Especialização em Jornalismo e Convergência Midiática

Especialização

Em Salvador

R$ 6.570

Descrição

  • Tipologia

    Especialização

  • Local

    Salvador

  • Duração

    18 Mêses

Preparar profissionais e professores de graduação do campo da comunicação e afins para a compreensão e reflexão crítica sobre as mudanças do jornalismo contemporâneo decorrentes do processo de globalização e convergência de mídias propiciada por novas tecnologias, assim como para atuação em organizações que experimentam seguir as tendências editoriais e administrativas relacionadas às novas formas. Dirigido a: Graduados em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo e profissionais graduados em áreas afins (como relações públicas, publicidade e propaganda, rádio e TV, design, marketing e administração) com experiência na área de Jornalismo, além de professores de cursos de graduação, que necessitem aprofundar conhecimento e/ou atualizar-se em jornalismo na era multimídia utilizando diversos suportes, e demais interessados.

Instalações

Localização

Início

Salvador (Bahia)
Ver mapa
Av. Oceânica, Nº 2717, Bairro Ondina, 40170-010

Início

Consultar

Perguntas & Respostas

Adicione sua pergunta

Nossos conselheiros e outros usuários poderão responder a você

Quem você quer que lhe responda?

Digite seus dados para receber uma resposta

Publicaremos apenas seu nome e pergunta

Opiniões

Programa

A partir da abordagem e problematização de um novíssimo referencial teórico e técnico, este curso de especialização busca subsidiar profissionais de comunicação, em especial do jornalismo, e áreas afins para lidar com questões como hipertextualidade, interatividade, mobilidade, descentralização da produção, noções de jornalismo colaborativo (blog, chat, fóruns etc.) e jornalismo open source, multimidialidade, convergência midiática e uso de base de dados. A idéia é, também, trabalhar como os meios tradicionais reagem à era da convergência midiática.

Por associar atividades teóricas e da prática em laboratório com esta finalidade, o curso torna-se pioneiro no país e atende a uma demanda do mercado de trabalho. A eclosão de tecnologias da informação e da comunicação e a globalização das culturas, entre outros fatores, provocaram mudanças nos processos produtivos e gerenciais de organizações de produção e distribuição de conteúdo no mundo. Vivemos a era das convergências empresarial, de conteúdo, tecnológica e profissional.

Os suportes com duas ou mais mídias (telefone celular 3G, internet de alta velocidade etc.) exigem novos procedimentos e narrativas para elaboração e disseminação do conteúdo e trazem novas oportunidades de negócios. Com isto, o jornalista, ao invés de se especializar em um ramo (jornal, revista, rádio, TV, assessoria de imprensa etc.), precisa ser capaz de produzir material informativo em texto, áudio, vídeo e fotografia, explorando a tecnologia disponível a seu favor. Muitas vezes, simultáneamente.
Objetivos do curso:

Preparar profissionais e professores de graduação do campo da comunicação e afins para a compreensão e reflexão crítica sobre as mudanças do jornalismo contemporâneo decorrentes do processo de globalização e convergência de mídias propiciada por novas tecnologias, assim como para atuação em organizações que experimentam seguir as tendências editoriais e administrativas relacionadas às novas formas de trabalho e narrativa do jornalismo.


Público alvo:

Graduados em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo e profissionais graduados em áreas afins (como relações públicas, publicidade e propaganda, rádio e TV, design, marketing e administração) com experiência na área de Jornalismo, além de professores de cursos de graduação, que necessitem aprofundar conhecimento e/ou atualizar-se em jornalismo na era multimídia utilizando diversos suportes, e demais interessados. Incluem-se neste perfil editores, repórteres, repórteres-fotográficos e cinematográficos, editores de áudio e vídeo, chefes de reportagem, pauteiros, redatores, produtores, revisores, assessores de comunicação organizacional e parlamentar, infografistas, programadores visuais, apresentadores, entre outros profissionais.


Diferencial:

O curso de especialização em Jornalismo e Convergência Midiática tem uma série de diferenciais em relação às demais ofertadas no mercado, a saber:

- A proposta é inédita no Brasil. Este é o único curso no país a preparar jornalistas e profissionais de áreas afins para atuação no cenário multimídia, a partir da análise e experimentação, da aplicação de conceitos e técnicas jornalísticas em laboratórios. A idéia é refletir e buscar alternativas para as mídias tradicionais, como imprensa, rádio e TV, nesta fase de expansão da internet e de tecnologias móveis como telefone celular.

- A equipe de professores é formada por especialistas, mestres e doutores com vasta experiência no mercado, principalmente na área em que ensinam.

- A estrutura física propicia comodidade, conforto e segurança. Estão disponíveis salas de aula climatizadas e com recursos multimídia, laboratórios de informática com acesso a internet em banda larga, estúdio e ilha de edição para rádio, estúdio e ilhas de edição para TV, estúdio e laboratório de revelação fotográfica, biblioteca, teatro e estacionamento, que contam com apoio técnico especializado.

- Os prédios de aula estão próximos à sede de vários dos principais veículos de comunicação, de assessorias e consultorias, e do centro financeiro de Salvador. Nos arredores, há transporte coletivo com destino a inúmeros pontos da cidade.

- O custo-benefício é o melhor da cidade. A mensalidade é acessível e há ampla oferta de descontos (para quem paga em dia, atua em empresas conveniadas, compõe grupos de egressos de uma mesma instituição etc.).

- O horário de aulas é compatível com as atividades profissionais. Como os encontros são quinzenais, é possível conciliar as aulas com a escala de trabalho.

- A Faculdade promove o Seminário de Desenvolvimento de Carreiras, que coloca em pauta temas como planejamento de carreira, marketing pessoal, coaching e transição de carreira.

- O curso é uma oportunidade para quem necessita aprofundar conhecimento e/ou atualizar-se em jornalismo na era multimídia utilizando diversos suportes, inclusive para realização de concursos públicos.


Disciplinas do curso:
Elementos do Jornalismo On-line

Jornalismo e Convergências

Tecnologias aplicadas ao Jornalismo

Oficina de Jornalismo e Tecnologia I

Seminários Avançados

Cibernegócios e Comunicação

Pesquisa de Mercado

Metodologia de Pesquisa

Elaboração de Projetos

Narrativa Jornalística Multimidiática

Arquitetura de Informação Multimídia

Ética e Direito Autoral Contemporâneo

Apuração Jornalística em Redação Virtual

Radiojornalismo e Convergência Midiática

Fotografia na era multimídia

Infografia na era multimídia

Imprensa e Convergência Midiática

Assessoria de Comunicação na Era Multimídia

Edição Jornalística e Convergência Midiática

Telejornalismo na Era Digital

Trabalho de Conclusão de Curso (PEX ou Monografia)

Disciplina Optativa



Especialização em Jornalismo e Convergência Midiática

R$ 6.570