Tarifa de distribuição: teoria e prática

Curso

Em Itajubá

Preço para verificar

Descrição

  • Tipologia

    Curso

  • Local

    Itajubá

  • Horário de aulas

    36h

Fornecer os conceitos básicos sobre a formação das tarifas associadas à indústria de energia elétrica. Apresentar o processo de cálculo das tarifas utilizado pelas Distribuidoras de Energia Elétrica através de exemplos. Avaliar o melhor menu tarifário para os grandes e pequenos consumidores. Destina-se a profissionais das distribuidoras envolvidos com tarifas; profissionais pertencentes a gran...

Instalações

Localização

Início

Itajubá (Minas Gerais)
Ver mapa
Rua Cel Renno, 7, 37500-050

Início

Consultar

Perguntas & Respostas

Adicione sua pergunta

Nossos conselheiros e outros usuários poderão responder a você

Quem você quer que lhe responda?

Digite seus dados para receber uma resposta

Publicaremos apenas seu nome e pergunta

Opiniões

Programa

Descrição:


Fornecer os conceitos básicos sobre a formação das tarifas associadas à indústria de energia elétrica. Apresentar o processo de cálculo das tarifas utilizado pelas Distribuidoras de Energia Elétrica através de exemplos. Avaliar o melhor menu tarifário para os grandes e pequenos consumidores. Destina-se a profissionais das distribuidoras envolvidos com tarifas; profissionais pertencentes a grandes e médios consumidores de energia elétrica; etc.



Conteúdo:




Conceitos básicos de micro-economia e custos marginais. Conceitos de Regulação Econômica: custo do serviço, 'price-cap', 'yardstick regulation', etc. Marco regulatório brasileiro e seu impacto nas tarifas. Tarifa de Uso do Sistema de Transmissão (TUST): conceitos, tipos, nível e estrutura, efeito das licitações, efeito do planejamento da transmissão, programa nodal. Tarifa de Uso do Sistema de Distribuição (TUSD): conceitos; tipos; nível e estrutura; curvas de carga; agrupamento de consumidores; efeito das revisões e reajustes tarifários. Tarifa de Fornecimento e de Suprimento: conceitos; diferenças em relação a TUST e TUSD; parcela A e parcela B; efeito do 'pool'; simulação. Oportunidades de migração entre consumidores livres e cativos.

Tarifa de distribuição: teoria e prática

Preço para verificar