Educação Física - Bacharelado

Graduação

Em Natal

Preço para verificar

Descrição

  • Tipologia

    Graduação

  • Local

    Natal

  • Duração

    4 Anos

Formar cidadão bacharel em Educação Física comprometido com a ética, para atuar na promoção da saúde das pessoas por meio de atividades físicas educativas, desportivas e recreativas. Formar cidadão licenciado em Educação Física comprometido com a ética, capaz de atuar na educação desportiva no ensino básico - nos níveis fundamental e médio. Dirigido a: O bacharel em Educação Física graduado pela Universidade Potiguar apresentará as competências necessárias para contribuir com a saúde das pessoas por meio de atividades educativas, físicas, desportivas e recreativas, explorando os benefícios da motricidade humana.* O professor licenciado em Educação Física pela Universidade Potiguar apresentará as competências necessárias para desenvolver a educação desportiva e a gestão dessa educação no ensino básico - nos níveis fundamental e médio.

Instalações

Localização

Início

Natal (Goiás)
Ver mapa
Avenida Senador Salgado Filho, 1610, Lagoa Nova - Natal, 59056-000

Início

Consultar

Perguntas & Respostas

Adicione sua pergunta

Nossos conselheiros e outros usuários poderão responder a você

Quem você quer que lhe responda?

Digite seus dados para receber uma resposta

Publicaremos apenas seu nome e pergunta

Opiniões

Programa

O Curso
O Curso de Educação Física da Universidade Potiguar foi criado através da Resolução nº 075/2004 do Conselho Superior Universitário - ConSUni. Sua missão é contribuir para o desenvolvimento da ciência e atividades de educação física na região, mediante um ensino de qualidade. Para tanto, possui um corpo docente qualificado e com experiência na área. O curso funciona nos turnos matutino e noturno, tem carga horária de 2.800 h/a e duração mínima de quatro (04) anos.

Objetivos

* Formar cidadão bacharel em Educação Física comprometido com a ética, para atuar na promoção da saúde das pessoas por meio de atividades físicas educativas, desportivas e recreativas.
* Formar cidadão licenciado em Educação Física comprometido com a ética, capaz de atuar na educação desportiva no ensino básico - nos níveis fundamental e médio.


Perfil profissional

* O bacharel em Educação Física graduado pela Universidade Potiguar apresentará as competências necessárias para contribuir com a saúde das pessoas por meio de atividades educativas, físicas, desportivas e recreativas, explorando os benefícios da motricidade humana.
* O professor licenciado em Educação Física pela Universidade Potiguar apresentará as competências necessárias para desenvolver a educação desportiva e a gestão dessa educação no ensino básico - nos níveis fundamental e médio.


Público-alvo

* Pessoas portadoras de diploma do ensino médio ou equivalente que apresentem interesse em desenvolver as competências requeridas na área de educação física e no magistério de educação física;
* Profissionais que atuam na área - seja no magistério, seja em atividades esportivas - interessados em valorizar suas carreiras, desde que comprovem a conclusão do ensino médio;
* Pessoas portadoras de diploma de nível superior que queiram agregar conhecimentos da área de educação física.


Diferencial do curso

* Compromisso com a saúde da população do Rio Grande do Norte por meio da atividade física e do desporto;
* Foco no desenvolvimento da capacidade empreendedora do aluno;
* Estágio em clínicas e academias conveniadas com o curso.


Funcionamento e estrutura
O curso funciona na Unidade Salgado Filho (integrante do Campus Sede da UnP, em Natal), situada na Av. Salgado Filho, 1610 - Lagoa Nova. Sua estrutura comporta salas de aula climatizadas e os laboratórios de: Informática, Anatomia, Biologia Celular e Fisiologia, Sistemas Orgânicos, Bioquímica, Técnicas Histológicas, Fisiologia do Exercício Físico, Cineantropometria/Medidas e Avaliação, Cinesiologia/Biomecânica, Museu Anatômico e Ossário. As atividades práticas são desenvolvidas em complexo esportivo composto de Pista de Atletismo Oficial, Campo de Futebol, Quadras Cobertas Oficiais para Handebol, Basquetebol, Voleibol, Futsal, Ginásio Polivalente Oficial, Piscina Oficial Semi-Olímpica, Piscina para Iniciação à Natação e Hidroginástica, e salas de Dança, Judô, Karatê, Xadrez, Aikidô, sala de professores, salas de direção do curso, além da Central de Atendimento ao Aluno. Dispõe, também, de recursos audiovisuais, de multimídia e serviço de apoio psicopedagógico ao aluno. A biblioteca é constituída por um acervo atualizado e em permanente renovação, e disponibiliza os serviços de consulta, reserva e renovação de empréstimos via Internet. O espaço físico está adaptado para pessoas portadoras de necessidades especiais.

Atividades de pesquisa
Contam com bolsas do Programa de Bolsas de Iniciação Científica - ProBIC/UnP e concentram estudos nas áreas de atividades físicas, recreação e lazer.

Atividades de extensão
Possibilitam ao aluno de Educação Física atuar como agente de mudança na sociedade, destacando-se, dentre as atividades:

* A Semana de Educação Física da Universidade Potiguar;
* O Programa de Reeducação Física para a Terceira Idade, conveniado com a Universidade Aberta para a Terceira Idade - UNATI;
* O programa Atividade Física, Saúde e Qualidade de Vida, em convênio com a Secretaria Estadual de Segurança e Defesa Social, a UFRN e a UNIMED.


Mercado de Trabalho
Dentre outras áreas, o bacharel em Educação Física poderá atuar em:

* Clínicas e hospitais, desenvolvendo programas de reabilitação motora das pessoas;
* Condomínios, centros comunitários, clubes sociais e academias, fazendo atendimento coletivo;
* Programas de saúde pública, prestando atendimento coletivo e individual;
* Instituição de ensino superior, atuando na docência;
* Unidades de pesquisa, desenvolvendo projetos de investigação científica na área motora humana;
* Departamentos de marketing, desenvolvendo programas de associativismo e promoção da saúde dos funcionários por meio do esporte;
* Organizações públicas e/ou privadas, promovendo e organizando eventos esportivos;
* Clubes esportivos, na função de preparador físico de atletas;
* Escolas de dança, exercitando terapias com danças de salão;
* Organizações dedicadas à saúde da terceira idade, desenvolvendo programas de reeducação motora;
* Laboratórios de medidas, realizando avaliações em saúde;
* Domicílios, como Personal Trainning.


Dentre outras áreas, o egresso licenciado em Educação Física poderá atuar em:

* Estabelecimentos educacionais do ensino básico - nos níveis fundamental e médio, atuando no magistério de educação física, coordenando setores esportivos de escolas e realizando projetos de promoção da saúde por meio da atividade motora das pessoas.

Educação Física - Bacharelado

Preço para verificar