE/FGV. Professora da Graduação, do MBA e Mestrado Profissionalizante da FGV-Direito; do MBA de Gestão Empresarial da FGV Management; do MBA em Administração Judiciária da FGV. Especialista em Modelagem de Processos, Certificação ISO 9000:2000, Sistemas de Documentação e Planejamento Estratégico. Desenvolveu trabalhos em consultoria e treinamento para as seguintes organizações: Tribunal Regional Eleitoral do RJ, Eletrobras, Fiocruz, ECAD, MEK Engenharia, Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro[...]

Programa

APRESENTAÇÃO

A busca por melhorias estruturais e consistentes tem feito com que as organizações revejam a condução de suas atividades de uma forma mais abrangente, onde as mesmas passam a ser analisadas não mais em termos de funções, áreas ou produtos, mas de processos de trabalho.

Como decorrência do conhecimento dos processos de trabalho destaca-se a necessidade de se complementar esse ciclo de conhecimento com a adequada gestão dos registros e documentos que são produzidos pelos processos. No que se refere aos registros cabe evidenciar a necessária gestão de toda a massa documental que tramita nos arquivos ativos e inativos das organizações, nos diversos suportes que são encontrados (papel, eletrônico etc.). Quando tratamos de documentos evidencia-se a importância de se documentar os processos de trabalho, considerando tanto as questões de forma como as de conteúdo, contemplando dessa forma o entendimento do ciclo de vida da documentação na organização.

Um novo desafio se impôs no cenário da gestão documental que é o atendimento à Lei de Acesso à Informação. Nesse contexto, ressalta-se que os processos de trabalho são os responsáveis pela geração das informações solicitadas pelos cidadãos. Para tanto, as organizações necessitarão reforçar a cultura de processos, bem como definir o fluxo das informações, a fim de atender as premissas e as implicações da referida Lei.

A QUEM SE DESTINA

Especialistas em gestão documental. Profissionais envolvidos no processo de organização, mudança e estruturação organizacional. Profissionais envolvidos com a implementação da Lei de Acesso à Informação. Profissionais que desenvolvem trabalhos na área de documentação e elaboração de documentos normativos. Secretárias, Assistentes, Supervisores, Consultores, Bibliotecários e Arquivistas, Técnicos de Arquivo.

RESULTADOS PARA OS PARTICIPANTES

  • Conhecimento dos conceitos básicos de processos de trabalho.
  • Conhecimento do ciclo de vida da documentação normativa dos processos de trabalho.
  • Conhecimento de conceitos e de técnicas para tratamento de acervos documentais ativos e inativos.
  • Domínio da informação básica para se implementar e gerenciar a documentação gerada pelos
  • processos de trabalho.
  • Domínio da informação sobre a Lei de Acesso à Informação e os desafios para implementar os
  • procedimentos previstos na Lei.
  • Apresentação dos conceitos sobre informação documentada, preconizados pela nova versão da NBR ISO 9001

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

  • Contexto Organizacional
    • Pressões que afetam as organizações.
    • As necessidades de mudança e de inovação.
    • Eficiência e eficácia.
    • Processos de Trabalho.
  • Processos de Trabalho
    • O que são processos de trabalho.
    • Estratégia X Processos de Trabalho.
    • Estrutura Organizacional X Processos.
    • Benefícios de um modelo de processos.
    • Metodologia para mapeamento de processos.
  • Como Gerenciar e Implementar a Documentação Normativa dos Processos de Trabalho
    • O que é um documento normativo.
    • As funções básicas da documentação normativa.
    • A classificação e hierarquia das normas.
    • Ciclo de vida da documentação normativa.
    • Normas básicas para um sistema de documentação.
  • Lei de Acesso à Informação (LAI)
    • Informações básicas
    • Avaliação dos modelos de arquitetura organizacional para as autoridades-chave no processo de implementação da LAI
    • Ouvidoria e Serviço de Informação ao Cidadão (SIC): atribuições e responsabilidades
    • Os programas de gestão documental e a LAI
    • A implementação do SIC.
  • Sistemas de Gestão Documentação e Informação
    • A importância do gerenciamento eficiente e eficaz da informação.
    • Como gerenciar arquivos ativos e arquivos inativos.
    • Tabela de Temporalidade e Plano de Assuntos.
    • Organização da documentação: plano de assunto, métodos de arquivamento e higienização.
    • Passos básicos para estruturar um Sistema de Documentação.
    • Indicadores de Desempenho para Sistemas de Documentação e Informação
    • Gerenciamento Eletrônico da Documentação.
    • Erros e vícios mais comuns encontrados na Gestão da Documentação.
  • A Norma NBR ISO 9001 e a Gestão da Informação Documentada
    • Conhecimento dos requisitos da Norma NBR ISO 9001 para gestão da informação documentada.
    • O que são documentos e o que são registros (informação documentada)
    • Processos de trabalho X gestão de documentos X gestão de registros
    • Como atender a nova versão da Norma NBR ISO 9001.

METODOLOGIA

As aulas serão expositivas estimulando-se a reflexão dos participantes, com a aplicação de exercícios práticos.

Êxitos alcançados por este centro


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