Avaliação de Resultados de Treinamento com Base em Competências

IDEMP - Instituto de Desenvolvimento Empresarial
Em Rio De Janeiro

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Informação importante

  • Curso
  • Básico
  • Rio de janeiro
  • 16 horas letivas
  • Duração:
    2 Dias
  • Quando:
    08/05/2017
Descrição

Este programa visa a formar profissionais que atuam na área de Gestão de Pessoas para a condução estratégica de ações de capacitação e desenvolvimento para suas áreas clientes, com foco na definição e obtenção de resultados efetivos.

A nova metodologia apresentada permite uma avaliação mais clara e lógica, efetivada por meio de escalas numéricas elaboradas especificamente para a Organização, e em conformidade com as diretrizes de Qualidade estabelecidas pela Norma ISO 10015 e os objetivos de negócio definidos pela organização.

Este modelo, criado com base na Gestão por Competências, é sustentado pelo levantamento eficaz das necessidades apresentadas e pela definição das competências que necessitam ser supridas, tornando possível customizar um processo real e transparente de avaliação dos programas de capacitação ministrados.

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Instalações

Instalações e datas

Início Localização Horário
08 de maio de 2017
Rio De Janeiro
Av. Nilo Peçanha, 50 | Grupo 1901 | Centro, 20020-906, Rio de Janeiro, Brasil
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8h30 às 17h30

O que se aprende nesse curso?

Avaliação de resultados
Resultados de Treinamento
Competências
Gestão de Pessoas
Gestão Competências
Recursos Humanos
Capacitação e desenvolvimento
Resultados efetivos
Lógica
ISO

Professores

Iêda Vecchioni de Carvalho
Iêda Vecchioni de Carvalho
Professora do IDEMP

Mestre em Ciências Humanas e Sociais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro-UFRJ, pós-graduada em Gestão de Recursos Humanos pela Fundação Getúlio Vargas - FGV, Psicóloga formada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ. Especializada em consultoria organizacional, desenvolvimento, implantação e aplicação de processos e projetos nas Áreas de Gestão Estratégica e Gestão de Pessoas. Palestrante em Congressos e Seminários.

Programa

APRESENTAÇÃO

Este programa visa a formar profissionais que atuam na área de Gestão de Pessoas para a condução estratégica de ações de capacitação e desenvolvimento para suas áreas clientes, com foco na definição e obtenção de resultados efetivos.

A nova metodologia apresentada permite uma avaliação mais clara e lógica, efetivada por meio de escalas numéricas elaboradas especificamente para a Organização, e em conformidade com as diretrizes de Qualidade estabelecidas pela Norma ISO 10015 e os objetivos de negócio definidos pela organização.

Este modelo, criado com base na Gestão por Competências, é sustentado pelo levantamento eficaz das necessidades apresentadas e pela definição das competências que necessitam ser supridas, tornando possível customizar um processo real e transparente de avaliação dos programas de capacitação ministrados.

A QUEM SE DESTINA

Profissionais da área de Gestão de Pessoas que atuam na coordenação de ações de capacitação e desenvolvimento para as demais áreas da Organização.

RESULTADOS PARA OS PARTICIPANTES

  • Compreensão do conceito e importância de um modelo de capacitação e/ou desenvolvimento com a perspectiva de avaliação de resultados de treinamento com base em competências.
  • Noções básicas de técnicas e instrumentos de avaliação por competência.
  • Identificação de fatores e aspectos relevantes que devem compor os instrumentos de avaliação de resultados de treinamento.
  • Criação de modelo de avaliação de resultados de treinamento em conformidade com a dimensão de capacitação e desenvolvimento trabalhada.
  • Consolidação de resultados de capacitação e desenvolvimento e estabelecimento de ações que propiciem a melhoria contínua do processo de avaliação.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

• Consultoria Interna, Competências e Necessidades Organizacionais

  • O Perfil do Consultor Interno na Área de Capacitação e Desenvolvimento.
  • A Organização, o Cliente e os Processos de Resistência à Mudança – O modelo de Gestão por Competências.
  • Competências organizacionais e funcionais; técnicas e comportamentais.
  • Conceitos e indicadores de competências.

• As dimensões da capacitação e do desenvolvimento humano e profissional

  • Programas de Capacitação Técnica.
  • Programas de Amplitude Organizacional.
  • Programas de Desenvolvimento Comportamental.
  • Levantamento de necessidades e efetivação de diagnósticos.

• Diferenças entre avaliação de reação e avaliação de resultados

  • Avaliação de itens relacionados a programas de treinamento.
  • Avaliação de resultados técnicos e desempenho efetivo.
  • Avaliação da compreensão do cenário externo e interno e das relações fornecedor / cliente.
  • Avaliação de resultados de evolução atitudinal.

• Métodos e Diretrizes para Avaliação de Resultados

  • Diretrizes da Norma ISO 10015.
  • Retorno sobre Investimento - ROI de Treinamento.

• Avaliação e Acompanhamento dos Resultados

  • Proposição e Análise de modelos.
  • Revisão e Planejamento de ações.
  • Elaboração de ferramentas específicas – planos de ação corporativos.
  • Consolidação dos dados e ações.

METODOLOGIA

Leitura preliminar sobre avaliação de efetividade de treinamento, exposições dialogadas, discussões e exercícios individuais e em grupo, apoiados por recursos audiovisuais.

Êxitos alcançados por este centro


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