UNIVAG - Centro Universitário de Várzea Grande

      Turismo

      UNIVAG - Centro Universitário de Várzea Grande
      Em Varzea Grande

      R$656
      Ou prefere ligar para o centro agora?
      (55) ... Ver mais

      Informação importante

      Tipologia Graduação
      Local Varzea grande
      Duração 4 Anos
      • Graduação
      • Varzea grande
      • Duração:
        4 Anos
      Descrição

      Instalações (1)
      Instalações e datas
      Início Localização
      Consultar
      Varzea Grande
      Av. Dom Orlando Chaves, N.º 2.655 - Bairro Cristo Rei Várzea Grande - Mato Grosso - Brasil - Cep 78118-900, 78118-900, Mato Grosso, Brasil
      Ver mapa
      Início Consultar
      Localização
      Varzea Grande
      Av. Dom Orlando Chaves, N.º 2.655 - Bairro Cristo Rei Várzea Grande - Mato Grosso - Brasil - Cep 78118-900, 78118-900, Mato Grosso, Brasil
      Ver mapa

      Perguntas & Respostas

      Levante suas perguntas e outros usuários poderão responder-te

      Programa

      Missão

      Desenvolver habilidades e competências que propiciem a formação de profissional ético, crítico e investigativo, capaz de atuar na área do Turismo, da hospitalidade, lazer e eventos com visão empreendedora, numa conotação de responsabilidade social e de desenvolvimento sustentável.



      Perfil do Formando

      O perfil central do egresso do Curso deve-se alicerçar nas habilidades de planejar, organizar, implantar e gerir programas de desenvolvimento turístico visando a satisfação e o bem-estar do turista e da comunidade receptora; para isso o profissional deve possuir, além de conhecimentos gerais, aqueles específicos das áreas de agenciamento, operacionalização e gerenciamento de organizações de turismo, meios de hospedagem, eventos e lazer, sabendo coordenar e orientar tecnicamente empreendimentos ligados à área.
      Diante disso entende-se que a atuação do Turismólogo deve possibilitar:
      · Habilidades empreendedora, criativa, crítica, e de liderança capaz de avaliar oportunidades e propor alternativas de atuação, atuando nos diferentes níveis das organizações como agente de mudanças, com visão ampla, antecipando-se às transformações e tendências do mundo globalizado;
      · Atuação com competência em mercados competitivos estabelecendo ações eficazes para a vida social, econômica, e ambiental;
      · Atuação ética, com visão humanística, holística, consciente da responsabilidade para com a comunidade;
      · Domínio dos métodos das Ciências nas áreas das Ciências Sociais, Humanas, Políticas e Econômicas que lhe permita transitar tanto na área do Turismo quanto nas áreas citadas num domínio do instrumental técnico-científico para desenvolvimento do Turismo e da sociedade;
      · Consciência e compromisso com o desenvolvimento sustentável (ambiental, econômico, sócio-cultural);
      · Domínio de conhecimentos nas áreas dos bens culturais, históricos e do Inventário do Patrimônio para compreender e gerir programas, atividades e projetos relacionados;
      · Competência para adequar à realidade regional ações e estratégias que promovam o desenvolvimento sustentável e racional da Amazônia, do Cerrado e Pantanal mato-grossense e sua inserção na América Latina, contribuindo para o desenvolvimento auto-sustentável dos ecossistemas do Estado, com vistas à melhoria das condições sócio-ambientais;
      · Competência expressiva e de habilidades inter-pessoais como a empatia, o trabalho em equipe e procedimentos de relações públicas que lhe facilitem a atuação profissional;
      · Domínio da expressão oral e escrita, de leitura, interpretação e produção de artigos técnicos, e produções científicas;
      · Compreensão da necessidade de seu contínuo aperfeiçoamento profissional e do desenvolvimento de suas habilidades técnicas e gestora sobre as atividades turísticas assumindo postura investigativa frente ao saber;


      [Topo]

      Diferencial

      Pensando-se na integração entre ensino-práticas investigativas-extensão, a matriz curricular tem como foco o desenvolvimento de habilidades e competências afinadas com os princípios ligados à realidade social e regional, ao desenvolvimento humano e autonomia pessoal, ao desenvolvimento cognitivo relacionado ao raciocínio crítico e criativo e ao processo de construção do conhecimento baseado na integração teoria-prática, desenvolvendo-se condutas e atitudes técnicas e éticas para com o humano, social e o ambiental.
      O Ensino no Curso de Turismo é o principal eixo de atuação; um processo de Ensinagem pensado rumo a atuação profissional empreendedora dos acadêmicos. Os referenciais norteadores da prática de ensino se fundamentam em teorias pedagógicas entre as quais: a Teoria Humanista e Sócio-crítica e ainda os Quatro Pilares da Educação. Busca-se recuperar aí o sentido da globalidade na Educação superior; como seu princípio fundamental o desenvolvimento do ser humano em sua integralidade (ser social, cognitivo, emocional, com conhecimentos, habilidades e atitudes éticas para auto-realização, atuação profissional e boa convivência social).
      As Práticas investigativas são pensadas na construção do saber que passa necessariamente pelo ato de apreender, que é elaboração mental reflexiva, dialética pelo qual se reconstrói um objeto ou tema de estudo pela concepção de noções e princípios e, independentemente do modelo visto em sala, associando idéias, deduzindo conseqüências inéditas.Neste sentido, a Prática investigativa torna-se um instrumento de excelência para o processo de construção do conhecimento e permite ao aluno apropriar-se do método científico, da atitude investigativa (observar, refletir, deduzir, antecipar-se a problemas, superar dificuldades, etc.).
      O Curso de Turismo propõe ao aluno atividades relacionadas à Projetos Interdisciplinares ao longo dos núcleos e, a atuação de seu corpo docente, visa o despertamento do interesse pela prática investigativa e pela realidade do mercado de trabalho (regional e nacional).
      Pensando-se na Extensão, o envolvimento da comunidade é fator preponderante no processo de ensino e pesquisa, já que o saber só ganha sentido quando de sua aplicabilidade. Nesta aplicação do conhecimento, as atividades de extensão tomam caráter singular, dinamizador do saber. Os conhecimentos são permanentemente reavaliados em face à realidade concreta numa articulação entre conhecimentos teóricos e a realidade prática.
      Cursos de Extensão no formato de Seminários, Fóruns, Palestras, Workshops são pensados no interior do Curso voltados para comunidade interna e externa, sem perder de vista o caráter de responsabilidade social. Neste sentido, propostos cursos direcionados ao Patrimônio Artístico-Cultural dando visibilidade ao potencial cultural da região, cursos direcionados ainda à Organização de Eventos, Criação de rotas turísticas, à Programas de Recreação e Marketing, na busca de troca de experiências entre a academia e a sociedade rumo ao atendimento às demandas de um Turismo sustentável e busca de reflexões e estratégias para os diversos setores.



      Estrutura Curricular
      Linhas de Formação em Hotelaria e em Gestão de Lazer e Eventos
      I º NÚCLEO
      Eixo Temático: Autonomia Acadêmica e Organização Econômica, Social, Política e Cultural
      Disciplinas
      Carga horária

      Produção de Leitura e de Texto
      60

      Teoria Geral do Turismo
      60

      Introdução à Administração
      60

      Historia da Arte
      60

      Investigação Científica
      60

      Economia
      60

      Contabilidade Aplicada
      60

      Filosofia
      60

      Organização de Espaços em Feiras
      60

      Psicologia
      60

      Introdução ao Direito
      60

      Desenvolvimento Humano - Auto-Gestão
      60

      Estatística
      60

      Tópicos Avançados de Turismo - Conceitos e Técnicas
      30

      Língua Espanhola
      30

      Sociologia
      60

      Total
      900


      II ºNÚCLEO
      Eixo Temático: Formação para o Trabalho e Aspectos da Organização Social
      Disciplinas
      Carga horária

      Turismo Ecológico
      60

      Legislação Turística e Ambiental
      60

      Introdução à Hotelaria
      60

      Hotelaria - Hospedagem e Governança
      60

      Ética e Responsabilidade Social
      60

      Patrimônio Cultural e Regional
      30

      Elaboração Comercial de Roteiros
      30

      Tópicos Avançados de Turismo - Formação para o Trabalho
      30

      Língua Inglesa
      30

      Estrutura Logística de Transporte
      60

      Planejamento, Organização e Gestão de Turismo
      30

      Gestão Empresarial e Empreendedorismo
      30

      Projeto Supervisionado - Inserção no Mercado de Trabalho
      60

      Animação Sócio-cultural
      30

      Recreação e Condução de Grupo
      30

      Metodologia de Pesquisa
      60

      Marketing Turístico
      60

      Consultoria de Procedimentos
      30

      Noções de Alimentos e Bebidas para Bares e Restaurantes
      30

      Projeto Supervisionado - Adequação ao Mercado de Trabalho
      60

      Total
      900


      III º NÚCLEO
      Eixo Temático: Gestão de Negócios e Produção Acadêmica em Turismo
      Disciplinas
      Carga horária

      Elaboração de Proposta de Projeto Turístico
      60

      Relações Internacionais
      60

      Gestão de Desenvolvimento Humano
      60

      Técnicas de Recreação e Lazer
      30

      Esporte de Aventura
      30

      Projeto Supervisionado - Participação em Empresas
      60

      Projeto Supervisionado - Integração Tecnológica
      60

      Organização de Eventos
      60

      Gerência e Manutenção Hoteleira
      60

      Elaboração de Projetos Turísticos
      60

      Projeto Supervisionado - Aplicação Prática
      60

      Total
      600


      Resumo dos Componentes Curriculares
      Carga Horária

      Conteúdos Científicos
      2.100

      Estágio Supervisionado
      300

      Atividades Complementares
      230

      Atividades não presenciais
      230

      Carga Horária Total do Curso
      2860 h



      Compare para escolher melhor:
      Ver mais