Graduação

Em Combate

R$ 12.792

Descrição

  • Tipologia

    Graduação

  • Local

    Combate

  • Duração

    8 Semestres

Inspirado na mensagem de Jesus Cristo e fiel à Igreja, o curso se dedica à formação sacerdotal e ao ensino das ciências católico-filosófico-teológicas a leigos que desejarem se aprofundar na investigação infinita da Verdade Suprema e, em particular, aos aspirantes ao sacerdócio e ao ensinamento da filosofia e teologia católica. Dirigido a: O aumento da pressão para prestar contas ao público e a profissão, tem resultado aponta na necessidade de acompanhamento de ex-alunos, visando obter um feedbeck para avaliação e melhoria da qualidade do cursos.

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Combate (Ceará)
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Programa

Informações
Duração: 08 Semestres

Turno: Manhã

Campus: Campus I

Portaria: 25/04/2002

Mensalidade: R$ 266,50

Coordenador(a): Pe. Acúrcio de Oliveira Barros

Contextualização
O curso se propõe-se a formar teólogos a fim de atuarem na área de Ensino Superior para a preparação de futuros presbíteros e demais agentes de pastoral, objetivando assumirem os ministérios eclesiais em seus diversos níveis, bem como aprofundar estudos nas ciências católico-filosófico-teológicas.

Os alunos devem ser capazes de elaborar trabalhos de investigação sobre o indivíduo, o outro, as reações advindas das relações entre os seres e o impacto da presença absoluta e permanente de Deus sobre as causas e as consequências da vida humana. Seu ensino se identifica, ainda, como uma fonte de reflexão e de contemplação, que visa, sobretudo, a promover o empenho apostólico dos estudantes, para se tornarem eles próprios evangelizadores do mundo da cultura, fundamentados na doutrina da "Exortação Apostólica Pós-Sinodal - Ecclesia in America-1999′, do Papa João Paulo II.

O teólogo terá seu perfil delineado por competências e habilidades que viabilizem o pleno cumprimento da sua responsabilidade profissional, dentro de uma postura ético-cristã e sempre voltado para o conhecimento do mistério da salvação, cada vez mais cônscio do dom recebido da fé.

Formas de Avaliação
A avaliação do Curso é aferida dentro dos critérios do Regimento Interno da Instituição conforme os parágrafos abaixo relacionados:

Art. 92. A avaliação da aprendizagem é feita por disciplina, abrangendo sempre os aspectos de assiduidade e eficiência, ambos eliminatórios.

§ 1º. Entende-se por assiduidade a freqüência às aulas teóricas, aos trabalhos acadêmicos, aos exercícios de aplicação e atividades práticas correspondentes a cada disciplina, ficando automaticamente reprovado aquele que deixar de comparecer a mais de 25% dessas atividades, vedado qualquer abono de faltas.

§ 2º. Entende-se por eficiência o grau de aplicação do aluno aos estudos, traduzida através de resultados de avaliações.

Art. 93. A avaliação da aprendizagem em qualquer disciplina é realizada através de trabalho individual, obrigatório, podendo ser acrescida com trabalho de grupo ou outras atividades.

Art. 94. A verificação do rendimento acadêmico nos Cursos de Graduação far-se-á mediante normas específicas baixadas pela Coordenadoria de Ensino de Graduação, ouvidos os respectivos Colegiados e Departamentos.

§1º. São considerados trabalhos acadêmicos: I - relatórios;
II - elaboração e/ou execução de projetos;
III - trabalhos práticos;
IV - argüições escritas e orais;
V - exercícios;
VI - realização de seminários;
VII - pesquisas;
VIII - outros.

§2º. A avaliação da aprendizagem será registrada através de pontos computados cumulativamente, em cada disciplina, expressos numa escala de 0 (zero) a 10 (dez), em números inteiros.

§ 3º. Os alunos que tenham extraordinário aproveitamento nos estudos, demonstrado por meio de provas e outros instrumentos de avaliação específicos, aplicados por banca examinadora especial, poderão ter abreviada a duração dos seus cursos, de acordo com as normas dos sistemas de ensino.

§ 4º. Estará automaticamente aprovado numa disciplina, o aluno que obtiver a freqüência mínima exigida e um total de pontos igual ou superior a 7 (sete) nos trabalhos escolares.

§ 5º. Estará automaticamente reprovado numa disciplina o aluno que não obtiver a freqüência mínima exigida e/ou obtiver um total de pontos menor que 35 (trinta e cinco) nos trabalhos escolares.

§ 6º Os cursos oferecidos pela Faculdade Católica Rainha do Sertão são na modalidade presencial, exigindo, portanto, a freqüência obrigatória do corpo discente.

Art. 95. É obrigatória a divulgação dos resultados das avaliações.

Art. 96. A Coordenadoria de Ensino de Graduação procederá com as anotações que se fizerem necessárias à vida escolar do aluno, evitando dúvidas quanto a diferentes critérios de avaliação ocorridos durante o seu curso, estabelecendo as devidas correlações.

Mercado de TrabalhoObjetivo
Inspirado na mensagem de Jesus Cristo e fiel à Igreja, o curso se dedica à formação sacerdotal e ao ensino das ciências católico-filosófico-teológicas a leigos que desejarem se aprofundar na investigação infinita da Verdade Suprema e, em particular, aos aspirantes ao sacerdócio e ao ensinamento da filosofia e teologia católica.

A formação teológica perpassa por todo um processo de crescimento humano e espiritual de seus estudantes, processo este que necessita de uma permanente busca do conhecimento dos poderes e mistérios de Deus, do desenvolvimento dos hábitos de auto-conhecimento, de conhecimento do ser humano, de comunicação e de convivência interpessoal, que se constitui, pois, em aspectos que atingem o indivíduo na sua espiritualidade, a personalidade e em aspectos sociais, pilares das relações humanas.

Com vistas a garantir a formação teológica acima pretendida, nossa Instituição compromete-se a:

·Contribuir eficazmente para o incremento da fé e da vida cristã e o diálogo com diferentes correntes teológicas;
·Proporcionar a formação teórica e prática nas diversas áreas do saber de teologia, educação cristã e das ciências humanas que dão apoio aos estudos teológicos;
·Prover meios para que os vocacionados aprofundem seus conhecimentos da Ciência de Deus e alcancem sua vocação através da consagração sacerdotal;
·Preparar agentes de pastoral para um melhor desempenho de suas atividades evangelizadoras;
·Difundir a ciência de cristã para auxiliar o ser humano a desenvolver sua consciência divina, reconhecendo-se como filho de Deus e sentindo-se responsável pela construção de um mundo mais justo e fraterno;
·Articular a reflexão teológica com o processo histórico de libertação do mal, tendo como pressupostos o mistério da fé, a realidade contextualizada e o lugar e papel do homem - filho de Deus, na sociedade;
·Utilizar metodologias responsivas de desenvolvimento curricular, de modo a estimular no aluno atividades comprometidas de gerenciamento dos processos de aperfeiçoamento de sua própria formação.
·Estimular uma convivência fraterna e solidária entre a comunidade acadêmica, onde vigorem o respeito recíproco e o diálogo construtivo, com ideais compartilhados e tarefas planejadas, na responsabilidade e liberdade, tendo sempre em vista o alcance dos demais objetivos institucionais, principalmente aqueles diretamente ligados à formação humana.

Perfil de Egresso
O aumento da pressão para prestar contas ao público e a profissão, tem resultado aponta na necessidade de acompanhamento de ex-alunos, visando obter um feedbeck para avaliação e melhoria da qualidade do cursos.

A Faculdade Católica Rainha do Sertão implantará um Programa de Acompanhamento de Egressos, através da formação de uma associação de ex-alunos, da organização de reuniões e manutenção de um banco de dados, que terá início ainda com a presença dos concluintes no Curso de Bacharelado em Teologia permanecerá após os graduados terem concluído o Curso. Como forma de obter informações acerca das percepções dos futuros bacharéis sobre a sua formação e, em tempo hábil provocar impacto sobre o planejamento das ações do Curso.

O Programa investigará a respeito dos seguintes pontos:

·tipo e nível de emprego e renda;
·satisfação no emprego;
·utilização das habilidades obtidas durante o Curso;
·freqüência com que os conteúdos acadêmicos são utilizados em suas carreiras;
·interesse por estudos de educação continuada (cursos não formal e de pós-graduação lato sensu e stricto sensu);
·preocupação com o bem estar da humanidade;
·participação em organizações sociais e políticas.
O Curso de Teologia possui carga horária total de 3.000h.

Teologia

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