Graduação

Em Campo Grande

Preço para verificar

Descrição

  • Tipologia

    Graduação

  • Local

    Campo grande

  • Duração

    4 Semestres

Instalações

Localização

Início

Campo Grande (Mato Grosso do Sul)
Ver mapa
Av. Tamandaré, Tamandaré-Jardim Seminário - Campo Grande/Ms Cep 79 117 900, 79117 900

Início

Consultar

Perguntas & Respostas

Adicione sua pergunta

Nossos conselheiros e outros usuários poderão responder a você

Quem você quer que lhe responda?

Digite seus dados para receber uma resposta

Publicaremos apenas seu nome e pergunta

Opiniões

Programa

Concepção

O Estado de Mato Grosso do Sul desponta no perfil nacional como o maior e melhor mercado na área de produção agropecuária, onde está situado o maior rebanho bovino do país, dispondo de uma das maiores áreas territoriais do país, com solos férteis, clima ideal e de grande potencial de produção. Com este mercado, praticamente inesgotável, o Zootecnista vem no auxílio do empresário rural, para orientá-lo.

Para atender ao perfil desejado do Zootecnista necessita-se de uma formação científica baseada em conhecimentos essenciais para o entendimento das diversas áreas de atuação desse profissional. As grandes áreas do conhecimento zootécnico devem ser valorizadas, integrando os conteúdos básicos, de formação geral e profissionalizante.
Ao acadêmico deve-se permitir vivenciar os conteúdos programáticos de forma integrada, estimulando o desenvolvimento das habilidades individuais. A vivência acadêmica inclui também a participação do discente nas pesquisas desenvolvidas pelos docentes e nas atividades de extensão e culturais.

O Zootecnista é responsável pela nutrição animal adequada às condições econômicas e produtivas, bem como a aplicação de métodos de melhoramento genético animal.
Compete também a esse profissional o registro e o controle dos animais por meio das associações de raças e do supervisionamento das exposições oficiais a que concorrem esses animais.

A função do Zootecnista é o desenvolvimento e manejo racional dos animais domésticos ou daqueles em domesticação (animais silvestres), englobando aspectos produtivos, que variam com a finalidade de exploração, com a qualidade dos animais a multiplicar e com as possibilidades do meio criatório e de mercado.

Finalidade

O Curso de Zootecnia, tem por finalidade formar o profissional capaz de dedicar-se à criação e melhoramento de raças animais que interessam diretamente aos homens, objetivando o desenvolvimento de técnicas de exploração econômica dos rebanhos e a viabilização de sua produção. O profissional pode ainda atuar na organização das empresas rurais, na extensão rural, no planejamento, na direção e na realização de experimentos em instituições de ensino e pesquisa, que tenham o objetivo de aperfeiçoar a produção dos animais domésticos, em qualidade e quantidade.


Objetivos

O Curso de Zootecnia da Universidade Católica Dom Bosco - UCDB, tem como objetivo geral formar técnicos de nível superior capacitados a atuar junto aos meios de produção, pesquisa, ensino e extensão zootécnicas, através da aplicação dos fatores de produção, visando ao aumento da produtividade animal que atenda aos interesses sociais da comunidade em que estiver inserido, levando adiante a formação teológica e filosófica da Missão Salesiana de Mato Grosso.


Profissional Pretendido


O Curso de Zootecnia da UCDB destina-se a formar profissionais para: · prestar assistência técnica, assessoria e consultoria nas áreas de melhoramento, nutrição, reprodução, instalações e manejo dos animais explorados economicamente; · elaborar, avaliar e executar projetos pecuários de interesse zootécnico; · planejar, conduzir e realizar pesquisas zootécnicas e divulgar seus resultados; · realizar atividades de ensino e extensão zootécnica; · realizar análises químicas e físicas das matérias-primas e rações utilizadas na alimentação animal; · identificar o valor formativo dos alimentos, através de ensaios biológicos de digestibilidade; · realizar ensaios alimentares visando propor alternativas econômicas na alimentação animal; · formular e balancear rações para diferentes espécies de animais explorados zootecnicamente; · desenvolver atividades que visem à preservação ecológica do meio ambiente, através da defesa da fauna e do controle da exploração das espécies de animais silvestres; · orientar e estimular a higiene e profilaxia dos animais domésticos; · implantar, utilizar e manejar corretamente as principais pastagens naturais e cultivadas utilizadas na alimentação animal; · detectar e identificar problemas comportamentais dos animais explorados economicamente; · identificar e realizar a tipificação e classificação de carcaças e avaliar as características organolépticas da carne e dos fatores que alteram sua qualidade; · promover a adaptação de animais em climas diferentes ao de origem; · atuar na conservação e transformação de derivados de origem animal; · promover e aplicar medidas de fomento à produção animal. As habilitações desejadas na formação do Zootecnista incluem as cadeias agroindustriais de carne, leite, ovos, fibras animais e outros produtos de interesse zootécnico, produção e processamento de rações e alimentos para animais, a cadeia de criação animal para lazer e companhia, planejamento, consultoria e assistência agropecuária, gestão empresarial e marketing, gestão ambiental e sustentável do agronegócio, desenvolvimento e política agrícola; docência, pesquisa e extensão.



Zootecnica

Preço para verificar