Especialização em Jornalismo e Convergência Midiática

A TARDE
Em Salvador

R$4.200
Ou prefere ligar para o centro agora?
(55) ... Ver mais
Compare este curso com outros semelhantes
Ver mais

Informação importante

  • Especialização
  • Salvador
  • 412 horas letivas
Descrição

A partir da abordagem e problematização de um novíssimo referencial teórico e técnico, este curso de especialização busca subsidiar profissionais de comunicação, em especial do jornalismo, e áreas afins para lidar com questões como hipertextualidade, interatividade, mobilidade, descentralização da produção, noç...

Informação importante
Instalações

Instalações e datas

Início Localização
Consultar
Salvador
Rua Prof. Milton Cayres de Brito Nº 204 - Caminho Das Árvores, 41820570, Bahia, Brasil
Ver mapa

Programa

Objetivos:

A partir da abordagem e problematização de um novíssimo referencial teórico e técnico, este curso de especialização busca subsidiar profissionais de comunicação, em especial do jornalismo, e áreas afins para lidar com questões como hipertextualidade, interatividade, mobilidade, descentralização da produção, noções de jornalismo colaborativo (blog, chat, fóruns etc.) e jornalismo open source, multimidialidade, convergência midiática e uso de base de dados. A idéia é, também, trabalhar como os meios tradicionais reagem à era da convergência midiática.

Por associar atividades teóricas e da prática em laboratório com esta finalidade, o curso torna-se pioneiro no país e atende a uma demanda do mercado de trabalho. A eclosão de tecnologias da informação e da comunicação e a globalização das culturas, entre outros fatores, provocaram mudanças nos processos produtivos e gerenciais de organizações de produção e distribuição de conteúdo no mundo. Vivemos a era das convergências empresarial, de conteúdo, tecnológica e profissional.

Os suportes com duas ou mais mídias (telefone celular 3G, internet de alta velocidade etc.) exigem novos procedimentos e narrativas para elaboração e disseminação do conteúdo e trazem novas oportunidades de negócios. Com isto, o jornalista, ao invés de se especializar em um ramo (jornal, revista, rádio, TV, assessoria de imprensa etc.), precisa ser capaz de produzir material informativo em texto, áudio, vídeo e fotografia, explorando a tecnologia disponível a seu favor. Muitas vezes, simultaneamente.

Preparar profissionais e professores de graduação do campo da comunicação e afins para a compreensão e reflexão crítica sobre as mudanças do jornalismo contemporâneo decorrentes do processo de globalização e convergência de mídias propiciada por novas tecnologias, assim como para atuação em organizações que experimentam seguir as tendências editoriais e administrativas relacionadas às novas formas de trabalho e narrativa do jornalismo.

Disciplinas:

Novas Tecnologias Aplicadas ao Jornalismo

Convergência Midiática Aplicada ao Jornalismo

Elementos do Jornalismo On-line

Metodologia de Pesquisa

Ética e Direito Autoral Contemporâneo

Cibernegócios e Comunicação

Imprensa e Convergência Midiática

Radiojornalismo e Convergência Midiática

Telejornalismo na Era Digital

Assessoria de Comunicação na Era Multimídia

Apuração Jornalística em Redação Virtual

Narrativa Jornalística Multimidiática

Infografia na era multimídia

Fotografia na era multimídia

Arquitetura de Informação Multimídia

Edição Jornalística e Convergência Midiática

Trabalho de Conclusão de Curso (PEX ou Monografia)

Carga Horária:

368 horas de aulas teóricas e práticas das disciplinas obrigatórias, além de 44 horas/aula para execução do Trabalho de Conclusão de Curso, totalizando 412 horas/aula.

Investimento:

18 parcelas de R$ 350,00

Horário:

Aulas quinzenais, sábado, das 08h às 12h e das 13h às 17h, e domingo, das 08h às 12h, totalizando 24 horas por mês.


Compare este curso com outros semelhantes
Ver mais