Estudos de Direção

Curso

Em Santa Cecília

R$ 500

Descrição

  • Tipologia

    Curso

  • Local

    Santa cecília

Analisar e refletir sobre os aspectos técnicos que compõem o trabalho de diretores do cinema é o foco deste curso. Que elementos podem ser considerados de vanguarda em sua obra? Como o diretor trabalha com a interpretação e os diálogos?Tecnicamente, o que há de destaque em seu trabalho de enquadramento, fotografia, figurino, cenários internos, externos etc.?

Instalações

Localização

Início

Santa Cecília (São Paulo)
Ver mapa
R. Dr. Gabriel Dos Santos, 142 - Santa Cecília São Paulo, 01231-010, 01231-010

Início

Consultar

Perguntas & Respostas

Adicione sua pergunta

Nossos conselheiros e outros usuários poderão responder a você

Quem você quer que lhe responda?

Digite seus dados para receber uma resposta

Publicaremos apenas seu nome e pergunta

Opiniões

Programa

Estude a estética, a técnica e as referências dos grandes cineastas mundiais

Analisar e refletir sobre os aspectos técnicos que compõem o trabalho de diretores do cinema é o foco deste curso. Que elementos podem ser considerados de vanguarda em sua obra? Como o diretor trabalha com a interpretação e os diálogos?Tecnicamente, o que há de destaque em seu trabalho de enquadramento, fotografia, figurino, cenários internos, externos etc.? Em cada aula, um importante diretor de diferentes épocas da história do cinema será analisado, usando como base seus filmes, exibidos em sala. Junto a isso, será introduzido o contexto histórico de seu trabalho, mesclando com reflexões sobre o estilo de outros diretores. Destinado à profissionais de cinema, estudantes de artes e comunicação, além do público em geral, o curso possibilita um apuramento do olhar, de modo que o aluno passe a identificar melhor os elementos presentes no trabalho de um grande cineasta.


Turmas

Próximas turmas: 25 de setembro 2010 a 11 de dezembro 2010

Aos Sábados das 13h às 16h


Pré-Requisitos

Não há pré-requisitos


Conteúdo Programático

Aula 1

Jean-Luc Godard

Um dos criadores e ícones da Nouvelle Vague, o diretor é um dos mais versáteis do movimento francês, falando de temas polêmicos, com uma estética ágil e provocadora, sempre refletindo sobre questões fundamentais de seu tempo.

Aspectos técnicos: construção do roteiro, direção de atores e fotografia

Aula 2

Martin Scorsese

Como poucos, o diretor é capaz de construir personagens densos, entregá-los diálogos inesquecíveis e fazê-los brilhar nas telas. Um estudo sobre suas escolhas temáticas, as parcerias com grandes atores e as marcas estéticas que o consagrou.

Aspectos técnicos: Enquadramentos, movimentos de câmera, fotografia e atuação

Aula 3

Pier Paolo Pasolini e Federico Fellini

Ícones do Neorrealismo italiano, os diretores revolucionaram a forma de se pensar cinema em termos de linguagem e estética. De um lado, Pasolini trazia uma realidade triste, enquanto Fellini ambientava um ar nostálgico em obras cujo poder da imagem as fizeram clássicas.

Aspectos técnicos: fotografia, direção de atores e escolhas temáticas

Aula 4

Akira Kurosawa e Takeshi Kitano

Nomes fundamentais do cinema japonês moderno, os diretores inspiraram uma legião de cineastas ocidentais, foram autores de construções únicas de enredos, reforçados pela originalidade dos roteiros e magnífica fotografia.

Aspectos técnicos: questões culturais da interpretação, temas e fotografia

Aula 5

Woody Allen

Considerado um dos maiores nomes do cinema de todos os tempos, seus filmes são fundamentais para entender a comédia sofisticada, a construção de roteiros embasados unicamente em diálogos e na excentricidade de personagens.

Aspectos técnicos: construção de diálogos e interpretação em comédia

Aula 6

Rogério Sganzerla e Nelson Pereira dos Santos

Diretores imprescindíveis para entender o contexto do Cinema Novo e, posteriormente, o Cinema Marginal (Boca do Lixo). Uma análise sobre a escolha temática, a contextualização do cinema da época e o legado narrativo e estético dos cineastas.

Aspectos técnicos: lentes anárquicas, desestruturação de personagens, cinema noir

Aula 7

Michael Haneke

O diretor austríaco é um universo de referências para quem quer conhecer e trabalhar com temas provocativos, manipulando o tempo cinematográfico e a interpretação. Um olhar sobre a estruturação do roteiro e seus efeitos diante da montagem.

Aspectos técnicos: Edição, direção de atores e roteiro (tempo cinematográfico)

Aula 8

Joel e Ethan Coen

Os irmãos figuram entre os cineastas mais importantes dos Estados Unidos na atualidade. Com um humor afiado sobre questões da contemporaneidade, os irmãos Coen mostram que um grande filme é a manipulação exata de todos os elementos fílmicos.

Aspectos técnicos: construção do roteiro, direção de atores e fotografia

Aula 9

Claire Denis

Uma das mais brilhantes cineastas francesas contemporâneas, a diretora é ímpar na escolha e tratamento de temas minimalistas, com atuações inesquecíveis regadas a trilhas musicais escolhidas a dedo, que servem inclusive para composição do roteiro.

Aspectos técnicos: Trilha musical, fotografia e tempo de narrativa

Aula 10

John Cassavetes

Um dos maiores nomes do cinema independente americano, Cassavetes produziu obras-primas que em nada se assemelham com a imagem que se tem do cinema dos EUA. Isso porque dava pouca atenção para o star system, filmava com a câmera na mão e num estilo documental.

Aspectos técnicos: roteiro, enquadramentos e direção de atores


Observações

1. A AIC emite certificado de conclusão do curso em até 60 dias após a sua realização.

2. A vaga somente será reservada mediante pagamento. No caso de desistência, a AIC reserva-se o direto de não devolver a taxa de reserva de vaga.

3. Realização sujeita a um número mínimo de inscrições.

4. Para grupos de 3 pessoas desconto de 5% parcelado e 15% à vista.

5. Programação sujeita a alterações.

Estudos de Direção

R$ 500