FAP - Faculdade Paraíso RJ

      Turismo

      FAP - Faculdade Paraíso RJ
      Em São Gonçalo

      Preço para verificar
      Ou prefere ligar para o centro agora?
      (55) ... Ver mais

      Informação importante

      Tipologia Graduação
      Local São gonçalo
      Duração 7 Semestres
      • Graduação
      • São gonçalo
      • Duração:
        7 Semestres
      Descrição

      O curso de Turismo da FAP oferece aos seus alunos uma formação completa na área, possibilitando aos mesmos atuarem como gestores empreendedores neste mercado cada vez mais amplo.
      Dirigido a: O turismólogo planeja, organiza e administra estabelecimentos e serviços turísticos. Atua em diversos setores, do planejamento logístico à consultoria para viagens e o gerenciamento de equipes em hotéis, pousadas e resorts.

      Instalações (1)
      Instalações e datas
      Início Localização
      Consultar
      São Gonçalo
      Rua Visconde de Itaúna, 2671 - Paraíso, 24431-005, Rio de Janeiro, Brasil
      Ver mapa
      Início Consultar
      Localização
      São Gonçalo
      Rua Visconde de Itaúna, 2671 - Paraíso, 24431-005, Rio de Janeiro, Brasil
      Ver mapa

      Perguntas & Respostas

      Levante suas perguntas e outros usuários poderão responder-te

      Programa

      INTRODUÇÃO
      Um dos pontos fortes num curso de Turismo são as atividades práticas. As melhores faculdades, em geral, têm oficinas que os alunos pratiquem o que fazem numa agência de turismo, em eventos, planejamento turístico, hospedagem e ecoturismo. Não adianta dar uma formação de três a quatro anos apenas teórica; é preciso ambientar os alunos nas áreas de atuação e colocá-los em contato com o mercado de trabalho.

      O curso deve oferecer uma oficina de eventos, onde o estudante aprende a planejar e organizar um congresso ou uma feira, levando em conta a viabilidade econômica, o patrocínio e a contratação de serviços terceirizados. Nem todos os projetos precisam ser realizados, mas é importante se a faculadade mantém ligação com o mercado que possibilita efetivação de alguns deles.

      No laboratório de planejamento turístico, por exemplo, os alunos podem desenvolver projetos e apresentar propostas para prefeituras. Por meio de softwares, eles avaliam quais os problemas reais no desenvolvimento de certas cidades e o que tem a fazer para resolvê-los.

      As melhores faculdades tentam equilibrar o corpo docente para que seja formado por pesquisadores e por profissionais com atuação no mercado, que trazem para a sala de aula a sua experiência prática - isso é importante num setor dinâmico e cheio de novidades, como o de turismo.

      É preciso que a faculdade tenha um projeto pedagógico consistente, que forme tanto empreendedores e gestores de negócios quanto planejadores de turismo para os municípios e estados. Os primeiros vão trabalhar em hotelaria, eventos, restaurantes, agências e no entretenimento de maneira geral. Já o planejador tem como objetivo desenvolver o turismo de forma sustentável, ou seja, preservando áreas verdes, belezas naturais e monumentos. Uma boa grade curricular é capaz de balancear as disciplinas de forma a oferecer um curso completo em todas as áreas, enfatizando tanto atividades teóricas quanto práticas.

      Onde Atua o Turismólogo?
      O turismólogo planeja, organiza e administra estabelecimentos e serviços turísticos. Atua em diversos setores, do planejamento logístico à consultoria para viagens e o gerenciamento de equipes em hotéis, pousadas e resorts. Analisa o potencial turístico de um empreendimento, de uma cidade ou de uma região e estabelece os recursos necessários para seu aproveitamento como infra-estrutura, lazer, alimentação e transportes. Como especialista em Turismo, cria pacotes turísticos, faz a locação em hotéis, restaurantes e serviços de transporte, bem como a negociação das tarifas. Atua também na gerência de serviços prestados por empresas de eventos, de transporte aéreo, marítimo, ferroviário ou rodoviário, redes hoteleiras, de alimentação, operadoras e agências de turismo. O especialista em hotelaria administra a rotina de hospedagem e o setor de alimentos e bebidas desses estabelecimentos ou de restaurantes e bares. Cabe a esse profissional gerenciar as equipes de recepção e reserva, de limpeza, arrumação e manutenção dos ambientes. Esse tecnólogo também pode assumir funções de gerência geral e de marketing de um estabelecimento, ou ainda, trabalhar na organização de eventos e atividades de lazer.

      O Curso de Turismo da Faculdade Paraíso
      O curso de Turismo da FAP oferece aos seus alunos uma formação completa na área, possibilitando aos mesmos atuarem como gestores empreendedores neste mercado cada vez mais amplo.

      As atividades práticas desenvolvidas no Estágio Supervisionado e no Laboratório de Turismo possibilitam que os alunos tenham uma vivência prática das atividades da área e dessa forma sejam melhores preparados para o mercado de trabalho.

      Na grade curricular, as disciplinas teóricas como Teoria Geral do Turismo, Patrimônio Cultural, Marketing Turístico, História da Arte e Geografia Geral são acompanhadas de disciplinas práticas como Organização de Eventos, Laser e Entretenimento, Hospedagem e Oficina de Alimentos e Bebidas, preparando o estudante para atuar em qualquer segmento turístico.

      Para concluir o curso, além das disciplinas da grade curricular, o estudante deve cumprir as horas determinadas de Estágio Supervisionado, elaborar e defender uma monografia de conclusão de curso.

      Duração:
      7 semestres

      Turno:
      Noturno (19h às 22h)


      Compare para escolher melhor:
      Ver mais