Educação Física - Bacharelado

UniEVANGÉLICA
Em Anapolis

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  • Graduação
  • Anapolis
  • Duração:
    4 Anos
Descrição

O curso de Educação Física iniciou suas atividades acadêmicas em fevereiro de 2000. As piscinas do Parque Aquático foram inauguradas em março de 2001 para atendimentos curriculares e atividades de extensão do curso, visando a atender tanto a comunidade externa como à interna, nas modalidades de natação e hidroginástica. No final de 2001 foram inaugurados a Academia de Musculação e o Ginásio Polies

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Anapolis
Av. Universitária Km. 3,5 - Cidade Universitária, 75083-515, Goiás, Brasil
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Programa

Sobre o Curso

O curso de Educação Física iniciou suas atividades acadêmicas em fevereiro de 2000. As piscinas do Parque Aquático foram inauguradas em março de 2001 para atendimentos curriculares e atividades de extensão do curso, visando a atender tanto a comunidade externa como à interna, nas modalidades de natação e hidroginástica. No final de 2001 foram inaugurados a Academia de Musculação e o Ginásio Poliesportivo.

Ao longo de sua caminhada, alterou-se o currículo do curso, motivado pela necessidade de adequá-lo à legislação pertinente às novas diretrizes curriculares. Dessa forma, em dezembro de 2004 foi realizado o primeiro vestibular para os novos cursos: Graduação em Educação Física (bacharelado), para o turno noturno, e Licenciatura em Educação Física, no turno matutino e no turno noturno.

O curso de licenciatura em Educação Física prepara os acadêmicos para os seguintes campos de atuação: assessoria, planejamento, execução e avaliação do componente curricular Educação Física na Educação Básica (educação infantil, ensino fundamental e ensino médio); atuação em instituições que desenvolvem programas educacionais, e participação em equipes interdisciplinares e multidisciplinares. O licenciado em Educação Física será um profissional formado para assumir o papel de educador, condição a qual está subordinada a sua capacidade técnica, fazendo da escola seu campo de atuação e experimentação.



Concepção do Curso

As sociedades modernas necessitam, cada vez mais, dos conhecimentos e da atuação dos profissionais relacionados ao mundo do movimento. As condições de vida criadas pelo homem estão condenando-o ao imobilismo e ao sedentarismo.

Entende-se, porém, que apenas uma área do conhecimento não tem força suficiente para romper com o sistema social imposto e vivido pela sociedade como um todo. Entretanto, participar na busca e construção de uma forma mais justa, igualitária e menos excludente é tarefa de qualquer área do conhecimento.

A Educação Física, depois do rompimento com uma história que a limitou por mais de cinqüenta anos a uma visão e prática cartesiana de homem, assume um novo papel social, o de contribuir dentro da prática pedagógica formal e informal com a formação de sujeitos autônomos, críticos e de consciência social. Este novo paradigma, baseado numa concepção holística de homem, ainda em construção na Educação Física, busca superar a visão da prática pela prática, do esporte performance como finalidade única da área, da construção de atletas, da aula como sessão de treinamento e muitos outros mitos.

É nessa construção que hoje se fundamenta a importância desse profissional para a sociedade. Um profissional que consiga avançar além da prática e além do esporte institucionalizado, para que possa oferecer à sociedade um trabalho consistente ao dia-a-dia das pessoas e à formação de pessoas mais conscientes da valorização do seu próprio "eu".

Os avanços nas áreas do conhecimento específico e a nova fórmula de tratar e
trabalhar a Educação Física nos dias de hoje, perspectivam esta área para um futuro promissor e de grande importância na constituição de qualquer sociedade. A Educação Física, no Brasil, está deixando de se amparar única e exclusivamente em aspectos legais para se alicerçar em uma legitimidade cada vez mais consistente.

As diversas manifestações da cultura corporal por todo o mundo ratificam esta afirmação, mostrando que essa área do conhecimento tem futuro promissor e importância social considerável, pois tem influência e participação na vida de todos e em qualquer fase dessa, desde os primeiros meses de vida até a dita terceira idade.

Como aspecto não-formal de atuação, a área da Educação Física tem o profissional bacharel com papel preponderante no meio não-escolar, na formação e preparação de jovens e adultos. Os conhecimentos tratados, produzidos e vivenciados no meio não-escolar servem de subsídios à autonomia dos mesmos, dando condições e orientações à prática da atividade física permanente e à cidadania.

O mercado que hoje se abre ao profissional de Educação Física não se restringe apenas ao meio escolar, muito pelo contrário. A velocidade com que outras formas de atuação têm tomado vulto é enorme. Esse mercado cresce em todos as regiões do país, principalmente na região Centro-Oeste, sendo necessária uma mão de obra qualificada para o suprimento e consolidação desse mercado, pois somente com trabalho competente e permanente é que se manterá essa área de atuação. Não se trata apenas de um mercado a ser desbravado e consolidado, trata-se, acima de tudo, de oferecer à população um serviço de qualidade, propiciando uma vida melhor.

O curso está fundamentado nos objetivos e finalidades dos parâmetros estabelecidos nas Diretrizes Curriculares Nacionais em vigor.



Perfil do Egresso

O perfil do egresso do Curso de Educação Física está circunscrito a partir de dois conceitos interligados: conhecimento da Educação Física e conhecimento pedagógico da Educação Física.

Conhecimento da Educação Física: o egresso do Curso deverá apresentar um domínio do conhecimento da área da Educação Física, reconhecendo-a como área interdisciplinar, constituída a partir de fundamentos científicos do campo das ciências biológicas, da saúde, exatas e humanas, não hierarquizados entre si. Estes fundamentos são essenciais na formação do graduado em Educação Física, uma vez que foram eles que permitiram, ao longo da história, as primeiras sistematizações do exercício físico a partir de grandes temas da cultura, tais como o jogo, a ginástica, a luta, a dança e, mais recentemente, o esporte.

Cabe destacar que estes temas são, ao longo da história, marcados pelas dinâmicas culturais, e que seus modos de aprendizado, bem como as distintas dimensões do conhecimento que os constituem, também variam dependendo do local em que são ensinados. O domínio do Conhecimento da Educação Física deverá, portanto, fornecer sólidas bases para pensar a área, dialogar cientificamente e criar novas formas de atuação profissional.

Deverá, também, permitir a compreensão das diferenças existentes no que concerne ao conhecimento aplicado nos distintos locais de atuação profissional tais como clubes, academias, educação básica (educação infantil, ensinos fundamental e médio), empresas, laboratórios de análise do exercício, lazer, entre outros, compreendendo as diferenças não como desigualdades, mas, sim, como riqueza de possibilidades de trabalho, pesquisa e ensino da e na Educação Física.

Conhecimento pedagógico da Educação Física: partindo-se do pressuposto de que a atuação de um profissional da área caracteriza-se, basicamente pela ação docente, e entendendo-se docência no seu sentido amplo, a formação pedagógica será enfatizada durante todo o curso. Cabe destacar que o profissional que atua em academias de ginástica, clínicas, clubes, equipes esportivas de alto rendimento, colônias de férias, instituições escolares destinadas à educação básica, entre outros locais possíveis, terá a atividade de ensino, em grande medida, como aquela que caracteriza sua ação profissional, portanto, esta deve ser objeto de estudo e pesquisa em sua formação.

O profissional egresso do Curso em Educação Física da UNIEVANGÉLICA deverá possuir as seguintes competências e habilidades, necessárias a sua atuação nos diversos níveis da educação:

* Associar teoria e prática;
* Possuir domínio do conhecimento científico da sua área;
* Ser criativo e atuar de forma decisiva de forma a promover projetos que beneficiem a comunidade;
* Contribuir para a conscientização do papel da atividade física no contexto da saúde coletiva;
* Ser capaz de coordenar, planejar, programar, supervisionar, dinamizar, organizar, avaliar e executar trabalhos e projetos em Educação Física;
* Trabalhar em equipe e participar de equipes multidisciplinares e interdisciplinares de trabalhos pedagógicos, nos diferentes níveis de ensino;
* Atuar como promotor e incentivador do esporte e da atividade física, pautado em valores humanos;
* Promover o desporto, incentivando a competição saudável;
* Respeitar as características regionais da população onde está inserido e contribuir para o seu desenvolvimento;
* Respeitar a diversidade social, política, cultural e religiosa, contribuindo para a integração social;
* Viabilizar o acesso de pessoas com necessidades especiais, colaborando para o fim da exclusão e do preconceito social;
* Priorizar a qualidade pedagógica de sua atuação;
* Ser criativo e ter iniciativa frente a questões e dificuldades da atuação plena e de excelência;
* Colaborar para a formação das competências básicas nos alunos dos diversos níveis de ensino;
* Ser reconhecido como educador por excelência;
* Ser empreendedor e ter capacidade de liderança;
* Utilizar novas tecnologias e sistemas de informação como recursos no processo de ensino-aprendizagem;
* Produzir conhecimento didático a fim de facilitar o ensino;
* Produzir materiais alternativos para o uso em aula;
* Refletir sobre a qualificação docente;
* Utilizar recursos científicos para a educação continuada;
* Produzir pesquisas na área da Educação Física, contribuindo para o desenvolvimento de sua área de atuação.



Matriz Curricular

1 - Periodo

ANATOMIA
BASES BIOLÓGICAS
BASES SÓCIO-ANTROPOLÓGICAS DA ED.FÍSICA E ESPORTES
FUNDAMENTOS DE RECREAÇÃO E LAZER
GINÁSTICA GERAL
LÍNGUA PORTUGUESA

2 - Periodo

FISIOLOGIA GERAL
FUNDAMENTOS DA CAPOEIRA
FUNDAMENTOS DA DANÇA
FUNDAMENTOS DO ATLETISMO
METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
LIBRAS
FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO FÍSICA E ESPORTES

3 - Periodo

APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO MOTOR
CINESIOLOGIA
CULTURA RELIGIOSA
DIDÁTICA GERAL
FISIOLOGIA DO EXERCÍCIO I
FUNDAMENTOS DE NATAÇÃO
FUNDAMENTOS DO VOLEIBOL

4 - Periodo

BASES NEURO FUNCIONAIS
FUNDAMENTOS DA ATIVIDADE FÍSICA ESPECIAL
FUNDAMENTOS DE FUTSAL E FUTEBOL
FUNDAMENTOS DO BASQUETE
MEDIDAS E AVALIAÇÃO NA ATIVIDADE FÍSICA
PLANEJAMENTO E GESTÃO DE EVENTOS

5 - Periodo

ATIVIDADE FÍSICA PARA A TERCEIRA IDADE
ESTÁGIO I
FUNDAMENTOS DE GINÁSTICA RÍTMICA
FUNDAMENTOS DE HANDEBOL
FUNDAMENTOS DE JUDÔ
FUNDAMENTOS DE NUTRIÇÃO
NOÇÕES BÁSICAS DE SAÚDE E URGÊNCIA

6 - Periodo

APTIDÃO FÍSICA E SAÚDE
ESTÁGIO II
FUNDAMENTOS DA GINÁSTICA DE ACADEMIA
FUNDAMENTOS DE GINÁSTICA OLÍMPICA
FUNDAMENTOS DO TÊNIS
SEMINÁRIO DE MONOGRAFIA

7 - Periodo

NÚCLEO TEMÁTICO: TREINAMENTO FÍSICO DESPORTIVO
DISCIPLINA
BASES CIENTÍFICAS DO TREINAMENTO DESPORTIVO
ESTÁGIO III
FISIOLOGIA DO EXERCÍCIO II
FUNDAMENTOS DE MUSCULAÇÃO
OPTATIVA I
OPTATIVA II
PSICOLOGIA DO ESPORTE

8 - Periodo

NÚCLEO TEMÁTICO: QUALIDADE DE VIDA E PROMOÇÃO DA SAÚDE
DISCIPLINA
ATIVIDADE FÍSICA LABORAL
ATIVIDADE FÍSICA PARA POPULAÇÕES ESPECIAIS
AVALIAÇÃO E PRESCRIÇÃO DE EXERCÍCIOS
ESTÁGIO IV
OPTATIVA III
OPTATIVA IV

Informação adicional

Forma de pagamento : mensalidade:R$ 614,98

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