Direção de Fotografia - Módulo 2 A Iluminação e a Cor

Inspiratorium - escola de Cinema e Artes
Em São Paulo

R$1.430
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Informação importante

  • Workshop intensivo
  • Avançado
  • São paulo
  • 40 horas letivas
  • Duração:
    6 Dias
Descrição

Esta oficina intensa, de sete dias, está elaborada para todos os profissionais, estudantes e interessados no aprimoramento dos conceitos técnicos e estéticos referentes à Iluminação e à cor, temas que serão abordados utilizando-se de distintas metodologias, expositivas e práticas, e do uso direto de conceitos avançados de luz, equipamentos, acessórios, difusores, gelatinas etc.

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Instalações

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São Paulo
rua Pedro Morganti, São Paulo, Brasil
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Perguntas frequentes:

· Público alvo

Profissionais, iniciantes e estudantes de Direção de Fotografia, e interessados de outras áreas do meio Cinematográfico e/ou Audiovisual.

· O que distingue este curso dos outros?

Curso realizado em Estúdio de Filmagem com equipamentos profissionais próprios como a câmera Red Epic, e ministrado por um excelente profissional com experiência no meio e como professor, tendo uma formação na primeira escola de cinema, VGIK, na Rússia.

O que se aprende nesse curso?

Cinema
Direção de Fotografia
Filmmaker
Audiovisual
Câmera Digital

Professores

Alziro Barbosa
Alziro Barbosa
Orientador do núcleo de Fotografia

Mestre e bacharel em direção de Fotografia pelo VGIK (Instituto Estatal de Cinema da Rússia), Alziro já colaborou com uma gama de filmes nacionais. Como reconhecimento profissional, recebeu prêmios por Melhor Fotografia de longa-metragem no Festival de Gramado para o filme “Serras da Desordem”, de Andrea Tonacci, além do prêmio de Melhor Fotografia, concedido pela Associação Brasileira de Cinematografia (ABC), na categoria curta-metragem, para o filme “O Mistério da Japonesa” e a “Ira”.

Programa

>> Apresentação do curso.
A Luz (teoria): A importância da iluminação na narrativa da imagem
Característica técnicas da luz com relação à dureza e suavidade.
Aula Demonstrativa:
Características de fontes de luz e refletores:
Luz dura
Luz suave.
Tipos de iluminação:
Luz principal
Luz de preenchimento
Backlight
Luz de fundo
Silhueta e contra luz
.
Esquemas de Iluminação:
Iluminação de 1 Ponto, 2 Pontos, 3 Pontos e 4 Pontos.
Variação de todos os pontos em um único plano.
>> O planejamento na construção da luz.
O estudo de locações:
Analise da cena, mapa de planos e mapa de luz
Possibilidades elétricas e estruturais
Estruturas de fixação: grides, tubos e algemas
Visita prática e estudos das possibilidades da locação
A lista de luz.
>> A Intenção Fotográfica.
Lapidação da luz.
Recortes por meio de bandeiras e outros acessórios.
O Controle da Luz:
A propagação da luz
Lei da iluminação com relação à distância entre planos e fontes de luz
Diversas situações analisadas em estúdio.
>> Kits de trabalho.
Estilos e situações:
Iluminação para documentários e reportagens
Iluminação para eventos
Iluminação para telejornal
Iluminação para publicidade
Iluminação de produtos.
Chomakey.
>> A COR (teoria):
Cor
Conceitos de luz branca
Formação das cores
Temperatura de cor
Características das fontes de luz com relação à temperatura de cor
IRC das fontes de luz
Controle de temperatura de cor.
Conceitos de temperatura de cor:
Controle de cor com o uso de Kelvinômetro
Controle visual
Equilíbrio de diferentes fontes de luz em situações de luz mista .
Uso de diferentes fontes e refletores:
Tungstênio, HMIs, Kino Flo, PLs, luz fluorescente e luz do dia
Uso de refletores HMIs, Kino Flo e PLs (todos Daylight) com correções de desequilíbrio cromático por meio de gelatinas CTO, CTB, Minus Green, Plus Green com relação a luz do dia
Uso de gelatinas NDs nas janelas para controle de contraste.
Uso de refletores tungstênio e equilíbrio cromático com o uso de CTO e CTO+ND nas janelas.
Locação com luz fluorescente:
Situação 1
Uso de refletores tungstênio corrigidos com gelatinas CTB+Plus Green para se igualaram as luzes fluorescentes do ambiente.
Situação 2
Equilíbrio das lâmpadas fluorescentes do ambiente com Minus Green e CTO associadas com refletores tungstênio.
Situação 3
Equilíbrio de refletores HMIs, Kinos e PLs (todos Daylight) em ambiente de luz fluorescente.
>> Aula em estúdio e exterior
Exterior luz do dia:
Uso de Buterfly e de espelhos.
Situação 1
Uso de refletores HMIs em cenas externas com correções de desequilíbrio cromático por meio de gelatinas CTO, CTB, Minus Green, Plus Green com relação à luz do dia.
Situação 2
Uso de refletores tungstênio associados de gelatinas CTB para a correção com relação à luz do dia.
Situação 3
Aproveitamento da luz do Sol com o uso de materiais reflexivos e difusores (frost).
Conclusões Finais.

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