Ciências Contábeis

CESUPA - Centro Universitário do Pará
Em Belém

R$706
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  • Graduação
  • Belém
  • Duração:
    8 Semestres
Descrição

O curso de Ciências Contábeis com Ênfase em Informática tem como concepção uma educação crítica que propicie a formação de um cidadão consciente e integrado às realidades histórica, social, econômica e política da região, do país e do mundo, tendo como referência a visão do todo organizacional e sua relação com essas realidades, que interferem no desenvolvimento da organização e da sociedade.

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Belém
Av. Gov. José Malcher, 1963, 4009-9100, Pará, Brasil
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Programa

CONCEPÇÃO DO CURSO

O curso de Ciências Contábeis com Ênfase em Informática tem como concepção uma educação crítica que propicie a formação de um cidadão consciente e integrado às realidades histórica, social, econômica e política da região, do país e do mundo, tendo como referência a visão do todo organizacional e sua relação com essas realidades, que interferem no desenvolvimento da organização e da sociedade.


O conteúdo privilegia a formação acadêmica em todas as especialidades da Contabilidade, viabiliza interdisciplinaridade, assegura uma visão global da área, o conhecimento do homem organizacional e das modernas técnicas da Ciência Contábil. A Ênfase em Informática dinamiza o aperfeiçoamento desse profissional em uma tecnologia cada vez mais presente no cotidiano, com visão atual em condições de competitividade no mercado.

O curso tem como missão propiciar o desenvolvimento de profissionais capazes de atuar em mercados competitivos que exigem uma visão holística, ousada e desafiante, que detenham conhecimentos sólidos, para compreender e interferir na dinâmica da sociedade, com atitudes que resultem em projetos empreendedores e ações empresariais eficazes, integradas aos planejamentos estratégicos e operacionais da empresa, contribuindo para estruturar e operacionalizar o sistema de informações de natureza econômico-financeira, potencializando a tomada de melhores decisões, consciente que o pleno exercício da profissão depende da consciente responsabilidade ética quanto aos valores sócio-culturais de sua comunidade, e de suas responsabilidades sociais enquanto cidadão.

Os novos paradigmas da gestão, quanto à revolução tecnológica e informacional, confirmam a necessidade de uma nova direção para os fenômenos organizacionais. As relações local-global, cidadão-cliente, produto-processo, meio-fim, sistêmico-flexivel dão conta da nova ordem de exigência do mercado competitivo e transnacional, maior locus de ação das empresas modernas. Com base nestes parâmetros, o curso de Ciências Contábeis é orientado para desenvolver e implantar tecnologias e planos de negócios adequados às entidades paraenses, respeitando as características sociais, econômicas, culturais e ambientais, específicas de cada localidade, potencializando suas principais fontes de renda e suas opções vocacionais de desenvolvimento.

O projeto político-pedagógico do curso de Ciências Contábeis confirma a missão institucional do Centro Universitário do Estado do Pará, no plano macro, quando ratifica a educação como fenômeno essencialmente humano e libertador, que se renova com a mudança e a diversidade do próprio homem. No plano micro, o projeto do curso resulta da participação efetiva dos seus agentes principais (alunos, professores, gestores e representantes da sociedade civil) e da aceitação da dúvida problemática, como norte condutor do processo de aprendizagem. É exatamente esse norte que permite orientar o debate permanente para a principal questão do projeto: como estou contribuindo para a autonomia intelecutal do aluno? Esse questionamento traduz o esforço pedagógico em formar profissionais comprometidos com a crítica permanente e a possibilidade criativa de mudar e tentar outros paradigmas.

O projeto político-pedagógico do curso de Ciências Contábeis baseia-se na realidade vivida e apreendida, campo fértil para múltiplas aprendizagens (saber-conhecer, saber-fazer, saber-ser) e, especialmente, importantes para efetivar as competências e habilidades essenciais na condução dos objetivos do curso, matriz curricular e perfil do egresso. Por outro lado, a existência do projeto revela a busca intensa em informar tecnicamente aos envolvidos no processo de aprendizagem, mas também formar pessoas cidadãs e com consciência social e coletiva.

O curso de Ciências Contábeis busca sintonia com o mercado, sem ter que se submeter a este, pois a academia não pode abrir mão de sua autonomia, premissa para o progresso da ciência que pode até contribuir para nortear o futuro do mercado. Logo, o profissional precisa estar consciente da sua função social expressa por meio de suas atividades, primeiro para não ficar a reboque do mercado, segundo porque o mercado é formado por vários agentes, nem sempre de interesses convergentes.

A Contabilidade precisa atender a diferentes demandas, condicionadas por variáveis econômicas, políticas, geográficas, sociais, jurídicas etc. Portanto, o Curso de Ciências Contábeis do CESUPA prima por uma formação generalista, mas potencializa focos, aqui expressos em forma de eixos e temas transversais , convicto da necessidade de formar um profissional contador que saiba interar-se com a tecnologia de informação, pois a Contabilidade é um sistema de informação, em especial, um sistema de informação gerencial, seja para gerir recursos públicos, privados ou do terceiro setor. Considera, ainda, o potencial econômico da Amazônia e o fato da Contabilidade ser um serviço que requer qualidade, responsabilidade, ética, potencializando o perfil empreendedor do profissional e do empreendimento em si, condição que só é possível a partir da interação de conhecimentos.

Eixos do Curso


Temas Transversais

· Informática
· Gestão de Recursos Públicos
· Contabilidade Gerencial
· Agropecuária e Agroindústria
· Prestação de Serviços


· Empreendedorismo
· Desenvolvimento regional
· Ética profissional e Responsabilidade Social
· Qualidade da informação
· Interação de conhecimentos

OBJETIVOS DO CURSO

Objetivo Geral:

Desenvolver no futuro profissional as habilidades técnico-científicas fundamentais para uma eficiente utilização dos recursos e instrumentos disponíveis em seu meio, na busca da melhor gestão dos recursos organizacionais. Ao lado disso, é essencial promover a dimensão humanística da formação profissional, acreditando que o ser humano é sujeito primeiro do fenômeno organizacional.

Objetivos Específicos:

* Proporcionar, aos discentes, contato com técnicas e procedimentos contábeis de controle do patrimônio, com incentivo à autonomia intelectual e a interação de conhecimentos;
* Estudar a utilização de informações fundamentais de natureza econômico-financeira e seus reflexos em organizações privadas ou públicas;
* Estruturar e operacionalizar, em sala de aula, modelos, processos e sistemas de mensuração dos eventos econômicos que afetam ou possam vir a afetar o patrimônio;
* Estudar a relação com os diversos níveis das estruturas organizacionais, a fim de definir a coleta e a difusão de informações para melhor funcionamento do sistema empresarial como um todo;
* Desenvolver atividades de iniciação científica e extensionistas, consoante as necessidades emanadas dos diversos segmentos do setor produtivo, bem como, para fortalecimento do meio acadêmico e incentivo à educação continuada;
* Contribuir para estruturar o sistema de informação contábil pertinente a todas as áreas de atividades da organização, considerando a diversidade de usuários e as múltiplas abordagens da contabilidade: ética, econômica, sistêmica, comportamental, sociológica, legal e de comunicação;
* Conhecer modernas técnicas, métodos e ferramentas na área de software e de sistemas de banco de dados, que podem ser aplicados na contabilidade.
* Formar um profissional conhecedor da realidade local, nacional e internacional, consciente de seu papel na sociedade, mantendo uma visão humanística e cidadã;

PERFIL DO EGRESSO

O perfil do egresso procura refletir as diretrizes curriculares do curso de Ciências Contábeis e os objetivos do curso em sintonia com os conteúdos a serem ministrados e é determinante para definição das metodologias de ensino e da sistemática de avaliação do aprendizado. Assim, destacam-se as seguintes competências e habilidades individualizadas, a serem implementadas de forma articulada:

* Visão humanística, holística e sistêmica quanto à organização e às atividades que desempenha;
* Domínio da linguagem em suas variadas formas;
* Domínio do conteúdo contábil e compreensão de suas inter-relações com as áreas afins;
* Domínio do raciocínio lógico e crítico-analítico para solução de problemas;
* Compreensão crítica da sociedade, a fim de atuar como agente de transformação social;
* Visão regionalista para desenvolver e assumir a responsabilidade social;
* Capacidade de participar da concepção, do planejamento e da gestão de recursos organizacionais;
* Capacidade de articulação e de liderança de equipes multidisciplinares;
* Entendimento da educação continuada como possibilidade de crescimento profissional;
* Conhecimento de tecnologias de informação e de comunicação para interagir no processo de planejamento, desenvolvimento e implementação de sistemas de informações contábeis;
* Postura empreendedora no exercício profissional;
* Postura ética e de responsabilidade social no exercício profissional e na sua relação com a sociedade.

GRADE CURRICULAR

O currículo do curso de Ciências Contábeis com ênfase em Informática do CESUPA está fundamentado em categorias de atividades organizadas em áreas de conhecimento, distribuídas em 42 disciplinas , atividades de prática profissional, estágio supervisionado e trabalho de conclusão de curso .

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