Custos da Qualidade – Curso Online

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Descrição

Este Curso e-Learning de Custos da Qualidade apresentará aos participantes o conceito dos custos da qualidade  ou como dizem alguns autores, os custos 'da má qualidade' ou 'da não qualidade'.
Dirigido a: " Profissionais envolvidos com a área de qualidade de qualquer empresa.

Informação importante

Programa

Objetivos do Curso de Custos da Qualidade

Este Curso e-Learning de Custos da Qualidade apresentará aos participantes o conceito dos custos da qualidade - ou como dizem alguns autores, os custos "da má qualidade" ou "da não qualidade".
Com o Curso de Custos da Qualidade você irá:

· Aprender a identificar os tipos de custos em que as empresas incorrem ao fazer as coisas erradas;

· Aprender como estimar a quantia de dinheiro despendida pela falta de qualidade;

· Ter uma visão geral de como os custos podem ser gerenciados para a sua redução.

Previsão de publicação dos módulos do curso

Módulo 1 - Publicado

Módulo 2 - Previsão de publicação 07/06/10

Módulo 3 - Previsão de publicação 14/06/10

Módulo 4 - Previsão de publicação 21/06/10

Conteúdo Programático
Módulo I

Custos da Qualidade
1) Introdução a custos da qualidade
2) Definição dos custos da qualidade
2.1) Custos da prevenção
2.2) Custos da avaliação
2.3) Custos das falhas internas
2.4) Custos das falhas externas
2.5) Exemplo: os quatro custos da qualidade

Módulo II

3) Exemplo: fábrica de parafusos
3.1) Exemplo: os custos da qualidade na fábrica de parafusos
Módulo III

4) A importância de conhecer os custos da qualidade
4.1) Como medir os custos da qualidade
5) Os objetivos de um sistema de custos da qualidade
6) Sistema de custos da qualidade
6.1) Elaborar um sistema de custos da qualidade
6.2) Como calcular os custos da qualidade
6.3) Definir processos críticos para análise
Módulo IV

7) Plano de contas - elaboração
7.1) Como medir os custos da qualidade?
7.2) Plano de contas: custos da qualidade
7.2.1) Plano de contas: custos da qualidade. Centro de custo: custos da prevenção
7.2.2) Plano de contas: custos da qualidade. Centro de custo: custos da avaliação
7.2.3) Plano de contas: custos da qualidade. Centro de custo: custos das falhas internas
7.2.4) Plano de contas: custos da qualidade. Centro de custo: custos das falhas externas
8) Conclusão

Material para impressão

Slides do curso de Custos da Qualidade

Público-Alvo

· Profissionais envolvidos com a área de qualidade de qualquer empresa.

Não são exigidos pré-requisitos para a realização deste curso.

Características do Curso

O Curso de Custos da Qualidade é composto por aproximadamente 120 slides narrados em áudio, contendo explicações detalhadas de cada tópico do slide. Muitos slides possuem exemplos práticos e experiências da instrutora, e cada módulo do curso possui exercícios para ajudar no aprendizado. O tempo estimado para executar o curso pode variar entre 6 e 8 horas, dependendo do desempenho do aluno, que pode começar o curso quando quiser, podendo ainda rever as aulas várias vezes. Disponibilizamos acesso a um fórum de discussão, para que o aluno possa enviar dúvidas diretamente ao instrutor do curso, que responderá em até 48 horas.
Custos da Qualidade

O tema qualidade já faz parte do nosso dia-a-dia e muitos dos termos integrantes do seu escopo ainda têm certa aura de mistério, pois não fica clara a intenção ou o motivo do seu desenvolvimento. Dentre eles, ressaltam-se os "custos da qualidade", que muitos autores dizem ser os custos "da má qualidade" ou "da não qualidade". Eles podem ser entendidos como o meio que possibilita a identificação dos custos em que as empresas incorrem ao fazer as coisas erradas.

Quando uma empresa deseja manter-se viva no mercado, é importante que ela considere a necessidade de reduzir os custos sem que haja queda nas condições operacionais do produto. Ou seja, deve-se aliar o binômio custo-benefício. Os custos da qualidade são definidos como quaisquer despesas de fabricação ou de serviço que ultrapassem as que teriam ocorrido caso o produto ou serviço tivesse sido produzido ou prestado com perfeição na primeira vez, e englobam os custos de prevenção e de avaliação.

Os custos relacionados com a não qualidade englobam os custos das falhas internas e externas. A existência de custos associados à não qualidade resulta num acréscimo, mais ou menos relevante nos custos operacionais, que acabam por atingir o apuramento dos custos totais envolvidos. O objetivo da gestão da qualidade é fornecer um produto conforme da maneira mais econômica, ou seja, a um custo mínimo.

A garantia da qualidade e os programas de melhoria da qualidade objetivam eliminar os custos associados a não obter as coisas certas da primeira vez. Tais custos são chamados de custos da não conformidade. Somente é possível eliminar os custos da não conformidade se eles forem identificados e avaliados. Eles são frequentemente bastante grandes, podendo atingir 10% a 20% do faturamento total. A dimensão dos custos da qualidade é usualmente desconhecida das empresas, pois menos de 40% delas coletam informações sobre eles. A grande maioria dos custos da qualidade está associada a falhas e atividades de avaliação (mais de 80% para muitas empresas). As economias nos custos da qualidade podem ter um impacto significativo positivo nos resultados financeiros.

São atribuídos à falta de qualidade em si mesma ou ao esforço necessário para a obtenção da qualidade.

Custos escondidos

Defeitos, refugos e falhas

Alguns exemplos:

Especificações incompletas
Atrasos de fornecimento
Reclamações não atendidas
Reemissão de documentos
Alterações no projeto
Excesso de estoques
Estoque obsoleto
Horas extras
Expedição errada
Avarias
Devoluções
Perda de imagem

Os custos da qualidade são uma ferramenta da gestão da qualidade que por meio da quantificação e análise das categorias de custos especificamente associados a investimentos e perdas no processo de obtenção da qualidade contribui para responder questões como:

Qual o valor da qualidade que a empresa oferece?
Quanto custa a qualidade que está sendo obtida na empresa?
Quanto está custando a falta de qualidade para a empresa?
Quanto custa a perda de um cliente por problemas de qualidade?
Em que é viável investir para reduzir os custos da falta de qualidade?
Como está o desempenho da empresa em qualidade?

O termo está associado, na verdade, aos produtos defeituosos, incluindo os custos de produção, detecção, reparo e correção das causas dos defeitos. Assim, os custos envolvidos com a produção de um produto com qualidade não fazem parte dos custos da qualidade.

Segundo a classificação proposta, os custos de controle (ou da qualidade) são aqueles necessários para garantir que o produto saia perfeito. Já os custos da falha de controle (ou da não qualidade) são custos devido a falhas que podem ser detectadas na linha de produção, antes que o produto saia da empresa ou mesmo depois que o produto já esteja no mercado.

Classificação dos custos da qualidade segundo o modelo de Feigenbaum:

Custos da prevenção
Custos da avaliação
Custos das falhas internas
Custos das falhas externas

Pirataria é Crime!

Atenção : ao se inscrever neste curso, você receberá uma licença individual e intransferível que não deve ser compartilhada. Qualquer cópia ou distribuição do material do curso a terceiros constitui violação de direitos autorais e está sujeita às sanções da lei.

Prazo e Funcionamento

O aluno poderá assistir ao curso quantas vezes quiser durante um período de seis meses.

Para assistir às aulas é necessário estar conectado à internet.

Após a confirmação do pagamento, o aluno receberá um e-mail com as instruções necessárias para entrar no ambiente de ensino e iniciar imediatamente o curso.

Requisitos Técnicos

Para que você possa acessar as aulas gravadas é necessário ter as seguintes configurações em seu computador:

· Placa de som, para ouvir as aulas gravadas;

· Acesso rápido à Internet: é recomendado um acesso com mais de 54 kbps;

· Internet Explorer 5 ou superior com Flash Player (download gratuito);

· Microsoft Word e Acrobat Reader para a leitura das apostilas.

Observações Importantes

· Os preços praticados no site são para Pessoas Físicas. Os preços de venda para Pessoas Jurídicas são acrescidos de 30% do preço apresentado.

· As aulas são gravadas, portanto, o aluno pode assisti-las quantas vezes desejar dentro de um período de 6 meses.

· Todo material é em formato eletrônico; não trabalhamos com material impresso ou em CD; o aluno faz o download pelo site de todo material.

· As aulas gravadas serão disponibilizadas somente via Internet; não é permitido o download do áudio. Todos os slides das aulas gravadas são disponibilizados em formato PDF para que o aluno possa imprimir.

· Não é permitida a distribuição do material.

· Caso o aluno não consiga realizar o curso dentro de 6 meses, poderá pedir prorrogação do prazo por mais 6 meses mediante o pagamento de uma pequena taxa.

· As licenças vendidas são individuais e o certificado só é emitido no nome do aluno cadastrado.


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