Curso não disponível no momento
Utilizando a Tabela Dinâmica no Excel
Curso
Em Rio De Janeiro ()
Descrição
-
Tipologia
Curso
-
Nível
Intermediário
-
Horário de aulas
16h
-
Duração
2 Dias
O recurso Tabela Dinâmica é uma das ferramentas mais completas e sofisticadas do Excel. Na versão 2013 ele ganhou ainda mais ferramentas e opções. Através da Tabela Dinâmica podemos resumir, a partir de uma lista ou fonte de dados, milhares de registros e gerar de forma rápida e segura relatórios com informações sintetizadas e relevantes para a empresa.
Neste treinamento, o participante aprenderá a posicionar os campos no relatório de forma coerente conforme as informações que necessita. Irá aprender formatar de maneira rápida; exibir e ocultar detalhes; criar campos e itens calculados; inserir totalizações múltiplas; acrescentar linha de tempo e segmentação de dados conectados à diversos tabelas simultaneamente; agrupar as bases de datas automaticamente para gerar demonstrativos em períodos mensais ou anuais; converter e publicar o relatório final em uma página Web e muito mais.
A ter em conta
Profissionais de qualquer área que já utilizam o Excel e que necessitam conhecimento aprimorado da ferramenta Tabela Dinâmica para facilitar a extração, organização e conversão de grandes volumes de dados em relatório gerenciais sintetizados.
Opiniões
Matérias
- Dinâmica
- Ferramentas
- Base de Dados
- Excel
- Tabela Excel
- Segmentação de dados
- Relatórios Gerenciais
- Gráficos dinâmicos
- Powerpivot
- Excel avançado
Professores
Marcelo Venske
Professor do IDEMP
Microsoft Office Specialist Expert. Graduado em Economia pela Universidade Estadual do Paraná. PósGraduado em Engenharia Econômica pela Universidade Mackenzie-SP. Especializado em automatização de planilhas e sistemas em Excel-VBA e Access-VBA voltado a soluções administrativas e gerenciamento financeiro. Há 15 anos é professor especializado em Visual Basic, SQL e integração com VBA do Microsoft Office(Excel, Access, Word, Outlook e PowerPoint). Participou de diversas consultorias e conduziu mais de 300 treinamentos abertos e fechados para empresas de todo o país.
Programa
APRESENTAÇÃO
O recurso Tabela Dinâmica é uma das ferramentas mais completas e sofisticadas do Excel. Na versão 2013 ele ganhou ainda mais ferramentas e opções. Através da Tabela Dinâmica podemos resumir, a partir de uma lista ou fonte de dados, milhares de registros e gerar de forma rápida e segura relatórios com informações sintetizadas e relevantes para a empresa.
Neste treinamento, o participante aprenderá a posicionar os campos no relatório de forma coerente conforme as informações que necessita. Irá aprender formatar de maneira rápida; exibir e ocultar detalhes; criar campos e itens calculados; inserir totalizações múltiplas; acrescentar linha de tempo e segmentação de dados conectados à diversos tabelas simultaneamente; agrupar as bases de datas automaticamente para gerar demonstrativos em períodos mensais ou anuais; converter e publicar o relatório final em uma página Web e muito mais.
A QUEM SE DESTINA
Profissionais de qualquer área que já utilizam o Excel e que necessitam conhecimento aprimorado da ferramenta Tabela Dinâmica para facilitar a extração, organização e conversão de grandes volumes de dados em relatório gerenciais sintetizados.
RESULTADOS PARA OS PARTICIPANTES
- Resumir grandes bases de dados e obter informações em pequeno espaço de tempo.
- Criar relatórios gerenciais de forma rápida para tomada de decisões.
- Gerar relatórios de comparação de resultados por períodos.
- Obter diversas informações de cálculos no mesmo relatório.
- Criar e formatar gráficos dinâmicos.
- Converter o relatório do Excel em página da Web para facilitar a divulgação dos dados.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
• OS CUIDADOS COM A PREPARAÇÃO DA BASE DE DADOS
- Os pré-requisitos da base de dados para o uso da Tabela Dinâmica.
- Utilizar o recurso Tabela do Excel ao invés de lista de dados simples.
- Como melhor estruturar informações na lista.
- Os limites de campos e itens de uma Tabela Dinâmica.
• CRIANDO O RELATÓRIO COM TABELA DINÂMICA
- Escolhendo a base de dados e definindo o melhor layout.
- Adicionando os campos para os rótulos de linha, coluna, página e valores.
- Criando uma tabela com campos e subcampos.
- Filtrando os itens de um campo da tabela.
- Definindo dois ou mais campos de filtro.
- Os cuidados ao escolher o campo para a área de valores.
- Atualizando ou alterando a fonte de dados da tabela.
• AS OPÇÕES PARA APRESENTAÇÃO DE CÁLCULOS NA TABELA
- Criando campos e itens calculados para o relatório.
- Alterando ou adicionando novos resultados.
- Agrupando e somando itens do mesmo campo.
- Adicionando dois ou mais resultados, como por exemplo: soma, média e contagem e registros.
- Criando novos campos cálculos com fórmulas.
- Gerando comparativos percentuais automáticos entre colunas e linhas do relatório.
- Ativando ou desativando linhas e colunas de resultado.
• RECURSOS DE FORMATAÇÃO E DESIGN PARA O RELATÓRIO
- Criando a sua própria formatação para o relatório.
- Utilizando os estilos de formatação pré-existentes.
- Escolhendo entre os layouts: Compacto, Estrutura de Tópicos ou Tabela.
- Utilizando o recurso de replicação de itens do relatório.
• GERANDO GRÁFICOS DINÂMICOS
- Criando automaticamente um gráfico dinâmico a partir do relatório.
- As opções e formatações de gráfico dinâmico.
- Os cuidados e requisitos parar gerar o gráfico.
• RECURSOS IMPORTANTES QUE SERÃO APRESENTADOS
- Como agrupar datas em Meses, Trimestres e Anos.
- O uso do novo recurso de segmentação de dados.
- Ordenar de forma crescente ou decrescente campos do relatório.
- Converter o relatório gerado em Página Web, facilitando assim a divulgação das informações, e evitando que acessem a base de dados.
- Criando e vinculando o relatório a uma base de dados externa.
- Aplicando o recurso Análise de Dados sobre o relatório gerado.
• CONCEITOS DO NOVO RECURSO POWERPIVOT
- O que é o PowerPivot e quais as vantagens em relação a Tabela Dinâmica.
- Conhecendo o ambiente e opções do PowerPivot do Excel 2013.
• DICAS IMPORTANTES DA FERRAMENTA
- Substituindo as células vazias do relatório da Tabela Dinâmica.
- Corrigindo automaticamente valores de erros no relatório
- Evitando a perda da formação quando se atualiza a relatório.
- Mesclando os títulos e células da relatório.
- Quebrando o vínculo do relatório com a fonte de dados.
- Personalizar os nomes dos campos e colunas do relatório.
- Fazendo o realinhamento da ordem dos campos.
- Outras dicas e “truques” sobre a Tabela Dinâmica.
Utilizando a Tabela Dinâmica no Excel