Técnico em Direção Cinematográfica Filmworks

Curso técnico

Em Santa Cecília

R$ 8.100

Descrição

  • Tipologia

    Curso técnico

  • Local

    Santa cecília

É o único curso técnico de cinema no Brasil com produção intensa e constante, em que os alunos produzem filmes com tecnologia digital e em película. O método é estruturado em ciclos de produção, com teoria aplicada e ênfase na prática. Ao longo dos quatro módulos do curso, os alunos estudam e experimentam todas as etapas de produção de filmes: roteiro, produção, direção, fotografia, direção de art. Dirigido a: O curso é destinado a pessoas interessadas em aprender a prática do cinema, e que buscam capacitação profissional para atuar no mercado cinematográfico.

Instalações

Localização

Início

Santa Cecília (São Paulo)
Ver mapa
R. Dr. Gabriel Dos Santos, 142 - Santa Cecília São Paulo, 01231-010, 01231-010

Início

Consultar

Perguntas & Respostas

Adicione sua pergunta

Nossos conselheiros e outros usuários poderão responder a você

Quem você quer que lhe responda?

Digite seus dados para receber uma resposta

Publicaremos apenas seu nome e pergunta

Opiniões

Programa

Curso Técnico em Direção Cinematográfica

Habilitação de Técnico em Direção Cinematográfica e DRT*

Escola e Curso Reconhecidos pela Secretaria de Educação do Estado de São Paulo

É o único curso técnico de cinema no Brasil com produção intensa e constante, em que os alunos produzem filmes com tecnologia digital e em película. O método é estruturado em ciclos de produção, com teoria aplicada e ênfase na prática. Ao longo dos quatro módulos do curso, os alunos estudam e experimentam todas as etapas de produção de filmes: roteiro, produção, direção, fotografia, direção de arte, edição, mixagem, e cada aluno participa da realização de no mínimo 10 filmes. As aulas são ministradas por professores experientes e cineastas atuantes no mercado nacional e internacional.

O curso é destinado a pessoas interessadas em aprender a prática do cinema, e que buscam capacitação profissional para atuar no mercado cinematográfico.

*Ao concluir o curso, o aluno recebe o diploma de Técnico em Direção Cinematográfica, válido em todo o Brasil, com o qual poderá requerer o registro profissional na Delegacia Regional do Trabalho (D.R.T.).



Primeiro Ano
Módulos I e II

Tem como objetivo formar Técnicos em Direção Cinematográfica que sejam também autores cinematográficos. Inicia-se com uma investigação da identidade artística do aluno por meio de temas e conceitos que são explorados de maneira subjetiva. No primeiro módulo os projetos são coletivos, incentivando tanto a comunicação quanto a expressão individual. Já no segundo módulo, em cada projeto, os alunos organizam-se em equipes e são responsáveis por funções específicas, como em um set profissional. Assim, passam a ter uma visão ampla de todo o processo cinematográfico. Cada aluno participa na realização de sete projetos, trabalhando com tecnologia digital e fotoquímica, com temáticas variadas. Cada projeto finalizado é avaliado por uma banca, composta por professores da AIC e profissionais da área convidados pela academia.

Conteúdo Programático

- Roteiro
- Direção
- Assistência de Direção
- Produção
- Crítica e Comunicação
- Cinematografia (digital e fotoquímica)
- Direção de Arte
- Edição
- Som Direto
- Desenho de Som
- Atividade de Enriquecimento

Segundo Ano
Módulos III e IV

O objetivo fundamental é formar profissionais de cinema com autonomia para realizar seus próprios filmes, com amplo domínio e conhecimento da linguagem e das principais estéticas cinematográficas, aptos a conduzir suas equipes com maestria e desenvoltura, capazes de dirigir bem seus atores e de imprimir em seus filmes seus próprios pontos de vista.

Cada aluno participa de 5 projetos no segundo ano, organizados da seguinte forma: cada um dirige 2 filmes, uma comédia e um drama, e participa, em outras funções, de no mínimo 2 outros filmes dos colegas. Ainda existe um projeto final de temática livre onde o aluno deve dirigir, ou chefiar algum departamento (fotografia, direção de arte, produção, som ou edição). Cada projeto finalizado é avaliado por uma banca, composta por professores da AIC e profissionais da área convidados pela academia.

Conteúdo Programático

- Direção
- Direção de Atores
- Produção
- Cinematografia (digital e fotoquímica)
- Direção de Arte
- Edição
- Linguagem Sonora
- Comunicação Audiovisual
- Atividade de Enriquecimento

Filmworks Film Festival
A cada ano, os filmes produzidos pelos alunos participam do Filmworks Film Festival, festival em que são premiados os melhores trabalhos.

Portfólio Profissional
Ao final do curso, cada aluno recebe o seu portfólio em DVD, pronto para apresentar-se no mercado profissional.

Turmas
Turmas com início em Fevereiro e Agosto

Próximas turmas: 7 de fevereiro de 2011

De segunda à sexta-feira, das 9h às 12h ou das 19h30 às 22h30


Pré-Requisitos
*idade mínima 18 anos completos;

*ter concluído o Ensino Médio ou estar cursando o último ano do Ensino Médio;

*ter sido aprovado na seleção realizada por meio de entrevista caso o número de alunos inscritos for superior ao número de vagas oferecidas.

Observações
1. A AIC emite certificado de conclusão e fornece portfólio dos filmes produzidos até 60 dias após a realização do curso.

2. A vaga somente será reservada mediante pagamento. No caso de desistência, a AIC reserva-se o direto de não devolver a taxa de reserva de vaga.

3. Realização do curso está sujeita a um número mínimo de inscrições.

4. Programação sujeita a alterações.

Para solicitar o aproveitamento de disciplinas equivalentes, já cursadas em outros cursos técnicos de nível médio, é necessário o envio de portfólio junto do histórico escolar, para agendamento de uma entrevista de avaliação com o coordenador do curso.

Técnico em Direção Cinematográfica Filmworks

R$ 8.100