Educação Física

ULBRA Universidade Luterana do Brasil
Em Canoas

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  • Graduação
  • Canoas
  • Duração:
    48 Mêses
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Canoas
V. Farroupilha, Nº 8001 · Bairro São José, 92425-900, Rio Grande do Sul, Brasil
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Programa

O Curso

O curso de Educação Física iniciou suas atividades em março de 1992. Forma profissional habilitado a atuar nas áreas de licenciatura em Educação Física (escolas) e bacharelado em Educação Física (clubes, academias, hospitais, centros comunitários, treinamento personalizado, parques e praças).
A autorização para o seu funcionamento ocorreu pela Resolução - T nº 0039, de 31 de outubro de 1991, chancelada pelo presidente do Conselho Universitário da Instituição. O curso foi reconhecido pelo Ministério da Educação através da Portaria nº 172, de 22 de fevereiro de 1996.


Projeto Pedagógico

O perfil que se propõe no curso de Educação Física é de formar um profissional comprometido com a realidade em que está inserido. Também, que se sinta capaz de esclarecer e intervir de maneira profissional e acadêmica no contexto específico e histórico-cultural a partir de conhecimentos de natureza técnico-pedagógica, científica e cultural.
Para o alcance desse perfil são oferecidas atividades de ensino, pesquisa e extensão que permitem aos graduados um domínio de competência científica, pedagógica e pessoal estruturadas a partir de uma atitude crítico-reflexiva. O acadêmico do curso de Educação Física deverá demonstrar as competências científicas, pedagógicas e pessoais e suas respectivas habilidades.
A competência científica implica na aquisição do conhecimento e no domínio dos conteúdos relacionados aos projetos - as disciplinas componentes do currículo pressupõe uma intersecção com outras áreas do saber através do ensino, da pesquisa e da extensão. Nesta competência serão consideradas as capacidades e habilidades de cognição, criatividade, senso de observação, iniciativa, boa expressão verbal, acuidade perceptiva, capacidade de análise e de síntese.
A competência pedagógica pressupõe que os profissionais tenham competência científica, domínio dos processos didático-pedagógicos e das tecnologias educativas da comunicação. Implica nas capacidades e habilidades de saber fazer, de executar e de comunicar os conhecimentos relativos às disciplinas do currículo ajustados ao nível e às possibilidades dos alunos.
A competência pessoal implica no saber ser e estar, isto é, no desenvolvimento intra e interpessoal do profissional. Esta competência supõe a capacidade e habilidade de: organizar suas próprias atividades, agindo com autonomia e responsabilidade; de ser receptivo às mudanças e ser empático nas relações interpessoais; de demonstrar comprometimento com a profissão escolhida; de possuir uma visão crítico-reflexiva, utilizando a investigação científica como um instrumento de articulação entre a teoria e a prática na elaboração e na re-elaboração do conhecimento; de buscar atualização permanente em conhecimentos gerais e técnico-profissionais; de demonstrar vivência coerente com uma escala de valores definida, conferindo-lhe o equilíbrio indispensável à missão de educador e integridade e respeito nas relações interpessoais, tendo presentes a liberdade e a especificidade das pessoas com quem convive.




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