TURISMO
Graduação
Em São Paulo
Descrição
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Tipologia
Graduação
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Local
São paulo
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Duração
4 Anos
A área de Turismo abrange diversos segmentos do mercado de trabalho, tais como agências ou operadoras de viagens, hotelaria, transporte e lazer. O bacharel é preparado para desempenhar atividades relacionadas à organização, ao planejamento e ao gerenciamento de Empresas de Turismo, observando os aspectos legais necessários à sua implantação e manutenção. O levantamento de áreas que sirvam para fin
Instalações
Localização
Início
Início
Opiniões
Programa
Período: Noturno
PROFISSÃO E MERCADO
O papel do profissional de Turismo fundamenta-se na compreensão das relações interpessoais e na capacidade de lidar com as particularidades sócio-culturais, levando em consideração uma postura moral e ética, principalmente em virtude da heterogeneidade da demanda turística, no que se refere à nacionalidade, idioma, desejos, necessidades, diferenças sociais e de idade.
Atitudes e procedimentos desejáveis ao profissional em Turismo:
· Flexibilidade para as constantes mudanças no mercado atuante e para os avanços tecnológicos;
· Conhecimento do competitivo e complexo quadro atual de mercado;
· competência, conhecimentos e atitudes necessárias para o desenvolvimento eficaz de atividades requeridas pela natureza do trabalho;
· Responsabilidade ético-moral, visando à qualidade dos serviços e ao atendimento dos clientes, internos e externos;
Áreas de Atuação
Meios de hospedagem; Empresas de alimentos e bebidas; Empresas Prestadoras de Serviços de Agenciamento; Empresas de Transporte Aéreo e de Superfície; Empresas de Eventos, Recreação e Lazer; Órgãos Públicos ligados direta ou indiretamente ao setor de Turismo; Organismos de representações diplomáticas; Empresas de Assessoria e Consultoria de Turismo; Magistério; Imprensa Especializada (Periódicos Acadêmicos, Editoras; Parques Nacionais e Áreas de conservação; ONGS (Organizações não governamentais); setores de difusão artística e cultural, e entidades ligadas ao setor.
Setor de Turismo
O cenário econômico nacional e internacional mostra uma forte relação entre o ambiente econômico e o crescimento do turismo no Brasil e no mundo. O crescimento do PIB (Produto Interno Bruto) potencializa o crescimento do turismo, em média, 4,4 % anual, no período de 1975 a 2000, enquanto que o crescimento econômico mundial, medido pelo PIB, foi de 3,5% ao ano, no mesmo período.
No contexto de um ambiente nacional e internacional favorável, resultado do esforço do Governo, dada a prioridade ao setor, os resultados evidenciam um crescimento acima da média mundial. A entrada de turistas estrangeiros no Brasil, em 2004 e 2005, cresceu na ordem de 12,5%, enquanto que o crescimento mundial foi da ordem de 5,5% ao ano. Por conta disso, o resultado na entrada de divisas registra excepcional desempenho da atividade turística no Brasil e que merece destaque. Em 2005, o Brasil alcançou uma receita cambial no setor de US$ 3,85 bilhões, superior em 19,83% em relação a 2004.
O turismo é uma atividade de importância fundamental para a geração de emprego de cerca de 6 a 8% do total de empregos no mundo. No Brasil, conforme dados da RAIS - Relação Anual de informações Sociais - do Ministério do Trabalho e Emprego, o mercado formal de trabalho em turismo no País passou de 1.499.497 pessoas empregadas em 2001, para 1913.936 pessoas empregadas em 2005, com um crescimento de 28% em 4 anos.
Informação adicional
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