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CAPTAÇÃO DE RECURSOS: COMO INSCREVER PROJETOS EM EDITAIS
Curso
Em São Paulo ()
Descrição
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Tipologia
Curso
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Horário de aulas
24h
O objetivo do curso é capacitar proponentes culturais, sejam eles artistas, produtores, gestores ou promotores, que desejam inscrever projetos em seleções públicas - editais - realizadas por empresas ou instituições. Dirigido a: É voltado para proponentes de projetos culturais (artistas, produtores, gestores, promotores e administradores culturais), estudantes e demais interessados.
Opiniões
Programa
10h às 13h
8 aulas | 24 horas
O objetivo do curso é capacitar proponentes culturais, sejam eles artistas, produtores, gestores ou promotores, que desejam inscrever projetos em seleções públicas - editais - realizadas por empresas ou instituições.
O curso está dividido em 3 módulos. No primeiro, o aluno entenderá a lógica empresarial do patrocínio: por que empresas investem em cultura e por que fazem editais. O módulo seguinte abordará planejamento e estruturação de projetos culturais para captação de recursos. O terceiro módulo será dedicado a editais: fontes de informação, características dos principais editais de cultura do País, dicas para inscrição de projeto, campos críticos dos formulários de inscrição, fatores valorizados na avaliação etc.
Professores convidados apresentarão casos reais de editais e de projetos aprovados, e comentarão trabalhos desenvolvidos pelos alunos ao longo do curso.
Curso teórico e prático
Nível: básico
Público Alvo: É voltado para proponentes de projetos culturais (artistas, produtores, gestores, promotores e administradores culturais), estudantes e demais interessados.
Pré-Requisito: Interesse em conhecer a dinâmica do patrocínio empresarial à cultura e o funcionamento de processos de seleção pública de projetos (editais).
PLANO DE AULA
Módulo A - Entendendo a lógica empresarial
Aula 1 - 11/09
Fontes de financiamento à cultura
Atuação empresarial em cultura
Motivações para o patrocínio empresarial
Papel das leis de incentivo à cultura
Aula 2 - 18/09
Planejamento da atuação empresarial em cultura
Estágios de atuação empresarial
Formas de seleção de projetos: escolha direta, seleção dirigida, projeto próprio e seleção pública (edital)
Fatores para uso de editais e benefícios para empresa e proponentes
Apresentação de caso
Módulo B - Elaborando projetos consistentes
Aula 3 - 25/09
Estruturação de projetos para captação de recursos
Trabalho: elaboração de projeto
Aula 4 - 02/10
Plano de cotas e contrapartidas de patrocínio
Trabalho: elaboração de projeto
Módulo C - Inscrevendo projetos em editais de cultura
Aula 5 - 16/10
Fatores valorizados para escolha de projetos
Características e tópicos de um edital
Campos críticos dos formulários de inscrição
Dicas para inscrição de projeto
Principais editais de cultura
Fontes de informação sobre editais
Trabalho: inscrição de projeto em edital
Aula 6 - 23/10 - Professor convidado a confirmar
Apresentação de 2 editais
Trabalho: inscrição de projeto em edital (cont.)
Aula 7 - 06/11 - Professores convidados: Gustavo Sol e Vivian Ferreira
Apresentação de 2 projetos aprovados em editais
Trabalho: inscrição de projeto em edital (cont.)
Divulgação da data limite para envio do trabalho: 22/11
Aula 8 - 04/12 - Professora convidada: Ana Célia Martins
Apresentação de trabalhos dos alunos, com comentários de avaliador de projetos (professores escolherão 5 a 8 trabalhos a serem apresentados)
Fechamento e avaliação do curso.
Material que o aluno deve levar para as aulas: Material para anotaçãoes, impresões de arquivos digitais e notebook para os trabalhos práticos (aulas 3 a 8) de pelo menos um integrante de cada grupo.
CAPTAÇÃO DE RECURSOS: COMO INSCREVER PROJETOS EM EDITAIS